O aparecimento de Coates no sistema de Amorim

- Advertisement -

Seba Coates é um dos jogadores mais acarinhados no mundo do Leão. Conta já com cinco épocas com a verde e branca, somando quase 200 jogos, aos quais junta ainda 16 golos. Na presente época é até a época em que o central tem estado mais goleador. Um central que se destaca pelo seu físico e pelo seu jogo aéreo, sendo que tem sido precisamente essa a mais valia do uruguaio com a entrada do timoneiro Rúben Amorim. Com a mudança do sistema com a entrada do técnico português para o 3x4x3, com as várias variações quer a defender, quer a atacar, o central tem demonstrado estar mais seguro, mais confiante e mais concentrado.

Com a entrada do novo treinador, permitiu também a entrada do jovem Eduardo Quaresma. Com isto, e até ao momento da lesão de Mathieu, era o jovem central português em conjunto com o experiente central francês a assumir o risco na construção sobretudo pelas suas características. Isto permite a Coates jogar como central do meio, jogando mais seguro e tranquilo, ficando encarregue sobretudo de aliviar e interceptar as bolas jogadas nas costas da defensiva leonina, efetuando várias coberturas mas também – e sobretudo onde se tem destacado mais – efetuar vários cortes através do jogo aéreo, onde tem demonstrado isso com os números que tem obtido nos últimos jogos.

Nos últimos cinco jogos conta com 25 tentativas de duelos aéreos em que perdeu apenas cinco. Tem conseguido uma maior percentagem de passe certos, pois como referi, não assume tanto o risco como os seus parceiros no eixo defensivo, mas por vezes também revela boa capacidade em jogar longo, sobretudo quando os adversários sabem como condicionar a primeira fase de construção leonina. Nas bolas paradas ofensivas tem conseguido por vezes golos importantes e acaba por se traduzir também numa ajuda importante defensiva.

No início da época revelou algumas dificuldades em concentrar-se e em atingir a sua melhor forma, mas tem vindo a somar bons jogos e a sentir-se bem em ter ao seu lado dois centrais (contando com Mathieu e Quaresma) com características idênticas: boa capacidade na construção, boa capacidade física (rapidez) e boa capacidade de posicionamento e de controlo da profundidade na defesa. Isto permite camuflar as debilidades de Coates e potenciar as suas qualidades.

A verdade é que o central está em risco até de sair do clube leonino – fala-se muitas vezes de uma possível transferência – mas tem sido bastante importante neste plantel leonino, que não abunda em qualidade individual e ainda procura a melhor qualidade coletiva.

Foto de Capa: UEFA

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os 5 destaques da vitória do FC Porto frente ao Óquei de Barcelos

O FC Porto eliminou o Óquei de Barcelos e seguiu para final da Champions League de Hóquei em Patins. Fica com os principais destaques.

FC Porto derrota Óquei de Barcelos e vai à final da Champions League de hóquei em patins

O FC Porto eliminou este sábado o Óquei de Barcelos e qualificou-se para a final da Champions League de Hóquei em Patins.

Sporting vai à luta com o Benfica por alvo: Já há proposta dos leões

O Sporting também já fez proposta ao Venezia por Issa Doumbia. 15 milhões de euros + uma percentagem na futura venda.

Premier League: Chelsea empata na casa do Liverpool e pontua pela 1ª vez em mais de 2 meses

O Liverpool e o Chelsea empataram 1-1 na jornada 36 da Premier League. Blues não pontuavam há mais de dois meses.

PUB

Mais Artigos Populares

João Henriques quer surpreender o campeão FC Porto mas avisa: «Os astros também têm de estar alinhados»

João Henriques declarou, em conferência de imprensa de antevisão ao AVS SAD x FC Porto, que acredita que a sua equipa pode manter a série invicta e surpreender o campeão.

Já há horário para a antevisão de José Mourinho ao embate do Benfica frente ao Braga

A conferência de imprensa de José Mourinho de antevisão ao jogo do Benfica com o Braga está marcada para este domingo, dia 10 de maio, às 10h00.

Francesco Farioli sobre os jogadores cedidos por empréstimo e em final de contrato: «Temos que avaliar a realidade em relação ao que estes jogadores...

Francesco Farioli realizou este sábado a antevisão ao jogo entre o AVS SAD e o FC Porto, relativo à 33.ª jornada da Primeira Liga.