O relvado de Alvalade, “and the winter is coming”

O Relvado de Alvalade artigo do bola na rede

O Relvado de Alvalade, aquém de uma equipa campeã nacional

Um artista talentoso sê-lo-á sempre, independentemente das condições em que tenha de trabalhar, até porque, normalmente o talento é inato. No entanto, se lhe forem dadas as melhores condições, mais facilmente as suas qualidades poderão ser percetíveis a quem assiste, ou podem mesmo ser exponenciadas.

No futebol acontece o mesmo. Os atletas com mais talento poderão mostrar as suas qualidades onde tenham melhores condições para treinar e jogar. E o Sporting, como clube de dimensão internacional deve conseguir disponibilizar aos seus jogadores tudo o que lhes permita dar o seu máximo. o relvado de alvalade

O clube de alvalade sempre conseguiu ser um clube em constante evolução e modernização, desde o estádio, à academia e às condições de treino, e até mesmo a imagem. No entanto, desde a construção no novo estádio, o Sporting tem tido problemas em ter um relvado com condições ótimas, e fomo-nos habituando a ver o tapete com um verde esbatido, a roçar o castanho muitas vezes, com muita areia, e aos remendos.

De 2003, ano de inauguração do Alvalade XXI, até 2009 o relvado tinha sido substituído cinco vezes, e o motivo dado era de que tinha havido uma deficiente concepção do recinto permitisse circulação de ar que desse as condições ideais para que a relva se mantivesse.

Entretanto, em 2016 houve uma nova alteração, e parecia ter-se encontrado solução para este problema. Pelo menos não se percebia a necessidade de ter de trocar o relvado de alvalade todos os anos. o relvado de alvalade

Sporting Alvalade
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Surpreendentemente, este ano, decidiu-se trocar a empresa que instala e trata o relvado de Alvalade. E digo surpreendente porque não via sinais de que fosse necessária essa alteração. Mas entendo que muitas vezes as questões possam ser financeiras e contratuais, e isso não se reflita diretamente no comportamento do tapete verde. E entendo também que um relvado tenha uma vida útil finita, que obrigue à substituição. Aparentemente, não pareceu ser o caso.

A verdade é que até ao momento não parece ter sido a melhor decisão, uma vez que nos últimos jogos em casa temos visto muitos “tufos” de relva a levantar, o que mostra que a instalação e/ou manutenção não tenha sido a melhor até ao momento. Tudo isto juntamente com o facto de o mesmo estar a ser sobrecarregado com jogos sucessivos em Alvalade, o que piora ainda mais o cenário, não dando tempo necessário a que a relva regenere entre jogos. E ainda não estamos em pleno inverno, com jogos a chover de início ao fim.

Esta questão pode parecer ser apenas um pormenor, até porque o Sporting continua a jogar e a ganhar neste e em todos (quase) os outros relvados, no entanto será muito mais fácil para os nossos jogadores praticarem o seu melhor futebol num tapete regular, liso, sem sobressaltos, e com uma relva que permita fixar o “piton” de forma que não provoque lesões. Porque são os nossos que vão lá jogar mais vezes.

E poder entrar no estádio de Alvalade e dar de caras com aquele relvado verdinho vivo, viçoso, que nos salta aos olhos, ainda mais agora com a bancada toda verde em fundo, é das melhores sensações que sinto quando vou ver jogos ao nosso estádio. Por isso não gostaria de voltar a ver um tapete feio, sem cor, em que os nossos jogadores não conseguissem tirar prazer do jogo.

Ainda assim, uma coisa tenho certeza, esteja a relva em que condições esteja, esta equipa vai dar sempre tudo para ganhar, seja a jogar bem ou mal. Porque mesmo com campos de lama quase até ao joelho já vi estes jogadores a lutar até ao último minuto. o relvado de alvalade

Mas os nossos leões merecem um relvado que esteja à altura de uma equipa campeã nacional, nem que tenha de se pagar um bom bocado mais por isso. Há coisas em que não compensa poupar, correndo-se o risco de vir a sair mais caro a longo prazo. o relvado de alvalade

 

O relvado de alvalade

 

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal perde frente à Chéquia e está eliminado do EuroBasket feminino 2025

Portugal perdeu o segundo jogo do EuroBasket Feminino. A equipa das quinas foi derrotada pela Chéquia na segunda jornada.

Flamengo é a primeira equipa apurada para os oitavos de final do Mundial de Clubes 2025

O Flamengo é a primeira equipa apurada para os oitavos de final do Mundial de Clubes. A equipa brasileira vai ficar no primeiro lugar do grupo B.

Espérance de Tunis bate Los Angeles FC e equipa da MLS está eliminada do Mundial de Clubes

O Espérance de Tunis bateu os Los Angeles FC por 1-0, na segunda jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes de 2025.

Nico Jackson foi expulso no dia de aniversário após entrada feia: «Assumo toda a responsabilidade»

Nico Jackson viu um vermelho direto após uma falta perigosa sobre Ayrton Lucas. Avançado do Chelsea pediu desculpa.

PUB

Mais Artigos Populares

Flamengo brinca com o Chelsea após vitória no Mundial de Clubes: «Vitória fácil contra os London Blue»

O Flamengo venceu o Chelsea por 3-1 no Mundial de Clubes. Emblema brasileiro brincou com os blues nas redes sociais.

Flamengo surpreende Chelsea e vence por 3-1 no Mundial de Clubes 2025

O Flamengo venceu o Chelsea por 3-1 e continua 100% vitorioso no Mundial de Clubes 2025. Cruzamento com o grupo do Benfica.

Bruno Lage toca no tema Orkun Kokçu: «Foi um episódio isolado»

Bruno Lage analisou a vitória do Benfica em conferência de imprensa. Águias venceram Auckland City por 6-0.