sporting cp cabeçalho 2

Como toda a gente sabe, o Sporting Clube de Portugal sempre foi uma instituição com grande importância no panorama desportivo nacional mas, no entanto, o universo leonino foi-se espalhando ao longo da sua história pelos quatro cantos do mundo.

O clube passou à descoberta, querendo levar o bom nome do Sporting além-fronteiras. Tudo começou com o aparecimento dos núcleos, filiais e delegações em Portugal e, mais tarde (muito por culpa da emigração portuguesa), um pouco por todo o mundo, sendo estimado existirem hoje em dia 263 Núcleos, 124 Filiais e 23 Delegações espalhados pelos cinco continentes. Depois do fluxo dos núcleos passou a existir uma preocupação em criar academias fora de Portugal, começou por se apostar em academias na África do Sul, no Canadá e até na República Popular da China, projecto que tem um propósito de reinserção social (principalmente em África) e prospecção de jovens promessas.

Cristiano Ronaldo é o expoente máximo da formação leonina Fonte: Facebook Oficial de Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo é o expoente máximo da formação leonina
Fonte: Facebook Oficial de Cristiano Ronaldo

A formação leonina tem vindo a trabalhar de uma forma bastante positiva e eficiente. Só no último europeu o clube teve 11 jogadores formados em Alcochete, dos quais 10 (William Carvalho, José Fonte, Adrien Silva, João Mário, Cédric Soares, C. Ronaldo, R. Patrício, Moutinho, Quaresma e Nani) na seleção das quinas e mais um (Eric Dier) na seleção inglesa. É ainda de referir que, para além da equipa sénior, os escalões inferiores têm dado trunfos na selecção portuguesa, já que o Sporting nos últimos 10 anos foi o clube que mais jogadores “emprestou” às seleções jovens.  A equipa de Alvalade lidera esta lista com 22,3 por cento dos jogadores cedidos.

O facto de o Sporting CP rechear as seleções com jogadores “Made in Alcochete”, contribuiu para o aparecimento de dois génios no mundo do futebol, Luís Figo e Cristiano Ronaldo, jogadores que receberam Bolas de Ouro. O futebol leonino está a ter cada vez mais uma grande projecção mediática fora de terras lusas e o grande causador tem sido, sem sombra de dúvida, a formação de excelência que o Sporting detém na pacata vila de Alcochete. No entanto, o clube não se tem destacado apenas no futebol, mas também no futsal e no atletismo… a prova disso é que desde que existe o Comité Olímpico Português, o clube leonino teve atletas em 20 dos 24 Jogos Olímpicos realizados (ausente apenas em 1920, 1924, 1936 e 1956) e por curiosidade o primeiro português de sempre a ser medalhado nos jogos olímpicos foi um atleta do Sporting (Carlos Lopes) em 1984. É ainda de constatar que o emblema leonino é um dos clubes europeus com maior número de atletas olímpicos, num total de 124 em 16 modalidades.

Anúncio Publicitário

De modo conclusivo, o Sporting Clube de Portugal é cada vez mais um clube de grande projecção mundial, muito graças ao trabalho que tem vindo a ser feito na formação de atletas, não só no futebol mas em todas as modalidades, atletas detentores de enorme qualidade que acabam por elevar o nome do Sporting no desporto mundial. Nomes como Cristiano Ronaldo, Carlos Lopes, João Benedito, Naide Gomes, Francis Obikwelu ou Ângelo Girão.

Texto revisto por: Carlos Valente