O aparecimento de Coates no sistema de Amorim

- Advertisement -

Seba Coates é um dos jogadores mais acarinhados no mundo do Leão. Conta já com cinco épocas com a verde e branca, somando quase 200 jogos, aos quais junta ainda 16 golos. Na presente época é até a época em que o central tem estado mais goleador. Um central que se destaca pelo seu físico e pelo seu jogo aéreo, sendo que tem sido precisamente essa a mais valia do uruguaio com a entrada do timoneiro Rúben Amorim. Com a mudança do sistema com a entrada do técnico português para o 3x4x3, com as várias variações quer a defender, quer a atacar, o central tem demonstrado estar mais seguro, mais confiante e mais concentrado.

Com a entrada do novo treinador, permitiu também a entrada do jovem Eduardo Quaresma. Com isto, e até ao momento da lesão de Mathieu, era o jovem central português em conjunto com o experiente central francês a assumir o risco na construção sobretudo pelas suas características. Isto permite a Coates jogar como central do meio, jogando mais seguro e tranquilo, ficando encarregue sobretudo de aliviar e interceptar as bolas jogadas nas costas da defensiva leonina, efetuando várias coberturas mas também – e sobretudo onde se tem destacado mais – efetuar vários cortes através do jogo aéreo, onde tem demonstrado isso com os números que tem obtido nos últimos jogos.

Nos últimos cinco jogos conta com 25 tentativas de duelos aéreos em que perdeu apenas cinco. Tem conseguido uma maior percentagem de passe certos, pois como referi, não assume tanto o risco como os seus parceiros no eixo defensivo, mas por vezes também revela boa capacidade em jogar longo, sobretudo quando os adversários sabem como condicionar a primeira fase de construção leonina. Nas bolas paradas ofensivas tem conseguido por vezes golos importantes e acaba por se traduzir também numa ajuda importante defensiva.

No início da época revelou algumas dificuldades em concentrar-se e em atingir a sua melhor forma, mas tem vindo a somar bons jogos e a sentir-se bem em ter ao seu lado dois centrais (contando com Mathieu e Quaresma) com características idênticas: boa capacidade na construção, boa capacidade física (rapidez) e boa capacidade de posicionamento e de controlo da profundidade na defesa. Isto permite camuflar as debilidades de Coates e potenciar as suas qualidades.

A verdade é que o central está em risco até de sair do clube leonino – fala-se muitas vezes de uma possível transferência – mas tem sido bastante importante neste plantel leonino, que não abunda em qualidade individual e ainda procura a melhor qualidade coletiva.

Foto de Capa: UEFA

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Problema para José Mourinho: jogador colocado no mercado não quer sair do Real Madrid

Eduardo Camavinga não quer deixar o Real Madrid no mercado de transferências, apesar de José Mourinho não o ter em conta para o projeto.

Para o mercado português estar atento? Jovem promessa do Barcelona quer sair do clube este verão

O Barcelona deve perder Dani Rodríguez neste mercado de transferências de verão, já que o jovem quer sair.

União de Leiria toma atitude: equipa renova com promessa e coloca cláusula de 50 milhões de euros

A União de Leiria confirmou durante este domingo que Stefan renovou o seu contrato até 2031 e passa a ter uma cláusula de 50 milhões de euros.

Espanha responde ao tropeço contra Cabo Verde com goleada sobre a Arábia Saudita no Mundial 2026

A Espanha respondeu às críticas e desconfiança com um jogo perfeito. Contra a Arábia Saudita, goleada na segunda jornada do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Mário Branco confessa interesse do Benfica no mercado turco: «Não vou revelar nomes para o preço não aumentar»

Em entrevista à imprensa turca, Mário Branco revelou que há vários jogadores da Liga Turca no radar do Benfica para o mercado de transferências.

Real Madrid pergunta por médio internacional alemão a pedido de José Mourinho

O médio do Borussia Dortmund, Felix Nmecha, atraiu o interesse de Jose Mourinho e o Real Madrid iniciou o contacto com o clube alemão.

Mário Branco afasta rumores que apontam Vangelis Pavlidis ao Besiktas: «Não têm qualquer fundamento»

Em entrevista à imprensa turca, o diretor-geral do Benfica, Mário Branco negou qualquer contacto por Vangelis Pavlidis.