O João “Dário” de Alvalade

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Numa semana em que a vitória expressiva ditou mais uma vez a grandeza dentro de campo, eu venho falar de algo que aconteceu durante a primeira parte do Arouca e que criou um enigma durante todo o tempo – a campanha anticontrafação.

Como estudante de comunicação e apreciadora de qualquer boa estratégia no desporto, esta chamou-me a atenção. Enquanto estava a ver o jogo com uns amigos, interrogávamo-nos sobre a origem desta situação. Uns acreditavam que, por ser dia do pai, seria uma estratégia para incluir a letra do respetivo parente. Acabámos por perceber que não era esse o motivo e, entre umas piadas sobre a forma de falar de Jesus e a sua peculiar forma de pronunciar o nome dos jogadores, lembrei-me de fazer uma pequena pesquisa na Internet. NADA, absolutamente nada, sobre o facto de haver um “João Dário” no onze dos leões.

Tentei outra vez, desta feita no site, no Facebook e nas redes sociais do Sporting. O resultado foi o mesmo. Acabei então por assistir ao jogo até ao intervalo (e que gozo me deu!); ao intervalo, sim, apareceu a desejada resposta: isto tudo foi uma campanha contra a contrafação de camisolas dos jogadores. E eu pensei: «Que génio!». É fácil contar o número de campanhas que poderão não resultar, ainda por cima tendo sido feita de forma tão pública como foi; no entanto, volto a repetir: foi uma jogada de génio!

Deu-me bastante gozo ver jornais completamente ‘às escuras’ sobre o tema de que se poderia tratar e a criar um burburinho por toda a gente, adepta e não-adepta; todos a quererem saber o porquê de ser Patríssio e não Patrício, Eslimani e não Slimani. Com um pequeno gesto, tornou-se viral uma ação que prejudica não só o Sporting mas todos os clubes em geral.

Três dos jogadores que viram os nomes alterados: Guterres, Eslimani e Brian, respetivamente Fonte: Sporting CP
Três dos jogadores que viram os nomes alterados: Guterres, Eslimani e Brian, respetivamente
Fonte: Sporting CP

Assim, acho que, em termos de campanhas, estamos ao nível do topo europeu, fazendo chegar as nossas crenças mais longe. De repente, lembro-me de uma campanha do Bayern Munique que, apesar de ser de carácter humanitário, se parece bastante com esta, devido à mensagem simples. Essa esteve relacionada com as vagas de refugiados que começavam a aparecer na Europa. Outra, mais relacionada com a vertente do marketing, é a do FC Barcelona, em conjunto com a Qatar Airlines, no anúncio da parceria da companhia aérea com o clube, numa viagem para a ilha do FC Barcelona. Outra, da mesma equipa, é a que faz por aproximar o clube às pessoas da cidade, fazendo uma paragem de autocarro com uma parte que simula o banco de suplentes, para que todos apanhem ‘o autocarro do FC Barcelona’.

Em termos de criatividade, estamos lá! Estamos junto dos grandes! E não é só dentro de campo que precisamos de mostrar a nossa grandeza. É também com as atitudes fora dele! Assim, o Sporting é um clube que se dá ao respeito, em termos de comunicação, e, apesar de isso não fazer com que ganhemos títulos, orgulho-me de pertencer a um clube que defende não só os seus interesses mas também os dos seus adeptos.

Por isso, em Alvalade e em qualquer outra parte do mundo onde envergamos as cores do Sporting, dizemos: “Não à contrafação”.

Foto de Capa: Sporting CP

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: confirmada a saída de jogador da equipa B

O FC Porto anunciou que João Moreira está de regresso ao São Paulo, deixando a equipa B do emblema do Dragão.

Jogador do Getafe ao ataque contra Antonio Rudiger: «Se fosse ao contrário, teria recebido 10 jogos de suspensão. Vocês viram como ele quase afastou...

Diego Rico deixou um forte ataque contra Antonio Rudiger, depois do alemão ter entrado com violência sobre o espanhol.

Viktor Gyokeres: «Felizmente conseguimos terminar em primeiro lugar em ambas as épocas em que estive no Sporting»

Viktor Gyokeres assumiu que foi fantástico conquistar dois campeonatos ao serviço do Sporting. O avançado pertence ao Arsenal.

Ataques no Médio Oriente ameaçam Finalíssima e jogo entre Espanha e Argentina pode vir a ser organizado noutro local

Os ataques no Médio Oriente colocam em sério risco a Finalíssima entre Espanha e Argentina no Qatar. Perante o fecho do espaço aéreo, Miami e Londres são as principais alternativas da UEFA e CONMEBOL para acolher a prova.

PUB

Mais Artigos Populares

Tensão no Médio Oriente pode afastar Irão do Mundial’2026 e já há 2 seleções à espreita para ocupar a possível vaga

A participação da seleção do Irão está em dúvida devido à tensão no Médio Oriente, garante presidente da federação iraniana. Iraque e Emirados Árabes Unidos na calhar para herdar a vaga.

Sporting com baixa surpresa para encontro frente ao FC Porto

Zeno Debast vai falhar a partida entre o Sporting e o FC Porto, que está marcada para a noite desta terça-feira.

Alta tensão no Real Madrid: Jogadores perderam a paciência com Álvaro Arbeloa

Álvaro Arbeloa chegou ao plantel principal do Real Madrid para substituir Xabi Alonso, mas já perdeu a confiança dos jogadores.