O caso de Viviano

- Advertisement -

Com a entrevista dada por Sousa Cintra esta semana, despertou-me curiosidade a situação de Viviano. Segundo o ex-líder da comissão de gestão, o guarda-redes apresentou-se gordo e, se tivesse surgido uma boa proposta, teria sido aceite.

A mim admira-me esta posição. O italiano veio para Portugal depois de uma carreira consolidada no seu país, sobretudo ao serviço da UC Sampdoria, onde mostrou qualidade, e pensou-se que viria para fazer esquecer Rui Patrício, que tinha saído em litígio com o Sporting. A verdade é que o jogador veio ainda na administração de Bruno de Carvalho e sugerido pelo treinador sérvio Mihajlovic, que viria a ser dispensado por Sousa Cintra.

Apesar de não ser escolha nem da Comissão de Gestão nem de José Peseiro, Viviano acabou por permanecer no plantel leonino e a verdade é que, nos jogos de pré-época, vinha evidenciando qualidade entre os postes que prometiam uma boa época, assinando boas exibições nos jogos em que participou. A solução para a baliza parecia estar resolvida.

Contudo, o paradigma alterou-se após o jogo a contar para o Troféu Cinco Violinos, em Alvalade, frente ao Empoli FC. O italiano sofreu um golo por sua culpa, onde após dominar mal a bola o avançado da equipa italiana cortou e colocou-a no fundo das redes. Na minha ótica, tal situação aconteceu devido a uma falha de comunicação não só do guardião leonino, mas também da defesa, pois, pelas imagens, quando Viviano vai a receber a bola, não surge qualquer indicação de que seria pressionado.

O guardião foi apresentado com o número 1
Fonte: Sporting CP

Pois bem, a partir desse jogo não mais foi vista a presença de Viviano no onze do Sporting CP. O guarda-redes, a quem até lhe foi atribuído o número 1, parece ter sido posto de parte das opções de José Peseiro. É certo que o jogador apresentava excesso de peso, mas esse problema esteve presente durante toda a pré-época e não só após o jogo contra o Empoli, em que os leões viriam a ser vencidos nas grandes penalidades.

Pouco tempo depois, o clube leonino viria a oficializar Renan, guarda-redes proveniente do recém-despromovido Estoril-Praia SAD. Na minha opinião, é um jogador que não dá segurança à baliza do Sporting CP, mas isso com certeza o scouting observou melhor que eu.

Concluindo, Viviano parecia demonstrar qualidade suficiente para ser o titular da formação leonina, mas motivos inconclusivos retiraram-no do lote de escolhas do treinador. Tenho impressão que as boas exibições de Salin têm de alguma forma silenciado este mistério, mas o certo é que o italiano continua a treinar, e com certeza já terá perdido peso desde o começo da época. Terá sido a balança o verdadeiro problema?

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por: Beatriz Silva

 

Bernardo Leitão Oliveira
Bernardo Leitão Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Estuda História mas sempre teve gosto pela escrita, e quando se fala de Sporting, junta o útil ao agradável. Ambiciona ser treinador, mas a vida de estudante ainda não permitiu essa experiência. Sempre que pode assiste a futebol, mas se há jogos que não falha são do Sporting. Não mistura o amor clubístico com a racionalidade, e também coloca o dedo na ferida se necessário.                                                                                                                                                 O Bernardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.