“Ó FPF, o Sporting está demasiado forte, assim não pode ser!”

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

A época do futsal ainda não está próxima do seu início, contudo a polémica está lançada. Mais uma vez, os principais protagonistas são o Sporting CP e o SL Benfica.

Desta vez, é um projeto que está em vista para alterar a regulamentação em relação ao número de estrangeiros que podem ser utilizados em jogos oficiais das competições nacionais. O limite é de cinco jogadores estrangeiros por jogo. O que é “esquisito” aqui é a alteração do castigo aplicado. Anteriormente, já havia um limite de estrangeiros, que era punido através de multas. O Sporting tentou, há duas épocas atrás, impor uma penalização mais forte para as infrações desta regra, contudo a Federação rejeitou a ideia. O Benfica estava declaradamente contra, tendo em conta a constituição do seu plantel e os jogadores que pretendia contratar, na sua maioria estrangeiros.

Se isto não era já suficientemente suspeito, juntemos o que querem fazer na próxima temporada. O Sporting movimentou-se no sentido de contratar mais jogadores estrangeiros de renome, depois de já ter investido em Fortino, Cavinato e Alex Merlim em 2015/16. O objetivo dos “leões”, além de renovar o título nacional, será conquistar a UEFA Futsal Cup, tentando alcançar este título europeu pela primeira vez na sua história, a segunda na história portuguesa, depois do sucesso do Benfica há algumas épocas atrás.

Léo, vindo do Kairat Almaty, é uma das novidades do Sporting 2016/17 Fonte: Sporting Clube de Portugal
Léo, vindo do Kairat Almaty, é uma das novidades do Sporting 2016/17
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Porém, para surpresa dos mais ingénuos e para confirmação daqueles que desconfiam de tudo o que mexe nos poderes da competição desportiva portuguesa, a Federação vai impor este ano a possibilidade de perda de pontos como penalização para as equipas que apresentem mais de cinco estrangeiros nas fichas de cada jogo. A Federação volta a estar do lado do Benfica, que quer voltar a erguer o titulo nacional e, depois do permanente “choradinho” de Joel Rocha durante os jogos das finais, usa este argumento para tentar combater o seu arquirrival.

Depois de alguns episódios vergonhosamente escondidos nas últimas temporadas, no que ao futebol diz respeito, os órgãos decisores do desporto português voltam a assumir uma posição claramente “encarnada”, desta vez com tudo a ser feito “às claras”. Mudam de decisão com apenas dois anos de diferença, sempre com a opinião corroborada pelo clube de Luz.

Ainda assim, o Sporting continua a contratar jogadores reconhecidos internacionalmente, com o regresso de Deo a ser uma das grandes notícias. Penso que os “leões” podem construir uma equipa candidata a lutar pelo título europeu e favorita a revalidar as competições nacionais que arrecadou em 2016/17.

Foto de capa: Sporting Clube de Portugal

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga deixa os cofres do Casa Pia cheios: venda do médio e a maior da história dos gansos

Renato Nhaga foi vendido ao Galatasaray, rendendo ao Casa Pia uma verba fixa de seis milhões e meio de euros.

Renato Nhaga é oficialmente reforço do Galatasaray

O Galatasaray anunciou a contratação de Renato Nhaga. O médio de 18 anos tornou-se a venda mais cara da história do Casa Pia.

Fafe x Torreense começou atrasado: eis o motivo insólito

O encontro entre o Fafe e o Torreense estava marcado para as 20h15 desta quarta-feira, mas começou 10 minutos atrasado.

Portugal elimina a França e está na final do Euro Futsal 2026

Portugal conseguiu qualificar-se para a final do Euro Futsal 2026, depois de vencer a França por quatro bolas a uma.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi ‘seduzido’ para regressar a casa que bem conhece

Lionel Messi pode regressar ao Newell's Old Boys em janeiro de 2027, sendo um grande desejo do emblema argentino.

Benfica vence Braga e está mais perto da final da Taça de Portugal Feminina

O Benfica foi ao norte do país vencer o Braga por uma bola a zero, em jogo da meia-final da Taça de Portugal Feminina.

Mariano Díaz já ‘tramou’ o Real Madrid e está a dar dores de cabeça ao Deportivo Alavés: a situação do avançado

Mariano Díaz chegou ao Deportivo Alavés no começo da época, mas não entra nos planos de Eduardo Coudet nos bascos.