O Desporto é muito mais do que rivalidades

sporting cp cabeçalho 1

Hoje estava a pensar falar na vitória do Sporting em termos colectivos no nacional de corta-mato e no descontrolo emocional de Sara Moreira… Mas sei que, felizmente, um “é normal” e o outro vai ser recuperado… E acredito que Sara Moreira irá brilhar brevemente noutras grandes corridas. Aquele de quem quero aqui hoje falar é Nélson Cruz, um atleta 100% amador que trabalha num supermercado no distrito de Setúbal.

Quando Nélson Cruz saiu do seu trabalho (enquanto repositor de produtos), pouco depois da meia-noite, não podia imaginar que algumas horas mais tarde pudesse sagrar-se campeão nacional de corta-mato… Esta podia ser uma história de encantar, mas não… É uma história de trabalho e dedicação, esforço e suor, e finalmente a glória. Nélson Cruz, atleta do Clube Pedro Pessoa (que também é o seu treinador), apesar de fazer a prova há “12 ou 13 anos”, nem sequer tinha terminado no top 10 até então…

Mas, este ano, viu a sua oportunidade e agarrou-a com todas as forças… Colou-se logo no início à liderança da prova e ninguém acreditou que ele aguentasse o ritmo… Quando foram atrás, já era demasiado tarde e teve a vitória com mais de cinco segundos de vantagem.

sara moreira
Sara Moreira teve um dia mau no Campeonato Nacional de Corta-Mato, mas em anos de grandes competições é importante cairmos para nos sabermos levantar
Fonte: Sapo Desporto

Felizmente Portugal é um país de “heróis” que com pouco conseguem muito e este é mais um exemplo fantástico do que o esforço pode fazer atingir. No passado tive a oportunidade de ver um grande campeão olímpico português, o Nelson Évora, a treinar o “seu” triplo salto sem grandes condições para trabalhar… Mas a verdade é que sempre atingiu grandes resultados. E o que mais me “entristece” é que estes “heróis” pedem pouco… No final da prova quando lhe perguntaram “E agora?” a resposta foi “Agora gostava de ter um aumento”… Ganha pouco mais de 600 euros e tem o terceiro filho a caminho.

Longe vão os tempos em que éramos uma potência no meio-fundo mundial e que tínhamos quase sempre atletas nas provas internacionais a conseguir ganhar medalhas… Longe vão os tempos em que existia uma rivalidade Sporting vs. Benfica vs. Maratona Clube de Portugal, etc.. Obrigado, Nélson Cruz, por nos mostrares que não há limites para a vontade do Homem… E, quando “Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce”! E Sara, quanto a ti, todos temos um dia mau… Este foi o teu deste ano… Com tantas competições que aí estão a chegar, agora só pode melhorar!

Foto de Capa: www.setubaltv.com

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Grupo Orlegi desmente aquisição da SAD do Chaves

O Grupo Orlegi foi apontado como o novo detentor de 70% da SAD do Chaves, mas tal informação não corresponde à verdade, segundo o que o Bola na Rede pode confirmar.

Benfica x Qarabag | Afogar as mágoas

Depois de um desaire açoriano, o Benfica procura afogar as mágoas junto dos seus, a contar para a competição milionária, com o Qarabag.

Para Luís Campos não há debate: Ousmane Dembélé é o claro favorito à Bola de Ouro

Luís Campos não tem dúvidas, Ousmane Dembélé é o principal candidato à Bola de Ouro. PSG conta com nove jogadores indicados ao prémio.

Chris Wilder regressa ao Sheffield United 3 meses depois de ter sido despedido

Chris Wilder regressa ao Sheffield United apenas três meses depois de ter sido despedido por não conseguir a subida à Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique pensou em avançar por Raheem Sterling

O Bayern de Munique terá elaborado uma abordagem no último dia de transferências para contratar Raheem Sterling. Jogador não conta para Enzo Maresca.

Caos no Estádio Carlos Osório: Oliveirense x Académico de Viseu termina com violência no relvado e nas bancadas

A Oliveirense e o Académico de Viseu não foram além de um empate a duas bolas e o jogo acabou com episódios de violência.

Portugal Legends brilha e aplica goleada ao Resto do Mundo

A equipa do Portugal Legends recebeu e venceu uma equipa composta por craques do Resto do Mundo por 4-1, no Estádio José de Alvalade.