O guardião do Olimpo leonino

- Advertisement -

Com o urgir do tempo, diversas são as fortalezas que alicerçaram o futsal leonino. Que respiraram Sporting Clube de Portugal, que o estimularam, que o viveram, que obstinadamente defenderam as suas cores e rugiram veementemente aquando da tentativa de subjugação adversária, renunciando ideais como a conformidade e a resignação.

Thiago Mendes Rocha é o alvo da minha redação. O último resguardo carece de exultação. As muralhas também surgem personificadas no seio de pavilhões nacionais e internacionais. Curiosamente, a conexão lusa com as Terras de Vera Cruz perdura há mais de 500 anos e Guitta, na parca opinião de um aficionado da modalidade, é produto fabricado por Pedro Álvares Cabral.

Desta vez, a perplexidade e a estupefação não acorrentaram o meu espírito aquando da vinda para o tricampeão pelo facto de ter já corporificado o meu juízo relativamente a ilustre personagem. E, com a sucessão dos acontecimentos, conferenciei com os meus botões “bem, com a chegada da coqueluche brasileira, transformamos a quimera em realidade, desvanecem-se as patologias de outrora e, quiçá, possamos conquistar a contenda que se esvaiu três vezes, duas delas consecutivamente.”

Apesar de um início descaracterizado patenteado com o término de um ciclo dirigente, a modalidade aufere o rumo que detinha das épocas anteriores e, a partir do embate com o SL Benfica, altera integralmente a mentalidade e adquire aquele querer, aquele crer e aquela ambição que só é conhecida pelos súbditos do Rei da Selva. 6-1, exibição portentosa e recheada de qualidade, edificada pelo pôde com direito a brinde, sexto e último tento. Posteriormente aos factos supracitadas, emerge a glória, irrompe o êxito, brota o esplendor desportivo, irrompe a magnificência.

O guarda redes leonino foi escolhido o melhor em campo na final da UEFA Futsal Champions League
Fonte: UEFA

Singularmente, o clímax é proporcionado, não sei se por inspiração divina e mitológica (Os Lusíadas) se pelo Fado e Ventura decorrentes da normalidade mundana. Domingo transato, o Sporting Clube de Portugal cumpriu as minhas preces e atendeu a todos os meus desejos e realizações pessoais. Sim, pessoais.

A UEFA Futsal Champions League caminhou para o João Rocha e Guitta pôde explanar toda a sua magia, toda a sua dedicação e toda a sua preponderância. E carecendo da perplexidade anterior, nunca vislumbrei tamanho contorcionismo, tamanha elasticidade, tamanha agilidade e tamanho sentido de responsabilidade naquela que constitui a estrutura rochosa com assaz rugosidade e peso. No Kairat Arena, a fortaleza proclamou o grito do Ipiranga, ensurdecendo e empalidecendo toda uma moldura humana após mostra da sua intransponibilidade e da sua aptidão para malograr festejos do adversário. Após apito final, no decorrer dos festejos, Guitta procurou e transportou para o palco um quadro com a foto do filho que perdera dois anos antes e, travando-o junto do peito, verteu lágrimas nostálgicas mescladas com beijos ternos e insanos. O arrepio duplicou-se, a sensação estranhamente comovente e autêntica preencheu todos os imos existentes.

Convictamente, afirmo que o melhor do mundo na posição tem paradeiro no campeão europeu de futsal e no tricampeão nacional!

Foto de Capa: Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Richard Ríos enaltece invencibilidade do Benfica na Primeira Liga e fala do futuro: «Tenho contrato até 2030 e estou concentrado em cumpri-lo»

Richard Ríos falou da temporada do Benfica. O médio internacional colombiano garantiu que está focado em cumprir o contrato com as águias.

UEFA anuncia árbitro do Braga x Friburgo e nomeia João Pinheiro para o Nottingham Forest x Aston Villa

Na primeira mão das meias-finais da Europa League, a UEFA nomeou João Pinheiro para o embate inglês e Anthony Taylor para o jogo na Pedreira.

Richard Ríos elogia José Mourinho e atira: «Real Madrid? Espero que não vá e que continue comigo»

Richard Ríos deixou muitos elogios para José Mourinho. O médio internacional colombiano garantiu que espera que o técnico não assine pela equipa do Real Madrid.

Ricardo Sá Pinto vai ser treinador do Pafos: eis os detalhes

Ricardo Sá Pinto vai ser oficializado em breve como treinador do Pafos. O técnico português vai assinar um contrato até ao final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes recebe elogios: «É um prazer saber que tenho um colega com esta qualidade»

Bruno Fernandes foi alvo de muitos elogios após o último jogo do Manchester United. Benjamin Sesko enalteceu as qualidades do médio internacional português.

Colega de Casemiro pede continuidade do médio brasileiro no Manchester United: «Mais um ano»

A saída de Casemiro do Manchester United já foi anunciada, mas continuam as demonstrações de carinho de colegas do médio brasileiro. Agora, foi a vez de Matheus Cunha.

Nuno Catarino e a possibilidade de o Benfica não se qualificar para a Champions League: «Temos como nos reajustar»

Nuno Catarino refletiu sobre a operação 'Benfica SAD 2026-2031' e abordou a possibilidade de os encarnados falhar a qualificação para a Champions League.