📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O apagão de Bas Dost

- Advertisement -

Bas Dost parece estar a passar por um mau momento de forma. Desde que iniciou o novo ano de 2019, o avançado não tinha apontado qualquer golo pelo Sporting CP. Contudo, na final da Taça da Liga, o holandês conseguiu finalmente acabar com o jejum de golos após a cobrança de um penalti que originou o 1-1 frente ao FC Porto, possibilitando assim a conquista da Taça da Liga. No entanto, a sua performance em campo tem sido algo apagada. O que se passa com o artilheiro leonino?

Após uma sucessão de vários jogos em que Bas Dost vinha apontando golos, parece que algo aconteceu para que a sua consistência tenha sido abalada. Em 2019, o internacional holandês ainda não demonstrou os altos níveis de qualidade que tem vindo a apresentar desde que chegou a Alvalade. Os motivos podem ser vários, tais como: a sua dificuldade em jogar neste novo modelo do Sporting CP, falta de confiança, o desgaste após uma sequência de jogos de 3 em 3 dias, ou ainda a contratação de Luiz Phellype (apesar de não achar que a luta pela posição lhe faça mal).

É preciso analisar também que o Sporting CP tem baixado a sua qualidade de jogo. Desde que Keizer chegou a equipa apresentou um futebol ofensivo avassalador, atualmente tem sentido mais dificuldades em impor o seu jogo, e como todos sabemos, Bas Dost precisa de ser servido para conseguir fazer a diferença. O facto de o vermos muitas vezes longe da área faz com que as suas debilidades técnicas venham ao de cima. O holandês, quando não está em zonas de finalização, demonstra alguma dificuldade com bola, pois não tem qualidade técnica para tirar o adversário direto da frente. Para além disso, demonstra por vezes incapacidade em segurar bola, preferindo jogar a um ou dois toques, em algumas ocasiões sem se justificar.

O golo contra o FC Porto pode devolver a confiança a Bas Dost
Fonte: Sporting CP

Contudo, sabemos que o futebol é momento e o holandês pode despertar de novo a sua enorme veia goleadora. Apesar de não ter feito um bom jogo na final contra o FC Porto, a verdade é que não vacilou na execução do penalti, assim como no desempate no fim dos 90 minutos. Para além disso, a confiança que o plantel ganhou com a conquista do troféu pode levar a que a qualidade de jogo volte de novo aos elevados níveis que já foram apresentados anteriormente, e Bas Dost poderá beneficiar com isso.

Concluindo, o holandês não tem, de facto, apresentado boas exibições nos últimos jogos, não marcando golos nem conseguindo prestações de qualidade para a equipa, daí eu considerar que tenha havido um ligeiro apagão do holandês. Apesar disso, o golo de sábado pode dar ao jogador a moral que precisa para voltar a ser avassalador, até porque já sabemos uma coisa: à frente da baliza, Bas Dost não falha.

Foto de Capa: Sporting CP

Bernardo Leitão Oliveira
Bernardo Leitão Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Estuda História mas sempre teve gosto pela escrita, e quando se fala de Sporting, junta o útil ao agradável. Ambiciona ser treinador, mas a vida de estudante ainda não permitiu essa experiência. Sempre que pode assiste a futebol, mas se há jogos que não falha são do Sporting. Não mistura o amor clubístico com a racionalidade, e também coloca o dedo na ferida se necessário.                                                                                                                                                 O Bernardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.