O “pragmatismo” de Jesus será real?

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Muito se fala que Jorge Jesus está a querer ganhar qualquer jogo, custe o que custar e não se importa de colocar o futebol espectáculo de parte, em prol do pragmatismo e eficácia. Mas será que isso é totalmente verdade?

Esta época o Sporting Clube de Portugal ainda só conta com três derrotas (todas elas na Liga dos Campeões) – duas contra o Barcelona e uma contra a Juventus. Duas delas foram pela margem mínima e somente uma por duas bolas (em Camp Nou). Dos 32 jogos oficiais, três foram derrotas (9,4% dos jogos), oito foram empates (25%), oito foram vitórias por um golo de diferença (25%) e treze partidas foram por duas ou mais bolas de diferença (40,6% dos jogos).

Dessas 32 partidas, somente em cinco delas os leões não marcaram qualquer golo (duas contra o Barcelona, Steaua Bucareste na qualificação para a Liga dos Campeões, Marítimo para a Taça CTT e FC Porto para a Liga NOS).

Se no campo ofensivo, no que diz respeito a marcar golos, o registo verde-e-branco é claramente positivo, já no que diz respeito ao defensivo, uma das melhores defesas do Sporting de que me lembro sofre golos em mais de 50% dos jogos. Em 56,25% dos jogos sofreu um ou mais golos (um golo sofrido em treze partidas, mais que um golo em cinco jogos). Em catorze jogos (43,75%) não sofreu qualquer golo. E atenção a um factor importante, dos cinco jogos onde sofremos mais que um golo, destacam-se o Feirense e o ARC Oleiros. Contra o Olympiacos a ganhar por três bolas de diferença sofremos dois golos nos últimos minutos (depois do minuto 89) e depois sofremos dois golos dos “normais” Barcelona e Juventus. O Sporting tem facilitado na defesa em alguns jogos, o que tem levado a ligeiros tremores desnecessários.

Rodrigo Battaglia é o jogador mais utilizado por Jorge Jesus no campeonato com 30 jogos (2055 minutos), mas não é o que conta com mais minutos. Nesse ranking quer Rui Patrício, quer Coates contam com 2520 minutos em 28 jogos Fonte: Sporting Clube de Portugal
Rodrigo Battaglia é o jogador mais utilizado por Jorge Jesus no campeonato com 30 jogos (2055 minutos), mas não é o que conta com mais minutos. Nesse ranking, quer Rui Patrício, quer Coates contam com 2520 minutos em 28 jogos
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Esta época, Jorge Jesus já utilizou trinta jogadores do seu plantel (incluindo a Equipa B), sendo que apenas catorze jogadores foram utilizados em 50% ou mais dos jogos disputados (dezasseis jogos) e somente treze jogaram mais de mil minutos. O tal “pragmatismo” de que se fala de Jorge Jesus não é assim tão fácil de evidenciar. O treinador leonino quer ganhar todas as competições onde está inserido e para tal não prescinde dos seus melhores jogadores e tem um bom registo ofensivo.

Para o ataque ao título ser eficaz, basta agora com um ligeiro acerto na defesa e a glória começa a estar cada vez mais próxima.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Pedro Miguel Silva
Pedro Miguel Silvahttp://www.bolanarede.pt
Seja fisicamente, seja em pensamento, seja com uma caneta na mão, "O Sporting é o nosso grande amor!".                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atalanta leva a melhor sobre o Nápoles para a Serie A

A Atalanta recebeu e venceu o Nápoles por 2-1 durante este domingo, num encontro a contar para a 26.ª jornada da Serie A.

Atlético Madrid quer mais um defesa esquerdo e vai oferecer 45 milhões de euros por jogador espanhol

O Atlético Madrid deseja reforçar o lado esquerdo da defesa. Carlos Romero, lateral do Espanyol, é alvo dos colchoneros.

Palmeiras permite saída de jogador após o Mundial 2026: brasileiros querem 40 milhões de euros

O Palmeiras não descarta uma saída de Flaco López no mercado de verão, mas quer receber 40 milhões de euros pelo avançado.

Real Madrid prepara-se para exercer cláusulas de recompra: 3 jogadores devem regressar por apenas 27 milhões de euros

O Real Madrid quer contar com três jogadores no seu plantel da próxima temporada: Jacobo Ramón, Chema Andrés e Nico Paz.

PUB

Mais Artigos Populares

Marca impressionante: Cristiano Ronaldo chega aos 500 golos depois dos 30 anos e já ultrapassou esse número

Desde que completou os 30 anos que Cristiano Ronaldo marcou 501 golos. Marca dos 500 superada na vitória do Al Nassr sobre o Al Hazem.

Barcelona investe 300 mil euros em jogadora e bate recorde

O Barcelona deve confirmar em breve a contratação de Julia Torres. A defesa é considerada uma grande promessa no futebol espanhol.

Palmeiras pode encher os seus cofres: jogador apontado à Europa por 60 milhões de euros

Vitor Roque pode regressar ao futebol europeu num dos próximos mercados. O jogador representa o Palmeiras de Abel Ferreira.