O tratamento às claques

- Advertisement -

É um dos temas da ordem do dia. A direção do Sporting CP, presidida por Frederico Varandas, decidiu cortar todos os apoios à Juventude Leonina e ao Diretivo Ultras XXI, tendo já sido comunicado às entidades desportivas competentes.

Importa referir a importância das claques nos clubes de futebol, sobretudo quando apoiam um emblema com a dimensão do clube leonino. São os membros pertencentes a estas organizações que apoiam a equipa jogando fora ou em casa, quer seja em campos relvados ou pavilhões. São estes adeptos que percorrem enormes distâncias para dizer presente em qualquer partida disputada pelo Sporting CP.

Contudo, creio que caíram num erro imperdoável para o atual presidente do Sporting CP. Numa altura em que, ironicamente, se enviam beijos para a bancada em plena Assembleia Geral do clube, os adeptos do clube têm de começar a compreender que a contestação a Frederico Varandas pode ter consequências negativas, como represálias no que toca à expulsão de sócio.

A guerra está aberta no seio do clube leonino
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Ambas as claques não foram contra a atual direção. Foram contra o rumo precário que o clube tem tomado durante esta época desportiva. Contra a falta de exigência que os adeptos já não estavam habituados. Contra a ausência de rumo. Contra a crescente contestação ao mau trabalho de Frederico Varandas.

A cessão do protocolo com ambos os grupos organizados de adeptos abriu um precedente para os sócios mais desatentos. Retirou o foco da direção e colocou as claques como bodes expiatório, ou seja como os principais responsáveis de tudo o que de mau tem acontecido no clube. De um momento para o outro, começaram a ser os adeptos do topo sul os assobiados no estádio.

Concluindo, espero que esta situação não sirva para desunir ainda mais o Sporting CP. Certo é que, quando chove e os jogos são longe, são sempre os mesmos adeptos a percorrer quilómetros pelo clube. As direções, quando tomam decisões, devem apontar para a sobrevivência do clube, e não pela sobrevivência do presidente. Infelizmente, não é isso que me parece estar a ser feito por Frederico Varandas.

Foto de Capa: Bola na Rede

Revisto por: Jorge Neves

Bernardo Leitão Oliveira
Bernardo Leitão Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Estuda História mas sempre teve gosto pela escrita, e quando se fala de Sporting, junta o útil ao agradável. Ambiciona ser treinador, mas a vida de estudante ainda não permitiu essa experiência. Sempre que pode assiste a futebol, mas se há jogos que não falha são do Sporting. Não mistura o amor clubístico com a racionalidade, e também coloca o dedo na ferida se necessário.                                                                                                                                                 O Bernardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Pote e o Trincão são jogadores de ligação, de transporte e definição refinada e precisávamos de...

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 na 22.ª jornada da Primeira Liga. Rui Borges respondeu à questão do Bola na Rede.

Hugo Oliveira responde ao Bola na Rede: «O adversário cria-nos dificuldade, perdemos confiança e perdemos ligação, mas temos de ter coragem para procurar outros...

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 na 22.ª jornada da Primeira Liga. Hugo Oliveira respondeu à questão do Bola na Rede.

Miguel Ribeiro faz apelo à UEFA para ver golo anulado ao Famalicão e aponta responsabilidades: «O VAR não deve andar de lupa à procura...

O Famalicão perdeu com o Sporting. No final do jogo, Miguel Ribeiro, presidente dos famalicenses falou do papel do VAR.

Hugo Oliveira contesta poder do VAR: «Vivemos a era do quinto árbitro»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniel Bragança e o golo da vitória: «Surpreendi-me a mim próprio»

Daniel Bragança analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Gustavo Sá aborda a derrota diante do Sporting: «Foi um jogo extremamente difícil contra o campeão nacional»

Gustavo Sá analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Grémio de Luís Castro e Juventude empatam a uma bola na primeira mão das meias-finais do Campeonato Gaúcho

Na primeira mão das meias-finais do Campeonato Gaúcho, o Grémio e a Juventude não foram além do empate a uma bola, este domingo.