O importante papel dos extremos interiores | Sporting CP

- Advertisement -

A tática implementada por Rúben Amorim tem várias particularidades. Se por um lado, os alas têm um papel fundamental no processo ofensivo e defensivo da equipa (como referi num artigo anterior), os extremos interiores do Sporting CP são também peças fulcrais no jogo leonino.

O 3-4-3 tem dado muitas alegrias aos adeptos sportinguistas. É uma tática em que os jogadores que atuam nessa posição, quando recebem a bola, estão já em zonas interiores do campo, algo que pode ser incompatível com um extremo de origem. Atletas que gostem de partir a sua ação ofensiva na linha lateral do campo, como é o caso de Gonzalo Plata, não encontram o seu melhor futebol, quando obrigados a começar no meio.

Os alas dão largura nas extremidades, algo que permite aos três da frente aproximarem-se mais das zonas de concretização e este fator é visível nas estatísticas desta época. Ao todo, os extremos Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Jovane Cabral e Tabata somam 28 golos apontados, número que representa cerca de metade de todos os tentos executados pela equipa leonina nas competições em que participou.

Atualmente, Pedro “Pote” Gonçalves é o melhor marcador do campeonato
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Rúben Amorim pede aos extremos dois tipos de movimentos: apoio e rutura. Pote e Tabata são jogadores criativos, com técnica acima da média e com qualidade de passe suficiente para baixar, criando a dinâmica do terceiro médio, enquanto que Nuno Santos e Jovane são indicados para fazer desmarcações nas costas da defesa adversária. Apesar das características que mencionei, que, na minha ótica, são adequadas para aqueles jogadores em específico, os movimentos são partilhados por todos os atletas que atuam como extremos interiores, de forma a baralhar e desequilibrar a equipa contrária.

Penso que, a par com o meio-campo, a posição de extremo interior é onde o Sporting CP está mais bem servido. Tem jogadores capazes de atender às indicações de Rúben Amorim, e, como é visível, têm sido fundamentais para o sucesso da equipa, contribuindo com golos e assistências. Basta ver que o melhor marcador da equipa é Pote, com 14 golos no Campeonato Português, e o atleta com mais assistências é Nuno Santos, contando com oito na totalidade.

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Faltou-nos uma maior presença na área de jogadores para finalizar»

Francesco Farioli analisou a derrota do FC Porto frente ao AVS SAD. Técnico respondeu a uma questão do Bola na Rede na conferência de imprensa.

João Henriques responde ao Bola na Rede: «O lado onde o FC Porto salta com o ala no central, e o lateral a bater...

João Henriques analisou a triunfo do AVS SAD frente ao FC Porto. Técnico respondeu a uma questão do Bola na Rede na conferência de imprensa.

Botafogo de Franclim Carvalho empata frente ao Atlético Mineiro com golo de Arthur Cabral perto do final

Na 15.ª jornada do Brasileirão, o Botafogo de Franclim Carvalho empatou a uma bola na visita ao Atlético Mineiro.

Eis os 5 destaques do Alverca x Estoril da penúltima jornada do campeonato

O Alverca defrontou o Estoril numa partida a contar para a 33.ª jornada da Liga Portuguesa. Eis os cinco destaques da partida.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG aproxima-se do título francês e Lyon de Paulo Fonseca é derrotado na visita ao Toulouse: Eis os resultados do dia na Ligue 1

O PSG venceu o Brest por uma bola a zero, ficando mais próximo do título da Ligue 1, e o Lyon foi batido por 2-1 no terreno do Toulouse.

Zicky Té é o MVP da final four da Champions League de Futsal: «Preferi responder com trabalho no momento certo»

Zicky Té ganhou o prémio de melhor jogador da final four da Champions League de Futsal. Eis o que disse o pivot do Sporting.

FC Porto com baixa confirmada para o jogo frente ao Santa Clara

O FC Porto não poderá contar com Dominik Prpic na última jornada da Primeira Liga. Defesa-central viu cartão vermelho.