O apagão de Bas Dost

- Advertisement -

Bas Dost parece estar a passar por um mau momento de forma. Desde que iniciou o novo ano de 2019, o avançado não tinha apontado qualquer golo pelo Sporting CP. Contudo, na final da Taça da Liga, o holandês conseguiu finalmente acabar com o jejum de golos após a cobrança de um penalti que originou o 1-1 frente ao FC Porto, possibilitando assim a conquista da Taça da Liga. No entanto, a sua performance em campo tem sido algo apagada. O que se passa com o artilheiro leonino?

Após uma sucessão de vários jogos em que Bas Dost vinha apontando golos, parece que algo aconteceu para que a sua consistência tenha sido abalada. Em 2019, o internacional holandês ainda não demonstrou os altos níveis de qualidade que tem vindo a apresentar desde que chegou a Alvalade. Os motivos podem ser vários, tais como: a sua dificuldade em jogar neste novo modelo do Sporting CP, falta de confiança, o desgaste após uma sequência de jogos de 3 em 3 dias, ou ainda a contratação de Luiz Phellype (apesar de não achar que a luta pela posição lhe faça mal).

É preciso analisar também que o Sporting CP tem baixado a sua qualidade de jogo. Desde que Keizer chegou a equipa apresentou um futebol ofensivo avassalador, atualmente tem sentido mais dificuldades em impor o seu jogo, e como todos sabemos, Bas Dost precisa de ser servido para conseguir fazer a diferença. O facto de o vermos muitas vezes longe da área faz com que as suas debilidades técnicas venham ao de cima. O holandês, quando não está em zonas de finalização, demonstra alguma dificuldade com bola, pois não tem qualidade técnica para tirar o adversário direto da frente. Para além disso, demonstra por vezes incapacidade em segurar bola, preferindo jogar a um ou dois toques, em algumas ocasiões sem se justificar.

O golo contra o FC Porto pode devolver a confiança a Bas Dost
Fonte: Sporting CP

Contudo, sabemos que o futebol é momento e o holandês pode despertar de novo a sua enorme veia goleadora. Apesar de não ter feito um bom jogo na final contra o FC Porto, a verdade é que não vacilou na execução do penalti, assim como no desempate no fim dos 90 minutos. Para além disso, a confiança que o plantel ganhou com a conquista do troféu pode levar a que a qualidade de jogo volte de novo aos elevados níveis que já foram apresentados anteriormente, e Bas Dost poderá beneficiar com isso.

Concluindo, o holandês não tem, de facto, apresentado boas exibições nos últimos jogos, não marcando golos nem conseguindo prestações de qualidade para a equipa, daí eu considerar que tenha havido um ligeiro apagão do holandês. Apesar disso, o golo de sábado pode dar ao jogador a moral que precisa para voltar a ser avassalador, até porque já sabemos uma coisa: à frente da baliza, Bas Dost não falha.

Foto de Capa: Sporting CP

Bernardo Leitão Oliveira
Bernardo Leitão Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Estuda História mas sempre teve gosto pela escrita, e quando se fala de Sporting, junta o útil ao agradável. Ambiciona ser treinador, mas a vida de estudante ainda não permitiu essa experiência. Sempre que pode assiste a futebol, mas se há jogos que não falha são do Sporting. Não mistura o amor clubístico com a racionalidade, e também coloca o dedo na ferida se necessário.                                                                                                                                                 O Bernardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.