O Sporting em Portugal e no Mundo

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Como toda a gente sabe, o Sporting Clube de Portugal sempre foi uma instituição com grande importância no panorama desportivo nacional mas, no entanto, o universo leonino foi-se espalhando ao longo da sua história pelos quatro cantos do mundo.

O clube passou à descoberta, querendo levar o bom nome do Sporting além-fronteiras. Tudo começou com o aparecimento dos núcleos, filiais e delegações em Portugal e, mais tarde (muito por culpa da emigração portuguesa), um pouco por todo o mundo, sendo estimado existirem hoje em dia 263 Núcleos, 124 Filiais e 23 Delegações espalhados pelos cinco continentes. Depois do fluxo dos núcleos passou a existir uma preocupação em criar academias fora de Portugal, começou por se apostar em academias na África do Sul, no Canadá e até na República Popular da China, projecto que tem um propósito de reinserção social (principalmente em África) e prospecção de jovens promessas.

Cristiano Ronaldo é o expoente máximo da formação leonina Fonte: Facebook Oficial de Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo é o expoente máximo da formação leonina
Fonte: Facebook Oficial de Cristiano Ronaldo

A formação leonina tem vindo a trabalhar de uma forma bastante positiva e eficiente. Só no último europeu o clube teve 11 jogadores formados em Alcochete, dos quais 10 (William Carvalho, José Fonte, Adrien Silva, João Mário, Cédric Soares, C. Ronaldo, R. Patrício, Moutinho, Quaresma e Nani) na seleção das quinas e mais um (Eric Dier) na seleção inglesa. É ainda de referir que, para além da equipa sénior, os escalões inferiores têm dado trunfos na selecção portuguesa, já que o Sporting nos últimos 10 anos foi o clube que mais jogadores “emprestou” às seleções jovens.  A equipa de Alvalade lidera esta lista com 22,3 por cento dos jogadores cedidos.

O facto de o Sporting CP rechear as seleções com jogadores “Made in Alcochete”, contribuiu para o aparecimento de dois génios no mundo do futebol, Luís Figo e Cristiano Ronaldo, jogadores que receberam Bolas de Ouro. O futebol leonino está a ter cada vez mais uma grande projecção mediática fora de terras lusas e o grande causador tem sido, sem sombra de dúvida, a formação de excelência que o Sporting detém na pacata vila de Alcochete. No entanto, o clube não se tem destacado apenas no futebol, mas também no futsal e no atletismo… a prova disso é que desde que existe o Comité Olímpico Português, o clube leonino teve atletas em 20 dos 24 Jogos Olímpicos realizados (ausente apenas em 1920, 1924, 1936 e 1956) e por curiosidade o primeiro português de sempre a ser medalhado nos jogos olímpicos foi um atleta do Sporting (Carlos Lopes) em 1984. É ainda de constatar que o emblema leonino é um dos clubes europeus com maior número de atletas olímpicos, num total de 124 em 16 modalidades.

De modo conclusivo, o Sporting Clube de Portugal é cada vez mais um clube de grande projecção mundial, muito graças ao trabalho que tem vindo a ser feito na formação de atletas, não só no futebol mas em todas as modalidades, atletas detentores de enorme qualidade que acabam por elevar o nome do Sporting no desporto mundial. Nomes como Cristiano Ronaldo, Carlos Lopes, João Benedito, Naide Gomes, Francis Obikwelu ou Ângelo Girão.

Texto revisto por: Carlos Valente

Luís Moreira
Luís Moreirahttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista de alma e coração com enorme paixão pelo mundo do futebol, sem nunca perder de olho as modalidades do futsal e do hóquei em patins.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alejandro Garnacho de saída de Stamford Bridge: Eis o preço definido pelo Chelsea

Fabrizio Romano avança que o Chelsea pretende vender Alejandro Garnacho durante este mercado de verão. Extremo não tem treinado com o grupo.

Kevin De Bruyne deixa futuro na seleção em aberto: «Deixem-me ir de férias e descansar. Foi um ano difícil.»

Kevin De Bruyne refletiu sobre a eliminação da Bélgica nos quartos-de-final do Mundial 2026. Médio foi questionado sobre o futuro na seleção.

Sporting: Duas peças importantes com futuro incerto em Alvalade

Pedro Gonçalves e Daniel Bragança são cobiçados no mercado, mas o Sporting ainda não recebeu qualquer proposta.

Morten Hjulmand: «Estou muito entusiasmado e algo nervoso, é um sonho tornado realidade ser jogador do Atlético Madrid»

Morten Hjulmand foi oficializado como reforço do Atlético de Madrid. Eis primeiras palavras do antigo capitão do Sporting

PUB

Mais Artigos Populares

João Palhinha mais perto: Eis a convicção do Benfica relativamente ao negócio

O Benfica está convicto de que João Palhinha está cada vez mais próximo de assinar com o clube e conta com o tempo como aliado.

Iker Casillas sobre José Mourinho: «Cumprimentamo-nos, podemos até sentar-nos à mesa e conversar sem qualquer problema»

Iker Casillas recordou a ligação que tinha com Jose Mourinho no Real Madrid. O guardião espanhol assume que foi um «casamento que acabou mal».

Thibaut Courtois após a eliminação da Bélgica: «Gostaria talvez de fazer uma pausa na Liga das Nações, já que não é o mais importante»

Thibaut Courtois sofreu uma lesão na derrota da Bélgica e admitiu o possível adeus definitivo à sua seleção nacional.