O João “Dário” de Alvalade

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Numa semana em que a vitória expressiva ditou mais uma vez a grandeza dentro de campo, eu venho falar de algo que aconteceu durante a primeira parte do Arouca e que criou um enigma durante todo o tempo – a campanha anticontrafação.

Como estudante de comunicação e apreciadora de qualquer boa estratégia no desporto, esta chamou-me a atenção. Enquanto estava a ver o jogo com uns amigos, interrogávamo-nos sobre a origem desta situação. Uns acreditavam que, por ser dia do pai, seria uma estratégia para incluir a letra do respetivo parente. Acabámos por perceber que não era esse o motivo e, entre umas piadas sobre a forma de falar de Jesus e a sua peculiar forma de pronunciar o nome dos jogadores, lembrei-me de fazer uma pequena pesquisa na Internet. NADA, absolutamente nada, sobre o facto de haver um “João Dário” no onze dos leões.

Tentei outra vez, desta feita no site, no Facebook e nas redes sociais do Sporting. O resultado foi o mesmo. Acabei então por assistir ao jogo até ao intervalo (e que gozo me deu!); ao intervalo, sim, apareceu a desejada resposta: isto tudo foi uma campanha contra a contrafação de camisolas dos jogadores. E eu pensei: «Que génio!». É fácil contar o número de campanhas que poderão não resultar, ainda por cima tendo sido feita de forma tão pública como foi; no entanto, volto a repetir: foi uma jogada de génio!

Deu-me bastante gozo ver jornais completamente ‘às escuras’ sobre o tema de que se poderia tratar e a criar um burburinho por toda a gente, adepta e não-adepta; todos a quererem saber o porquê de ser Patríssio e não Patrício, Eslimani e não Slimani. Com um pequeno gesto, tornou-se viral uma ação que prejudica não só o Sporting mas todos os clubes em geral.

Três dos jogadores que viram os nomes alterados: Guterres, Eslimani e Brian, respetivamente Fonte: Sporting CP
Três dos jogadores que viram os nomes alterados: Guterres, Eslimani e Brian, respetivamente
Fonte: Sporting CP

Assim, acho que, em termos de campanhas, estamos ao nível do topo europeu, fazendo chegar as nossas crenças mais longe. De repente, lembro-me de uma campanha do Bayern Munique que, apesar de ser de carácter humanitário, se parece bastante com esta, devido à mensagem simples. Essa esteve relacionada com as vagas de refugiados que começavam a aparecer na Europa. Outra, mais relacionada com a vertente do marketing, é a do FC Barcelona, em conjunto com a Qatar Airlines, no anúncio da parceria da companhia aérea com o clube, numa viagem para a ilha do FC Barcelona. Outra, da mesma equipa, é a que faz por aproximar o clube às pessoas da cidade, fazendo uma paragem de autocarro com uma parte que simula o banco de suplentes, para que todos apanhem ‘o autocarro do FC Barcelona’.

Em termos de criatividade, estamos lá! Estamos junto dos grandes! E não é só dentro de campo que precisamos de mostrar a nossa grandeza. É também com as atitudes fora dele! Assim, o Sporting é um clube que se dá ao respeito, em termos de comunicação, e, apesar de isso não fazer com que ganhemos títulos, orgulho-me de pertencer a um clube que defende não só os seus interesses mas também os dos seus adeptos.

Por isso, em Alvalade e em qualquer outra parte do mundo onde envergamos as cores do Sporting, dizemos: “Não à contrafação”.

Foto de Capa: Sporting CP

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva responde ao Bola na Rede: «Tendo extremos e jogadores da frente que consigam criar e ser fortes no 1X1, o Dahl, vindo...

Marco Silva analisou o encontro da 4.ª jornada que terminou com a vitória do Benfica sobre o Estoril Praia. Treinador respondeu ao Bola na Rede.

Vasco Matos responde ao Bola na Rede: «O Benfica deixa o Dahl mais baixo e constrói a 3, para explorar o 1X1 do Prestianni....

Vasco Matos analisou o encontro da 4.ª jornada que terminou com a vitória do Benfica sobre o Estoril Praia. Treinador respondeu ao Bola na Rede.

FC Porto oficializa lateral esquerdo que vem da Premier League: eis os detalhes

Souza é o mais recente reforço do FC Porto. Defesa brasileiro chega ao Dragão por empréstimo do Tottenham até ao final da temporada.

Custou 70 milhões de euros e vai ser emprestado pelo Chelsea ao Tottenham

Mykhaylo Mudryk vai ter novo clube na Premier League. Extremo será emprestado pelo Chelsea ao Tottenham neste verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona volta a golear e há 3 jogadores com bis: eis os resultados da La Liga

O Barcelona goleou em casa o Rayo Vallecano por 5-2 na terceira jornada da La Liga. Houve bis de Raphinha, Lamine Yamal e de Sergio Camello.

Tiago Margarido: «O Vitória ainda não chegou aos resultados exigidos pelos adeptos»

Tiago Margarido reagiu ao resultado do dérbi do Minho da quarta jornada da Primeira Liga, entre Braga e Vitória SC.

Carlos Vicens: «A equipa não acusou o desgaste e fez uma grande primeira parte»

Carlos Vicens reagiu ao resultado do dérbi do Minho da quarta jornada da Primeira Liga, entre Braga e Vitória SC.