O importante papel dos extremos interiores | Sporting CP

- Advertisement -

A tática implementada por Rúben Amorim tem várias particularidades. Se por um lado, os alas têm um papel fundamental no processo ofensivo e defensivo da equipa (como referi num artigo anterior), os extremos interiores do Sporting CP são também peças fulcrais no jogo leonino.

O 3-4-3 tem dado muitas alegrias aos adeptos sportinguistas. É uma tática em que os jogadores que atuam nessa posição, quando recebem a bola, estão já em zonas interiores do campo, algo que pode ser incompatível com um extremo de origem. Atletas que gostem de partir a sua ação ofensiva na linha lateral do campo, como é o caso de Gonzalo Plata, não encontram o seu melhor futebol, quando obrigados a começar no meio.

Os alas dão largura nas extremidades, algo que permite aos três da frente aproximarem-se mais das zonas de concretização e este fator é visível nas estatísticas desta época. Ao todo, os extremos Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Jovane Cabral e Tabata somam 28 golos apontados, número que representa cerca de metade de todos os tentos executados pela equipa leonina nas competições em que participou.

Atualmente, Pedro “Pote” Gonçalves é o melhor marcador do campeonato
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Rúben Amorim pede aos extremos dois tipos de movimentos: apoio e rutura. Pote e Tabata são jogadores criativos, com técnica acima da média e com qualidade de passe suficiente para baixar, criando a dinâmica do terceiro médio, enquanto que Nuno Santos e Jovane são indicados para fazer desmarcações nas costas da defesa adversária. Apesar das características que mencionei, que, na minha ótica, são adequadas para aqueles jogadores em específico, os movimentos são partilhados por todos os atletas que atuam como extremos interiores, de forma a baralhar e desequilibrar a equipa contrária.

Penso que, a par com o meio-campo, a posição de extremo interior é onde o Sporting CP está mais bem servido. Tem jogadores capazes de atender às indicações de Rúben Amorim, e, como é visível, têm sido fundamentais para o sucesso da equipa, contribuindo com golos e assistências. Basta ver que o melhor marcador da equipa é Pote, com 14 golos no Campeonato Português, e o atleta com mais assistências é Nuno Santos, contando com oito na totalidade.

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Álvaro Pacheco responde ao Bola na Rede: «Percebemos as soluções que podíamos ter para anular o que o Samu provoca à linha defensiva»

Álvaro Pacheco analisou a vitória do Casa Pia sobre o FC Porto por 2-1. Técnico respondeu ao Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mercado fechado: Clubes da Primeira Liga fizeram as últimas inscrições

A Liga Portugal anunciou as últimas inscrições feitas pelos clubes da Primeira e Segunda Liga no mercado de janeiro. Estes são os reforços confirmados até as 24h.

Benfica é o único clube invicto nas principais ligas europeias

Com a derrota do FC Porto frente ao Casa Pia, o Benfica tornou-se a única equipa das principais ligas europeias sem derrotas no campeonato.

Jérémy Jacquet vai rumar ao Liverpool no próximo verão aa troco de 70 milhões de euros

Jéremy Jacquet tornou-se um dos defesas mais caros da história do futebol com a transferência de 70 milhões de euros do Rennes para o Liverpool.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Pacheco: «Para mim, o FC Porto é uma das equipas que melhor joga»

Álvaro Pacheco analisou o desfecho do Casa Pia x FC Porto. O duelo encerrou a 20.ª jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli: «O Rodrigo Mora poderia ter entrado, mas o Martim Fernandes saiu ao intervalo»

Francesco Farioli analisou o desfecho do Casa Pia x FC Porto. O duelo encerrou a 20.ª jornada da Primeira Liga.

FC Porto tem baixa de peso confirmada para o Clássico contra o Sporting

O FC Porto perdeu com o Casa Pia em Rio Maior. William Gomes foi expulso e é baixa confirmada para o Clássico contra o Sporting.