📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O caso de Viviano

- Advertisement -

Com a entrevista dada por Sousa Cintra esta semana, despertou-me curiosidade a situação de Viviano. Segundo o ex-líder da comissão de gestão, o guarda-redes apresentou-se gordo e, se tivesse surgido uma boa proposta, teria sido aceite.

A mim admira-me esta posição. O italiano veio para Portugal depois de uma carreira consolidada no seu país, sobretudo ao serviço da UC Sampdoria, onde mostrou qualidade, e pensou-se que viria para fazer esquecer Rui Patrício, que tinha saído em litígio com o Sporting. A verdade é que o jogador veio ainda na administração de Bruno de Carvalho e sugerido pelo treinador sérvio Mihajlovic, que viria a ser dispensado por Sousa Cintra.

Apesar de não ser escolha nem da Comissão de Gestão nem de José Peseiro, Viviano acabou por permanecer no plantel leonino e a verdade é que, nos jogos de pré-época, vinha evidenciando qualidade entre os postes que prometiam uma boa época, assinando boas exibições nos jogos em que participou. A solução para a baliza parecia estar resolvida.

Contudo, o paradigma alterou-se após o jogo a contar para o Troféu Cinco Violinos, em Alvalade, frente ao Empoli FC. O italiano sofreu um golo por sua culpa, onde após dominar mal a bola o avançado da equipa italiana cortou e colocou-a no fundo das redes. Na minha ótica, tal situação aconteceu devido a uma falha de comunicação não só do guardião leonino, mas também da defesa, pois, pelas imagens, quando Viviano vai a receber a bola, não surge qualquer indicação de que seria pressionado.

O guardião foi apresentado com o número 1
Fonte: Sporting CP

Pois bem, a partir desse jogo não mais foi vista a presença de Viviano no onze do Sporting CP. O guarda-redes, a quem até lhe foi atribuído o número 1, parece ter sido posto de parte das opções de José Peseiro. É certo que o jogador apresentava excesso de peso, mas esse problema esteve presente durante toda a pré-época e não só após o jogo contra o Empoli, em que os leões viriam a ser vencidos nas grandes penalidades.

Pouco tempo depois, o clube leonino viria a oficializar Renan, guarda-redes proveniente do recém-despromovido Estoril-Praia SAD. Na minha opinião, é um jogador que não dá segurança à baliza do Sporting CP, mas isso com certeza o scouting observou melhor que eu.

Concluindo, Viviano parecia demonstrar qualidade suficiente para ser o titular da formação leonina, mas motivos inconclusivos retiraram-no do lote de escolhas do treinador. Tenho impressão que as boas exibições de Salin têm de alguma forma silenciado este mistério, mas o certo é que o italiano continua a treinar, e com certeza já terá perdido peso desde o começo da época. Terá sido a balança o verdadeiro problema?

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por: Beatriz Silva

 

Bernardo Leitão Oliveira
Bernardo Leitão Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Estuda História mas sempre teve gosto pela escrita, e quando se fala de Sporting, junta o útil ao agradável. Ambiciona ser treinador, mas a vida de estudante ainda não permitiu essa experiência. Sempre que pode assiste a futebol, mas se há jogos que não falha são do Sporting. Não mistura o amor clubístico com a racionalidade, e também coloca o dedo na ferida se necessário.                                                                                                                                                 O Bernardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lazio prepara a saída de Nuno Tavares e já tem definido o seu sucessor

A Lazio já está a trabalhar na sucessão de Nuno Tavares. O lateral português deve rumar ao Al Ittihad e o clube italiano quer contratar Luca Netz.

Vitinha revela o treinador com quem gostaria de trabalhar e fala da saída do Benfica: «É uma história mal contada»

Vitinha falou sobre a sua carreira e alguns momentos marcantes. O médio abordou a sua dispensa do Benfica, falou de Pep Guardiola e da Bola de Ouro.

Real Madrid pode pagar mais de 100 milhões de euros por Vitinha mas só o faz mediante uma condição

O Real Madrid está disposto a pagar mais de 100 milhões de euros para contratar Vitinha. No entanto, o negócio depende de uma possível saída de Vinícius Júnior.

José Mourinho analisa Braga x Benfica: «Jogo difícil para nós e para eles»

José Mourinho faz o lançamento do Braga x Benfica. Águias deslocam-se ao terreno arsenalista para fechar 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Boston Celtics não dão hipóteses aos Indiana Pacers e Neemias Queta volta a estar à altura

Os Boston Celtics bateram os Indiana Pacers por 140-122, em mais uma partida da NBA. Neemias Queta voltou a ser utilizado e anotou oito pontos.

Depois de fechar Sidny Cabral: Benfica avança por extremo do Al Nassr e já tem alternativa

O Benfica já fechou a contratação de Sidny Cabral, mas não se fica por aqui. Águias avançam por Wesley e têm em André Luiz uma alternativa.

Ruben Amorim explica mudança tática do Manchester United: «Senti que essa era a única forma de criar mais perigo»

Ruben Amorim explicou a alteração do habitual 3-4-3 para um 4-2-3-1 no Manchester United x Newcastle para a Premier League.