📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O João “Dário” de Alvalade

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Numa semana em que a vitória expressiva ditou mais uma vez a grandeza dentro de campo, eu venho falar de algo que aconteceu durante a primeira parte do Arouca e que criou um enigma durante todo o tempo – a campanha anticontrafação.

Como estudante de comunicação e apreciadora de qualquer boa estratégia no desporto, esta chamou-me a atenção. Enquanto estava a ver o jogo com uns amigos, interrogávamo-nos sobre a origem desta situação. Uns acreditavam que, por ser dia do pai, seria uma estratégia para incluir a letra do respetivo parente. Acabámos por perceber que não era esse o motivo e, entre umas piadas sobre a forma de falar de Jesus e a sua peculiar forma de pronunciar o nome dos jogadores, lembrei-me de fazer uma pequena pesquisa na Internet. NADA, absolutamente nada, sobre o facto de haver um “João Dário” no onze dos leões.

Tentei outra vez, desta feita no site, no Facebook e nas redes sociais do Sporting. O resultado foi o mesmo. Acabei então por assistir ao jogo até ao intervalo (e que gozo me deu!); ao intervalo, sim, apareceu a desejada resposta: isto tudo foi uma campanha contra a contrafação de camisolas dos jogadores. E eu pensei: «Que génio!». É fácil contar o número de campanhas que poderão não resultar, ainda por cima tendo sido feita de forma tão pública como foi; no entanto, volto a repetir: foi uma jogada de génio!

Deu-me bastante gozo ver jornais completamente ‘às escuras’ sobre o tema de que se poderia tratar e a criar um burburinho por toda a gente, adepta e não-adepta; todos a quererem saber o porquê de ser Patríssio e não Patrício, Eslimani e não Slimani. Com um pequeno gesto, tornou-se viral uma ação que prejudica não só o Sporting mas todos os clubes em geral.

Três dos jogadores que viram os nomes alterados: Guterres, Eslimani e Brian, respetivamente Fonte: Sporting CP
Três dos jogadores que viram os nomes alterados: Guterres, Eslimani e Brian, respetivamente
Fonte: Sporting CP

Assim, acho que, em termos de campanhas, estamos ao nível do topo europeu, fazendo chegar as nossas crenças mais longe. De repente, lembro-me de uma campanha do Bayern Munique que, apesar de ser de carácter humanitário, se parece bastante com esta, devido à mensagem simples. Essa esteve relacionada com as vagas de refugiados que começavam a aparecer na Europa. Outra, mais relacionada com a vertente do marketing, é a do FC Barcelona, em conjunto com a Qatar Airlines, no anúncio da parceria da companhia aérea com o clube, numa viagem para a ilha do FC Barcelona. Outra, da mesma equipa, é a que faz por aproximar o clube às pessoas da cidade, fazendo uma paragem de autocarro com uma parte que simula o banco de suplentes, para que todos apanhem ‘o autocarro do FC Barcelona’.

Em termos de criatividade, estamos lá! Estamos junto dos grandes! E não é só dentro de campo que precisamos de mostrar a nossa grandeza. É também com as atitudes fora dele! Assim, o Sporting é um clube que se dá ao respeito, em termos de comunicação, e, apesar de isso não fazer com que ganhemos títulos, orgulho-me de pertencer a um clube que defende não só os seus interesses mas também os dos seus adeptos.

Por isso, em Alvalade e em qualquer outra parte do mundo onde envergamos as cores do Sporting, dizemos: “Não à contrafação”.

Foto de Capa: Sporting CP

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Donald Trump vai receber Cristiano Ronaldo na Casa Branca nesta terça-feira

Cristiano Ronaldo vai ser recebido na Casa Branca nesta terça-feira. O avançado português vai encontrar-se com Donald Trump.

Manchester United prepara proposta de 200 milhões de euros por estrela do Real Madrid

O Manchester United está a preparar uma oferta de 200 milhões de euros para contratar Vinicius Júnior. O Real Madrid não descarta uma possível saída.

Sebastian Szymanski pode deixar Fenerbahçe já em janeiro

O Lyon está interessado em contratar Sebastian Szymanski ao Fenerbahçe. Paulo Fonseca disputa o atleta com mais 3 equipas da Bundesliga.

Pote de Portugal no Mundial 2026 está praticamente fechado

Portugal vai fazer parte do Mundial 2026, sendo que a seleção está perto de conhecer os restantes países que não pode enfrentar na fase de grupos.

PUB

Mais Artigos Populares

Franjo Ivanovic descontente no Benfica mas tem a porta do mercado de janeiro fechada (de acordo com a lei)

Franjo Ivanovic está descontente com a falta de minutos ao serviço do Benfica. O croata não pode deixar o emblema da Luz.

Bruno Romão acompanha Filipe Coelho e é o novo treinador adjunto na Universitatea Craiova da Roménia

Bruno Romão vai trabalhar ao lado de Filipe Coelho na Universitatea Craiova. O técnico português assumiu o cargo de treinador adjunto.

Bayern Munique e Borussia Dortmund disputam jovem belga do Anderlecht 

Nathan de Cat tem Bayern Munique e Borussia Dortmund a competir pela sua contratação. O jovem belga pertence aos quadros do Anderlecht.