O que pode mudar com o retorno de Slimani?

    O tão esperado regresso de Islam Slimani a Alvalade concretizou-se, no último dia do mercado de inverno. O argelino rescindiu com os franceses do Olympique Lyonnais e assinou pelo Sporting CP até junho de 2023.

    Embora no início da temporada Rúben Amorim não tenha mostrado especial interesse na contratação do avançado de 33 anos, a verdade é que, com a cedência de Tiago Tomás ao Stuttgart FC, foi ele o escolhido para colmatar a ausência do jovem avançado formado em Alcochete.

    Características do jogador

    Comparativamente ao Slimani que saiu de Alvalade em 2016, existem alguns pontos a diferenciar do atual. Muito por estar já na casa dos 30, parece não revelar o pulmão e a explosão de outros tempos. A principal dúvida nesta contratação é se o ritmo competitivo do argelino é compatível com a pressão intensa que o Sporting CP exerce sobre o adversário.

    De resto, as mesmas qualidades se destacam. Islam é um autêntico “animal” de área, continuando muito forte na finalização, sobretudo de cabeça. Oferece profundidade ao jogo da sua equipa, mas a principal evolução, desde que embarcou em aventuras por essa Europa fora, foi no jogo de apoios frontais. Não sendo tão forte como Paulinho, Rúben Amorim pode contar com mais um atleta para segurar jogo de costas para a baliza, esperando a oportunidade de desmarcação dos extremos interiores.

    Sli
    Fonte: Sporting CP

    Como vai encaixar no sistema de Amorim?

    O treinador do Sporting CP explicou, em parte, o que levou à contratação de Islam Slimani. O treinador leonino, sempre muito lúcido e esclarecedor nas suas conferências de imprensa, afirmou que o facto de o Sporting jogar mais subido no terreno do que o ano passado pede um avançado mais forte na finalização e no jogo aéreo, ao invés de um que procure a profundidade nas costas da linha defensiva adversária. Como esse espaço existe muito menos vezes, as oportunidades de Tiago Tomás foram se escasseando.

    Slimani era o tipo de avançado de que o Sporting CP necessitava e nunca teve com Rúben Amorim: o goleador forte no jogo aéreo. Paulinho é competente a descer para o meio-campo, combinando com os colegas de equipa e criando espaço para os outros dois da frente chegarem a zonas de finalização. Com Slimani, a equipa leonina ganha um avançado com características muito diferentes, capaz de corresponder à larga quantidade de cruzamentos que os alas disponibilizam aos homens na grande área.

    Em situação de aflição, e muitas vezes por recurso, Sebastían Coates é chamado à grande área adversária como a grande no jogo aéreo. Na temporada passada, esta estratégia resultou. O capitão leonino “ofereceu” os três pontos aos leões por inúmeras ocasiões. Como esta época a estratégia não está a ser eficaz, Rúben Amorim percebeu que a “opção Coates” para fazer esse papel é curta para quem deseja revalidar o título de campeão nacional. Slimani será a referência na área, quando o Sporting CP decidir atuar com cruzamentos mais largos em direção à grande área adversária.

    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    A ligação emocional ao Sporting CP

    Não só de questões táticas vive uma equipa de futebol. A reação dos adeptos leoninos à chegada do internacional argelino a Lisboa revela que é um jogador muito acarinhado no seio do Sporting CP, e que este é um momento há muito tempo esperado.

    Ora, se por um lado as expetativas podem estar “demasiado” altas pelos tempos áureos que Slimani viveu em Alvalade, a ligação forte entre o jogador e os sócios e simpatizantes do clube vai de certeza motivar o atleta a demonstrar a sua melhor faceta.

    Dizem que nunca se deve voltar à casa onde se foi feliz. Cabe a Slimani contrariar essa ideia, e aos sportinguistas aceitar que terão um reforço de muita qualidade, mas também com diferenças em relação ao Slimani de 2016.

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Miguel Gato
    Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
    Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.