O Sporting CP é o vencedor do primeiro troféu disputado da temporada

O Sporting CP volta a erguer a supertaça feminina pela segunda vez na sua história. Depois da conquista em 2017, as leoas voltaram a erguer o troféu, no estádio do Restelo, ao vencer o eterno rival, SL Benfica, por duas bolas a zero, no primeiro jogo oficial da época. Os golos foram apontados: pela nova aquisição, Brenda Pérez ao minuto 51´ e por Joana Marchão, quase mesmo a chegar ao final do jogo (minuto 86′).

Insiste, persiste e não desiste: eis @jmarchao5 🙌

Foi assim o 2.º golo das Leoas na #Supertaça 🏆 #FutFemSCP pic.twitter.com/9VptcN83iY

— Sporting CP Futebol Feminino (@FutFemSCP) August 29, 2021

Análise do Sporting CP

Antes de falar do jogo propriamente dito, é necessário de falar do que se passou nos últimos meses em Alvalade, mais concretamente na equipa feminina.

Após a época passada, o Sporting ter perdido o campeonato para o Benfica, foram feitas várias mudanças radicais no clube. Saíram várias jogadoras e algumas bastante importantes como: Ana Capeta, Patrícia Morais e Nevena Damjanovic, entre outras. Estas saídas também obrigaram a que o clube fosse ao mercado colmatar as saídas e tivemos alguns reforços sonantes. Entre eles, a guarda-redes Doris Bacic, a internacional bósnia Melisa Hasanbegović, Brenda Pérez e o regresso a casa da internacional portuguesa Diana Silva.

Não foi só a partir do mercado de transferências que este equipa foi montada. A aposta em várias jovens, algo que já tinha algum andamento da época anterior, continuou e ainda com mais força. Várias jovens jogadoras do clube, a assumirem um papel ainda mais determinante e adivinhem-se que muitas delas deverão bastante importantes para o decorrer na época, espera que jogadoras como por exemplo: Marta Pereira, Joana Martins, Alicia Correia e Carolina Beckert assumam alguma importância na equipa. Estes reforços e as jovens que terão ainda mais oportunidades também vão ter que ser ajudadas pelas jogadoras com mais anos de casa, a meu ver, foi importantíssimo o Sporting ter conseguido manter jogadoras como a Ana Gomes e a Fátima Pinto, pois já têm vários anos de casa, e através da sua experiência e qualidade, conseguirão levar o clube aos mais altos voos.

Outra mudança importante foi feita do camando técnico. A saída de Susana Cova abriu espaço que a jovem treinadora Mariana Cabral, assumisse a equipa principal feminina do Sporting. Uma treinadora a quem muitos já adivinhavam um grande futuro pela frente, na época anterior, a treinadora das leoas comandava a equipa B do clube.

𝐁𝐀𝐂𝐊𝐒𝐓𝐀𝐆𝐄 𝐒𝐏𝐎𝐑𝐓𝐈𝐍𝐆 🎥

A 2.ª Supertaça da história do @FutFemSCP foi assim… 🏆🟢⚪
👉 https://t.co/4hRYQRylg4 pic.twitter.com/IiCkW4uh3Y

— Sporting Clube de Portugal 🏆 (@Sporting_CP) August 29, 2021

Resumo do jogo

O jogo ficou marcado não só marcado pelo grande espetáculo de ambas as equipas, mas também pelo regresso do público aos estádios em jogos de futebol de equipas femininas em Portugal.

O encontro até começou melhor para o lado do Benfica. A equipa da luz obrigou a que o novo reforço para a baliza leonina: Doris Bacic, a fazer grandes intervenções. Até ao final da primeira parte, o resultado manteve-se igual, e até então, o jogo estava bastante equilibrado, com oportunidades para ambos os lados.

Após o intervalo, o jogo já foi outro. Após uma grande arrancada deixando a defesa do Benfica para trás, Diana Silva conseguiu assistir para Brenda Pérez para o seu primeiro golo com a camisola verde e branca, posto isto, o Sporting fica em vantagem. Até ao final do jogo, ambas as equipas criaram oportunidades e ficou foi sempre bastante equilibrado, até que, uma grande pressão defensiva do Sporting CP fez com que a guarda-redes do Benfica, Lelê, fizesse um mau passe, e que a recém-entrada em campo, Joana Marchão, marcasse o segundo golo das leoas, fechando assim a vitória do Sporting diante do Benfica e tornando-se o único clube a erguer duas vezes a supertaça.

Que 𝗥𝗘𝗚𝗥𝗘𝗦𝗦𝗢 🤩@dmasilva19 voltou e logo com uma assistência para golo 😎 #FutFemSCP pic.twitter.com/D2nEgnfkkv

— Sporting CP Futebol Feminino (@FutFemSCP) August 30, 2021

O que se adivinha daqui para a frente?

O Sporting na minha opinião, tem um projeto já definido, ao comando de uma treinadora jovem e ambiciosa, vejo um plantel também ele jovem e ambicioso auxiliado por algumas jogadoras de renome nacional. Este projeto tem tudo para dar certo, parece-me ter um planeamento para não só ganhar agora, mas também no futuro.

Prevejo que a conquista da supertaça, será a primeira de muitas nesta “nova” e no futuro, esta equipa trará bastantes alegrias aos adeptos.

 

Hugo Filipe Costa
Hugo Filipe Costahttp://www.bolanarede.pt
O Hugo é residente na Amadora. Neste momento, está a tirar uma licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde muito novo que o Hugo é apaixonado por desporto, especialmente, o futebol, que é um grande aficionado. Para além do dito “desporto-rei”, o Hugo é adepto do basquetebol tendo sido jogador durante vários anos, atualmente é treinador.                                                                                                                                                 O Hugo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Darwin Núñez marca na estreia como jogador do Al Hilal

O Al Hilal goleou o Aarau da Suíça por 6-0, num encontro de preparação para a nova época. Darwin Núñez estreou-se e marcou.

Um início que põe à prova | FC Porto x Vitória SC

Após vencer o Atlético de Madrid no jogo de apresentação, o FC Porto chega à primeira jornada num grande momento de forma.

Rémy Vita oficializado como novo reforço do Tondela

Rémy Vita foi apresentado como novo jogador do Tondela. Lateral esquerdo reforça as opções às ordens de Ivo Vieira.

Ex-Benfica pede para sair do Vasco da Gama depois de insultos e críticas dos adeptos

João Victor pediu para sair do Vasco da Gama. Defesa central tem sido alvo da ira dos adeptos e ouvido críticas e insultos constantes.

PUB

Mais Artigos Populares

Moreirense vence Alverca renovado nos descontos em jogo marcado por falha de André Gomes e festejo à Viktor Gyokeres

O Moreirense venceu o Alverca por 2-1 na primeira jornada da Primeira Liga. Cónegos garantiram triunfo nos descontos.

Braga arranca Primeira Liga com vitória frente ao Tondela

O Braga bateu o Tondela por 3-0, na primeira jornada da Primeira Liga. Vítor Carvalho, Pau Víctor e Ricardo Horta marcaram os golos.

Barcelona aplica chapa 5 ao Como 1907 e conquista Troféu Joan Gamper

O Barcelona venceu o Como 1907 por 5-0 no último jogo da pré-época. Culés venceram Troféu Joan Gamper.