Última horaAinda agora renovou: William Gomes na lista de colosso da Premier League
Publicidade

O regresso de Nani: não há duas sem três… será que desta é de vez?

Guilherme Anastácio · 2 min

O regresso de Nani: não há duas sem três… será que desta é de vez?
Foto: Sporting Clube de Portugal

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

É mesmo verdade: o homem do mortal está mesmo de volta!

Após uma época de pouco sucesso na Lazio, que o deixou de fora dos convocados de Fernando Santos para o Mundial na Rússia, Luís Carlos Almeida da Cunha, ou Nani se preferir, está de regresso a casa. Impera agora a pergunta: será para relançar a carreira ou para terminar em beleza?

Analisemos então aquilo que foi a carreira de Nani e o atual momento da mesma. Lançado por Peseiro em 2005, técnico que encontrará agora na turma de Alvalade, Nani rapidamente se evidenciou como uma das muitas pérolas fabricadas em Alcochete. Um ano depois, lançado por Luiz Felipe Scolari, Nani fez a estreia em jogos pela seleção A numa partida frente à Dinamarca. O extremo aproveitou logo a oportunidade e estreou-se também a marcar pela seleção. Já em 2007, Nani protagonizou uma transferência milionária: quatro anos depois de ter pescado em Alvalade (com a contratação de Ronaldo), Sir Alex Ferguson desembolsou 25 milhões de euros para contar com o extremo nascido na Amadora.

Nani seguia assim as pegadas de Cristiano Ronaldo ao prosseguir a carreira em Old Trafford. Logo no primeiro ano, venceu a Liga dos Campeões e marcou no desempate de grande penalidade na final contra o Chelsea. Porém, a partir daí, Nani mergulhou numa maré de lesões, que nunca mais o deixou ser o jogador de outrora. Mesmo com o lugar garantido na seleção, foi perdendo espaço entre os prediletos de Alex Ferguson.

Os adeptos leoninos estão deliciados com o regresso do extremo
Fonte: Sporting Clube de Portugal

No ano de 2014, com o claro objetivo de relançar a sua carreira, Nani voltou ao Sporting, então treinado por Marco Silva. Rapidamente se assumiu como uma das vozes da equipa e a época até lhe correu bem: venceu a Taça de Portugal e realizou 37 jogos. Porém, no ano seguinte, não conquistou um lugar no plantel do Manchester United e acabou por ingressar no Fenerbahçe. Já na equipa turca, Nani acabou por marcar doze golos em 47 partidas.

Em 2016, durante o Europeu em que foi campeão europeu e capitão na final, Nani foi anunciado como jogador do Valência. Esperava-se que Nani tivesse já a sua carreira bem relançada, mas a época em Espanha não lhe correu bem: novamente atormentado pelas lesões, realizou apenas 26 jogos e marcou por cinco ocasiões. Apenas um ano depois, Nani foi emprestado à Lazio e aí obteve números manifestamente reduzidos: marcou três golos e participou apenas em dezoito jogos da turma romana.

Ao analisar estes números, é percetível que Nani não está no auge da sua carreira. No entanto parece ser ainda bem capaz de ajudar a equipa que o formou. Para os adeptos é bom ver que enquanto uns fogem, outros vêm para ajudar o clube que os criou.

Resta assim a interrogação: é para recomeçar ou para acabar?

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

artigo revisto por: Ana Ferreira

Guilherme Anastácio

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quando os outsiders deixam de pedir licença | Premier League

Há uma altura em todas as épocas em que olhamos para a classificação da Premier League e procuramos os intrusos. Aqueles clubes que, por alguma razão, decidiram não respeitar a hierarquia habitual e instalaram-se em lugares que, à partida, pareciam reservados aos mesmos de sempre. Este ano, apenas cinco jornadas decorreram para dois nomes já começarem a desviar a atenção, o Brighton e o Leeds. O primeiro está em terceiro. O segundo, em quinto. Ambos invictos e separados por apenas um ponto. Mas talvez mais interessante do que a posição que ocupam seja a sensação de que nenhum dos dois parece estar ali por acaso... Mas analisemos com factos. O Brighton já marcou 16 golos em cinco jornadas, mais do que qualquer outra equipa do campeonato, e só perdeu um jogo. O Leeds sofreu apenas três golos e ainda não conheceu a derrota.

Francisca Marafona Graça · 4 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Cristiano Ronaldo: Obviamente, Finish

Existem momentos em que no espaço futebolístico e mediático não se fala noutro tema. Sendo esses momentos absolutamente inevitáveis, em muitos deve haver consciência por parte dos protagonistas, ações algo dignas e a capacidade de seguir em frente. Assim deve ser, não só pelo respeito por quem está a ver (o país e até o mundo), mas sobretudo pelo respeito por si próprios. Assim foi, tem sido e devia ser o recente escândalo em torno da seleção nacional, envolvendo Pedro Proença, Jorge Jesus e maioritariamente Cristiano Ronaldo.   Em vez de ir cronologicamente e ao pormenor a cada um dos acontecimentos que fizeram parte desta polémica, que já foram repetidos várias vezes pelos média ou tentar perceber, ponto por ponto, quem teve razão e quem não teve, que seria muito aborrecido e sinceramente já é algo enjoativo (pois há teorias e boatos sobre o que qualquer uma das partes terá dito ou feito), é mais necessário colocar um ponto final em todo este embaraço. Todo este imbróglio deixa fragilizado o prestígio da Federação Portuguesa de Futebol (mais que a do seu Presidente), a figura do Selecionador Nacional e ainda mais, o legado e a imagem de Cristiano Ronaldo.

Jorge Afonso · 12 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.