O aparecimento de Coates no sistema de Amorim

- Advertisement -

Seba Coates é um dos jogadores mais acarinhados no mundo do Leão. Conta já com cinco épocas com a verde e branca, somando quase 200 jogos, aos quais junta ainda 16 golos. Na presente época é até a época em que o central tem estado mais goleador. Um central que se destaca pelo seu físico e pelo seu jogo aéreo, sendo que tem sido precisamente essa a mais valia do uruguaio com a entrada do timoneiro Rúben Amorim. Com a mudança do sistema com a entrada do técnico português para o 3x4x3, com as várias variações quer a defender, quer a atacar, o central tem demonstrado estar mais seguro, mais confiante e mais concentrado.

Com a entrada do novo treinador, permitiu também a entrada do jovem Eduardo Quaresma. Com isto, e até ao momento da lesão de Mathieu, era o jovem central português em conjunto com o experiente central francês a assumir o risco na construção sobretudo pelas suas características. Isto permite a Coates jogar como central do meio, jogando mais seguro e tranquilo, ficando encarregue sobretudo de aliviar e interceptar as bolas jogadas nas costas da defensiva leonina, efetuando várias coberturas mas também – e sobretudo onde se tem destacado mais – efetuar vários cortes através do jogo aéreo, onde tem demonstrado isso com os números que tem obtido nos últimos jogos.

Nos últimos cinco jogos conta com 25 tentativas de duelos aéreos em que perdeu apenas cinco. Tem conseguido uma maior percentagem de passe certos, pois como referi, não assume tanto o risco como os seus parceiros no eixo defensivo, mas por vezes também revela boa capacidade em jogar longo, sobretudo quando os adversários sabem como condicionar a primeira fase de construção leonina. Nas bolas paradas ofensivas tem conseguido por vezes golos importantes e acaba por se traduzir também numa ajuda importante defensiva.

No início da época revelou algumas dificuldades em concentrar-se e em atingir a sua melhor forma, mas tem vindo a somar bons jogos e a sentir-se bem em ter ao seu lado dois centrais (contando com Mathieu e Quaresma) com características idênticas: boa capacidade na construção, boa capacidade física (rapidez) e boa capacidade de posicionamento e de controlo da profundidade na defesa. Isto permite camuflar as debilidades de Coates e potenciar as suas qualidades.

A verdade é que o central está em risco até de sair do clube leonino – fala-se muitas vezes de uma possível transferência – mas tem sido bastante importante neste plantel leonino, que não abunda em qualidade individual e ainda procura a melhor qualidade coletiva.

Foto de Capa: UEFA

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Grátis, em canal aberto e muito mais em dia de Portugal: onde ver todos os jogos do Mundial 2026 esta quarta-feira, 17 de junho?

Dia de Portugal no Mundial 2026. Sabe onde ver todos os jogos da competição na noite (e madrugada) desta quarta-feira, 17 de junho.

Porta-voz da FPF reage à notícia da saída de Roberto Martínez: «Focados exclusivamente no Mundial»

Imprensa inglesa garantiu que Roberto Martínez deixará a Seleção Nacional após o Mundial 2026. Porta-voz da FPF reagiu à Press Association.

Nuno Dias após o dérbi de futsal entre Sporting e Benfica: «A primeira parte não foi diferente do que aconteceu na Luz»

Nuno Dias reagiu à vitoria do Sporting frente ao Benfica no Pavilhão João Rocha. Este foi o jogo 2 da final do Campeonato Nacional.

Cassiano Klein e o jogo 2 entre Sporting e Benfica: «O Sporting foi superior, não competimos como devíamos»

Cassiano Klein reagiu à vitoria/ derrota do Sporting frente ao Benfica no Pavilhão João Rocha. Este foi o jogo 2 da final do Campeonato Nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do dérbi de futsal na esmagadora vitória do Sporting por 8-2

O Sporting recebeu o Benfica no pavilhão João Rocha para o jogo 2 da final do Campeonato de futsal. Eis os cinco destaques.

Vitória SC e Santos cancelam particular de pré-época

O jogo de preparação entre o Vitória SC e o Santos, marcado para 12 de julho, foi cancelado devido a alterações no calendário do Brasileirão.

Jaime Faria eliminado do Challenger de Nottingham

O português Jaime Faria foi eliminado do Challenger de Nottingham, ao perder em dois sets frente ao chinês Zhizhen Zhang.