Assalto à Liderança

- Advertisement -

O Sexto Violino

À oitava jornada joga-se finalmente o encontro mais esperado até agora. Sporting e Porto defrontam-se no próximo domingo no Estádio do Dragão, num jogo que promete ter de sobra a emoção que tanto faltou nas últimas épocas. Depois de vários anos em que o Sporting, tal como disse recentemente Bruno de Carvalho, “não contava para o Totobola”, os leões deslocam-se à Invicta com o melhor ataque da Europa e com a possibilidade de chegarem ao primeiro lugar. Mas, assim como podem alcançar a liderança caso ganhem, na eventualidade de um derrota verde-e-branca o Porto ganha uma vantagem de cinco pontos e o Benfica pode igualar o Sporting na segunda posição.

Este jogo terá, portanto, na perspectiva dos sportinguistas, um nível de interesse como há muito não se assistia. O Porto parte para este jogo no primeiro posto, mas não tem deslumbrado dentro de campo. A equipa está ainda a ter algumas dificuldades em adaptar-se à perda de Moutinho (não desprezando também a importância de James Rodríguez), algo que me parece ter motivado a inversão do triângulo do meio-campo em busca de uma maior consistência defensiva. Embora o seu novo treinador tenha vindo a adoptar uma postura de injustiçado, a verdade é que o Porto já conseguiu alguns pontos preciosos fruto dos erros de arbitragem que, estranhamente, lhes caem do céu com frequência sempre que a equipa não corresponde em campo (jogos com o Guimarães e o Estoril, por exemplo). E, se nos lembrarmos do castigo insuficiente à cuspidela do Josué, é caso para dizer que as queixas de Paulo Fonseca denotam uma enorme desonestidade e revelam que o treinador está a sentir alguma pressão neste seu início de ciclo no Porto. Ainda assim, é bom lembrar que os azuis-e-brancos têm uma defesa forte com dois laterais que dão profundidade à equipa, um meio-campo competente onde sobressai Lucho González (ainda que este sector esteja um pouco lento de processos neste início de época) e um ataque venenoso, alimentado com os golos de Jackson e onde Quintero só continua a ser uma surpresa para quem ainda não o viu jogar.

Os adeptos vão ser uma peça importante para o Sporting conseguir superar mais este desafio / Fonte: www.rr.pt
Os adeptos vão ser uma peça importante para o Sporting conseguir superar mais este desafio / Fonte: www.rr.pt

Já o Sporting terá mais um jogo para continuar a crescer e, sobretudo, para medir as potencialidades da sua equipa. Podia dizer-se que os leões não têm nada a perder, mas isso, como tentei demonstrar no início do texto, não corresponde à realidade. A missão para este jogo é algo ingrata, sobretudo se pensarmos que a derrota é o desfecho mais provável e que, a acontecer, permitirá a um Benfica à deriva sair desta jornada com os mesmos pontos e novo ânimo. Seja como for, será interessante ver como se comportarão certos sectores da equipa do Sporting – sobretudo a defesa, que terá o seu segundo teste mais a sério (ou terceiro, se contarmos com o exigente jogo em Braga), e o jovem William Carvalho, que desempenhará uma função muito complicada. Julgo mesmo, aliás, que o nível exibicional do Sporting dependerá em boa parte do seu posicionamento, capacidade física e serenidade. De resto, e independentemente que quem for titular, aposto num Sporting sem medos, a jogar de igual para igual (ainda que com as cautelas defensivas adequadas) e com a lição bem estudada de modo a conseguir minimizar os pontos fortes do adversário. São estes, a meu ver, os momentos de forma das duas equipas, e será neste contexto que ambas se irão exibir dentro de campo.

No que diz respeito a incidências fora das quarto linhas, o Sporting também saberá com o que pode contar. O próximo adversário é a melhor equipa das últimas três décadas em Portugal, mas é também aquela que, desde essa altura até agora, mais domina os bastidores do futebol português. Para uma equipa ganhar no Dragão, onde o Porto já não perde para o campeonato desde 2008, é preciso que cumpra pelo menos uma destas condições: ou ser estrangeira, como mostrou o Zenit ainda hoje, ou ser suficientemente brava, resistente e bem-sucedida para conseguir jogar contra 14 e ainda assim levar os 3 pontos. Desenganem-se aqueles que pensam que os sportinguistas estão a querer arranjar desculpas para uma eventual derrota no Dragão, e desenganem-se também todos os que acham que já lá vai o tempo em que os tentáculos do “polvo” portista chegavam a todos os cantos do futebol português. À primeira ideia, a minha resposta pessoal é que o Sporting sabe que irá disputar porventura o jogo mais difícil desta nova era, e que terá de lutar para contrariar as expectativas (que são, ainda assim, mais animadoras do que nos anos anteriores). Relativamente à segunda, digo apenas que quem pensa assim ou é adepto do Porto e quer “atirar areia para os olhos”, ou então não podia estar mais distante da realidade. O Josué que o diga.

Saudações leoninas

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto conta com concorrência pesada por sensação do Mundial 2026

O FC Porto não é o único emblema que está interessado em Gustavo Puerta. A Atalanta e a AS Roma estão na corrida pelo médio colombiano.

Santa Clara pode avançar por jogador que foi devolvido pelo Sporting

O Santa Clara está a ponderar avançar para a contratação de Rômulo Júnior, jogador que esteve cedido ao Sporting em 2025/26.

Rafael Leão: «A equipa está mais tranquila»

Rafael Leão realizou a antevisão ao encontro entre Portugal e a Colômbia, jogo da terceira jornada da fase de grupos do Mundial 2026.

Fabrizio Romano dá novidades sobre a ida de Gonçalo Ramos para o AC Milan: italianos devem pagar 74 milhões de euros fixos

Fabrizio Romano deu novidades em relação à transferência de Gonçalo Ramos para o AC Milan, deixando o PSG a título definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ousmane Dembélé mostra Bola de Ouro e faz hat-trick na goleada da França contra a Noruega e Senegal goleia para entrar no grupo dos...

A França não poupou e bateu a Noruega na última jornada do Grupo I. O Senegal goleou o Iraque para se meter bem colocado na corrida pelos terceiros lugares.

João Neves: «É acreditar no ‘staff’ e em nós mesmos»

João Neves vai participar na partida de Portugal contra a Colômbia, encontro da terceira jornada da fase de grupos do Mundial 2026.

Benfica: excedentário também interessa a clubes de ligas de topo

Gustavo Varela não entra nos planos do Benfica e soma vários interessados para uma mudança do ponta de lança português.