O Indiscutível Sporting em Portugal

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Já em outros artigos esclareci a minha posição relativamente ao meu apoio incondicional às equipas portuguesas nas competições europeias e acho que todo o português devia fazê-lo. Fiquei feliz pelo apuramento do SC Braga e do SL Benfica, e espero que tanto o Shakhtar como o Bayern sejam as próximas vítimas. No entanto, após a grande vitória do SC Braga sobre o Fenerbahce, começaram a chover de novo as piadas clubísticas e o azedume da rivalidade.

Em vez de se aplaudir a equipa bracarense, pelo contrário, assobia-se àqueles que não jogaram. O problema é que quem leva este tipo de rivalidades ao extremo do irracional corre sempre o risco de parecer estúpido e de expor a sua própria ignorância.

Os quatro golos que ditaram a vitória do SC Braga sobre a equipa turca ditaram também uma das frases mais ignorantes do futebol português. “O único Sporting que representa Portugal é o Sporting de Braga”, afirmavam alguns adeptos benfiquistas nas redes sociais, adeptos esses que como se sabe são tremendamente simpatizantes do SC Braga. Pelo menos quando lhes convém. Ora aqui está toda a ignorância exposta em nome do clubismo, porque dizer que o Sporting CP é um clube que não representa o seu país é afirmar de facto toda a sua ignorância enquanto ser potencialmente racional. Basta olharmos para a selecção portuguesa.

Claro que o intuito da piada era relativo às competições europeias, tudo bem, mas a língua portuguesa não é feita para bons entendedores, e quando se diz que o Sporting CP não representa Portugal não se está a fazer apenas uma afirmação triste; está-se a menosprezar e desrespeitar o clube que forma os melhores jogadores nacionais e dos melhores do Mundo e que mais jogadores dá à selecção portuguesa. Porque, mesmo sendo uma piada, é uma mentira sem fundamento.

 O Sporting CP continuará a fornecer os melhores talentos para a selecção A, Tobias e Ruben são apenas dois de muitos Fonte: Sporting CP
O Sporting CP continuará a fornecer os melhores talentos para a selecção A. Tobias e Ruben são apenas dois de muitos
Fonte: Sporting CP

Os jogos de preparação contra a Bulgária e contra a Bélgica deixaram, penso eu, bem claro que não existe selecção de qualidade sem evidenciar os jogadores do Sporting. Se Paulo Bento já tinha dado tudo como seleccionador, também o futebol que a equipa praticava ao comando de Fernando Santos não me tinha convencido. No entanto, a primeira parte com a Bélgica foi composta pelos melhores 45 minutos que vi a selecção portuguesa fazer nos últimos tempos, e para isso bastou utilizar aqueles que têm de estar indiscutivelmente no meio campo titular, Adrien e João Mário. Dou o benefício da dúvida perante a opção entre William e Danilo porque são os dois muito equivalentes, mas o meio campo tem de ser sportinguista para conseguirmos ter uma selecção segura.

Isto porque na selecção portuguesa as características de Adrien só podem ser equiparadas às de Renato Sanches, mas o jovem talento benfiquista ainda vai ter de esperar, trabalhar, evoluir e amadurecer para conseguir dar ao jogo aquilo que Adrien dá. João Mário é simplesmente incomparável.

António Ramos
António Ramoshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, viu a avó oferecer uma carteira do Sporting a um primo, e disse que também queria uma. "Mas tu não és do Sporting" respondeu-lhe a avó. Sou sim! contrariou o miúdo. E aí foi criado um pacto, Sporting, até que a morte nos separe.                                                                                                                                                 O António não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Adana Demirspor afunda-se na Turquia e termina época com -54 pontos e 169 golos sofridos: eis o porquê

Clube turco acaba com um registo profundamente negativo que reflete uma época marcada por castigos e fragilidades competitivas.

Diogo Dalot após a vitória frente ao Liverpool: «Muito feliz pela qualificação para a Champions League»

Em declarações à sua assessoria de imprensa, Diogo Dalot refletiu sobre o triunfo do Manchester United diante do Liverpool.

Jaime Faria perde final do Challenger de Mauthausen após reviravolta

Jaime Faria saiu derrotado este domingo na final do Challenger de Mauthausen, na Áustria, depois de um duelo frente a Roman Safiullin.

Thun faz história e conquista o primeiro título na Suíça ao regressar à elite

O Thun sagrou-se campeão da Suíça pela primeira vez na sua história, num feito alcançado na época de regresso à primeira divisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Começo demolidor acaba em desilusão | Famalicão 2-2 Benfica

O fulgor inicial do Benfica foi diluído numa saída de cabeça baixa, com um resultado que não só sabe a pouco, como abre portas a uma luta acesa com o Sporting por um lugar na Champions League.

Gil Vicente empata a zeros contra o Rio Ave e não aproveita tropeço do Famalicão na luta pelo 5º lugar

Não houve golos no empate entre o Rio Ave e o Gil Vicente. Gilistas não conseguiram apanhar o Famalicão na tabela.

Consagração sem travão na Luz | Benfica 3-1 Sporting

O Benfica entrou em campo com o Hexacampeonato já garantido. Não haverá, no final da época, assim tantas exibições memoráveis em que uma equipa com o título no bolso decida não puxar o 'travão de mão'.