📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O caso de Viviano

- Advertisement -

Com a entrevista dada por Sousa Cintra esta semana, despertou-me curiosidade a situação de Viviano. Segundo o ex-líder da comissão de gestão, o guarda-redes apresentou-se gordo e, se tivesse surgido uma boa proposta, teria sido aceite.

A mim admira-me esta posição. O italiano veio para Portugal depois de uma carreira consolidada no seu país, sobretudo ao serviço da UC Sampdoria, onde mostrou qualidade, e pensou-se que viria para fazer esquecer Rui Patrício, que tinha saído em litígio com o Sporting. A verdade é que o jogador veio ainda na administração de Bruno de Carvalho e sugerido pelo treinador sérvio Mihajlovic, que viria a ser dispensado por Sousa Cintra.

Apesar de não ser escolha nem da Comissão de Gestão nem de José Peseiro, Viviano acabou por permanecer no plantel leonino e a verdade é que, nos jogos de pré-época, vinha evidenciando qualidade entre os postes que prometiam uma boa época, assinando boas exibições nos jogos em que participou. A solução para a baliza parecia estar resolvida.

Contudo, o paradigma alterou-se após o jogo a contar para o Troféu Cinco Violinos, em Alvalade, frente ao Empoli FC. O italiano sofreu um golo por sua culpa, onde após dominar mal a bola o avançado da equipa italiana cortou e colocou-a no fundo das redes. Na minha ótica, tal situação aconteceu devido a uma falha de comunicação não só do guardião leonino, mas também da defesa, pois, pelas imagens, quando Viviano vai a receber a bola, não surge qualquer indicação de que seria pressionado.

O guardião foi apresentado com o número 1
Fonte: Sporting CP

Pois bem, a partir desse jogo não mais foi vista a presença de Viviano no onze do Sporting CP. O guarda-redes, a quem até lhe foi atribuído o número 1, parece ter sido posto de parte das opções de José Peseiro. É certo que o jogador apresentava excesso de peso, mas esse problema esteve presente durante toda a pré-época e não só após o jogo contra o Empoli, em que os leões viriam a ser vencidos nas grandes penalidades.

Pouco tempo depois, o clube leonino viria a oficializar Renan, guarda-redes proveniente do recém-despromovido Estoril-Praia SAD. Na minha opinião, é um jogador que não dá segurança à baliza do Sporting CP, mas isso com certeza o scouting observou melhor que eu.

Concluindo, Viviano parecia demonstrar qualidade suficiente para ser o titular da formação leonina, mas motivos inconclusivos retiraram-no do lote de escolhas do treinador. Tenho impressão que as boas exibições de Salin têm de alguma forma silenciado este mistério, mas o certo é que o italiano continua a treinar, e com certeza já terá perdido peso desde o começo da época. Terá sido a balança o verdadeiro problema?

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por: Beatriz Silva

 

Bernardo Leitão Oliveira
Bernardo Leitão Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Estuda História mas sempre teve gosto pela escrita, e quando se fala de Sporting, junta o útil ao agradável. Ambiciona ser treinador, mas a vida de estudante ainda não permitiu essa experiência. Sempre que pode assiste a futebol, mas se há jogos que não falha são do Sporting. Não mistura o amor clubístico com a racionalidade, e também coloca o dedo na ferida se necessário.                                                                                                                                                 O Bernardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.