📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O “pragmatismo” de Jesus será real?

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Muito se fala que Jorge Jesus está a querer ganhar qualquer jogo, custe o que custar e não se importa de colocar o futebol espectáculo de parte, em prol do pragmatismo e eficácia. Mas será que isso é totalmente verdade?

Esta época o Sporting Clube de Portugal ainda só conta com três derrotas (todas elas na Liga dos Campeões) – duas contra o Barcelona e uma contra a Juventus. Duas delas foram pela margem mínima e somente uma por duas bolas (em Camp Nou). Dos 32 jogos oficiais, três foram derrotas (9,4% dos jogos), oito foram empates (25%), oito foram vitórias por um golo de diferença (25%) e treze partidas foram por duas ou mais bolas de diferença (40,6% dos jogos).

Dessas 32 partidas, somente em cinco delas os leões não marcaram qualquer golo (duas contra o Barcelona, Steaua Bucareste na qualificação para a Liga dos Campeões, Marítimo para a Taça CTT e FC Porto para a Liga NOS).

Se no campo ofensivo, no que diz respeito a marcar golos, o registo verde-e-branco é claramente positivo, já no que diz respeito ao defensivo, uma das melhores defesas do Sporting de que me lembro sofre golos em mais de 50% dos jogos. Em 56,25% dos jogos sofreu um ou mais golos (um golo sofrido em treze partidas, mais que um golo em cinco jogos). Em catorze jogos (43,75%) não sofreu qualquer golo. E atenção a um factor importante, dos cinco jogos onde sofremos mais que um golo, destacam-se o Feirense e o ARC Oleiros. Contra o Olympiacos a ganhar por três bolas de diferença sofremos dois golos nos últimos minutos (depois do minuto 89) e depois sofremos dois golos dos “normais” Barcelona e Juventus. O Sporting tem facilitado na defesa em alguns jogos, o que tem levado a ligeiros tremores desnecessários.

Rodrigo Battaglia é o jogador mais utilizado por Jorge Jesus no campeonato com 30 jogos (2055 minutos), mas não é o que conta com mais minutos. Nesse ranking quer Rui Patrício, quer Coates contam com 2520 minutos em 28 jogos Fonte: Sporting Clube de Portugal
Rodrigo Battaglia é o jogador mais utilizado por Jorge Jesus no campeonato com 30 jogos (2055 minutos), mas não é o que conta com mais minutos. Nesse ranking, quer Rui Patrício, quer Coates contam com 2520 minutos em 28 jogos
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Esta época, Jorge Jesus já utilizou trinta jogadores do seu plantel (incluindo a Equipa B), sendo que apenas catorze jogadores foram utilizados em 50% ou mais dos jogos disputados (dezasseis jogos) e somente treze jogaram mais de mil minutos. O tal “pragmatismo” de que se fala de Jorge Jesus não é assim tão fácil de evidenciar. O treinador leonino quer ganhar todas as competições onde está inserido e para tal não prescinde dos seus melhores jogadores e tem um bom registo ofensivo.

Para o ataque ao título ser eficaz, basta agora com um ligeiro acerto na defesa e a glória começa a estar cada vez mais próxima.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Pedro Miguel Silva
Pedro Miguel Silvahttp://www.bolanarede.pt
Seja fisicamente, seja em pensamento, seja com uma caneta na mão, "O Sporting é o nosso grande amor!".                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.