O herdeiro português de Cruyff

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

Há menos de cinco anos, o Sporting estava diferente. Tão diferente que tinha ao leme um treinador que chegou a dizer, num dos últimos dias do mercado, que precisava “de um pinheiro para o ataque, para que lhe possamos acertar com a bola na cabeça e ela vá para dentro da baliza”. Esse treinador era Paulo Sérgio. Não costuma ser grande sinal quando um treinador profere semelhante frase, e este caso não foi excepção: o Sporting ficou em 3º lugar, mais perto do último – a 26 pontos – do que do primeiro – a 36. Pior do que isso, jogava um futebol feio, básico, deficiente. Eis uma prova cabal de como o desporto-rei não é para todos e de como os resultados não caem do céu, por muitos “pinheiros” que se coloquem em campo.

Felizmente os tempos mudaram e, meia década volvida, o Sporting tem à frente já não Paulo Sérgio mas sim Jorge Jesus. Ao contrário do primeiro, Jesus não fala em pinheiros nem em atirar a bola contra a cabeça de ninguém, e tem em Johan Cruyff uma das suas maiores referências. De tal modo que chegou a fazer um estágio com o treinador holandês. Em 2013, após a final da Liga Europa com o Chelsea, afirmou estar “orgulhoso” porque uma grande inspiração minha, Cruyff, me disse que o Benfica mostrou que é uma grande equipa, com um futebol de que ele gosta”. Não é de estranhar, por isso, que o futebol das equipas de Jorge Jesus tenha bebido vários ensinamentos do mestre Cruyff, agora desaparecido. Com efeito, na hora de comentar a morte do holandês, Jesus não deixou de dizer que foi “um pouco influenciado por essa ideia de que ganhar é importante mas não chega”.

Já era tempo de o Sporting poder contar com um treinador que conhece o desporto-rei como ninguém e sabe quem foi importante para o desenvolvimento desta modalidade. De seguida, apresentam-se algumas máximas de Cruyff, redescobertas pela na imprensa agora que o eterno nº14 nos deixou, e tentam encontrar-se alguns pontos de contacto entre o ex-treinador do Barcelona e o actual treinador do Sporting.

[ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=M2hDQ0WqjPI”]

“Dream Team” do Barcelona (1988-1994), treinado por Johan Cruyff

– Frase nº 1 – “Só há uma bola, por isso tens de tê-la”: Jesus, tal como Cruyff, pugna por uma posse de bola activa, criadora de muitas opções de passe e reflexo da ideia de que não são os jogadores mas sim o esférico que deve circular. Tudo isso origina um futebol elegante e apoiado que, juntamente com a exploração do espaço entre linhas, facilita tanto a sair de zonas de pressão como a encontrar caminhos para chegar à área contrária. A noção de que o centro de jogo varia com frequência, estendendo-se a toda a largura do campo no momento do ataque e nunca perdendo de vista que a equipa deve progredir no terreno e criar desequilíbrios, também é bem mais fácil de identificar na televisão do que de colocar em prática com êxito – daí o mérito do treinador. O que nos leva à segunda frase:

– Frase nº 2 – “Jogar futebol é simples, mas jogar futebol simples é o mais difícil que há”: O futebol de Jesus é simples e com princípios bem nítidos. Não há analista ou adepto que não saiba enumerar grande parte deles. O grande desafio, porém, é passá-los do papel para o relvado. Por isso é que o actual técnico do Sporting gosta de frisar que o modelo que utiliza é fruto de décadas de trabalho, como que a lembrar-nos de que nada é deixado ao acaso. Numa partida recente, Jesus ficou possesso porque um jogador (creio que Rúben Semedo, mas sem certezas) insistiu em voltar a passar a bola para a esquerda, de onde ela viera, em vez de fazer variar o jogo para a direita e, assim, obrigar o adversário a reagir e a desmontar-se.

[ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=wUephkcjj9c”]

Recuperação, saída de bola, transição e golo no Benfica de JJ frente à Académica (2014)

João V. Sousa
João V. Sousahttp://www.bolanarede.pt
O João Sousa anseia pelo dia em que os sportinguistas materializem o orgulho que têm no ecletismo do clube numa afluência massiva às modalidades. Porque, segundo ele, elas são uma parte importantíssima da identidade do clube. Deseja ardentemente a construção de um pavilhão e defende a aposta nos futebolistas da casa, enquadrados por 2 ou 3 jogadores de nível internacional que permitam lutar por títulos. Bate-se por um Sporting sério, organizado e vencedor.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica reage à suspensão de Gianluca Prestianni: eis o comunicado oficial

O Benfica já reagiu à suspensão de Gianluca Prestianni por parte da UEFA. Segue em baixo o comunicado oficial das águias.

Real Madrid com baixas no meio campo para jogo frente ao Benfica: as alternativas de Álvaro Arbeloa (que terá que olhar para os jovens)

O Real Madrid não vai poder contar com Dani Ceballos e Jude Bellingham para a partida frente ao Benfica, marcada para quarta-feira.

Denúncia de racismo no Benfica x Real Madrid impulsiona ‘Lei Vini Jr’ no Brasil

A acusação de insultos racistas de Vinícius Júnior contra Gianluca Prestianni impulsionou um projeto de lei no Brasil contra o racismo nos estádios.

Apoios à Palavra Açores mantidos em 2026/27 e SAD continua no arquipélago

O Governo Regional dos Açores decidiu manter os apoios à iniciativa Palavra Açores na temporada 2026/27, adiando qualquer redução. A decisão foi bem recebida por Bruno Vicintin, garantindo que a SAD permanecerá nos Açores.

PUB

Mais Artigos Populares

Estoril Praia com regresso importante frente ao Sporting

Pedro Amaral deverá regressar aos relvados no encontro frente ao Sporting, depois de ter sido poupado na partida contra o Gil Vicente.

Atenção: Prestianni suspenso pela UEFA após Benfica x Real Madrid

Gianluca Prestianni vai falhar o Real Madrid x Benfica na Champions League. UEFA decidiu suspender o avançado argentino.

Tottenham e Aston Villa interessados em médio do Lyon de Paulo Fonseca: eis a situação

O Tottenham e o Aston Villa estão interessados em Pavel Sulc. Lyon define preço do médio à volta dos 45 milhões de euros.