O tratamento às claques

- Advertisement -

É um dos temas da ordem do dia. A direção do Sporting CP, presidida por Frederico Varandas, decidiu cortar todos os apoios à Juventude Leonina e ao Diretivo Ultras XXI, tendo já sido comunicado às entidades desportivas competentes.

Importa referir a importância das claques nos clubes de futebol, sobretudo quando apoiam um emblema com a dimensão do clube leonino. São os membros pertencentes a estas organizações que apoiam a equipa jogando fora ou em casa, quer seja em campos relvados ou pavilhões. São estes adeptos que percorrem enormes distâncias para dizer presente em qualquer partida disputada pelo Sporting CP.

Contudo, creio que caíram num erro imperdoável para o atual presidente do Sporting CP. Numa altura em que, ironicamente, se enviam beijos para a bancada em plena Assembleia Geral do clube, os adeptos do clube têm de começar a compreender que a contestação a Frederico Varandas pode ter consequências negativas, como represálias no que toca à expulsão de sócio.

A guerra está aberta no seio do clube leonino
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Ambas as claques não foram contra a atual direção. Foram contra o rumo precário que o clube tem tomado durante esta época desportiva. Contra a falta de exigência que os adeptos já não estavam habituados. Contra a ausência de rumo. Contra a crescente contestação ao mau trabalho de Frederico Varandas.

A cessão do protocolo com ambos os grupos organizados de adeptos abriu um precedente para os sócios mais desatentos. Retirou o foco da direção e colocou as claques como bodes expiatório, ou seja como os principais responsáveis de tudo o que de mau tem acontecido no clube. De um momento para o outro, começaram a ser os adeptos do topo sul os assobiados no estádio.

Concluindo, espero que esta situação não sirva para desunir ainda mais o Sporting CP. Certo é que, quando chove e os jogos são longe, são sempre os mesmos adeptos a percorrer quilómetros pelo clube. As direções, quando tomam decisões, devem apontar para a sobrevivência do clube, e não pela sobrevivência do presidente. Infelizmente, não é isso que me parece estar a ser feito por Frederico Varandas.

Foto de Capa: Bola na Rede

Revisto por: Jorge Neves

Bernardo Leitão Oliveira
Bernardo Leitão Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Estuda História mas sempre teve gosto pela escrita, e quando se fala de Sporting, junta o útil ao agradável. Ambiciona ser treinador, mas a vida de estudante ainda não permitiu essa experiência. Sempre que pode assiste a futebol, mas se há jogos que não falha são do Sporting. Não mistura o amor clubístico com a racionalidade, e também coloca o dedo na ferida se necessário.                                                                                                                                                 O Bernardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gabriel Costa é apresentado no CD Lugo e revela que já conhecia o clube… do FIFA

Gabriel Costa revelou a forma curiosa como descobriu o CD Lugo. O médio português referiu já ter realizado um 'modo carreira' com o clube no FIFA.

Aston Villa procura novo reforço para o ataque e vira atenções para Tammy Abraham

O Aston Villa está interessado no avançado inglês atualmente ao serviço do Besiktas, Tammy Abraham. O inglês leva 12 golos esta temporada.

Diretor do AS Mónaco admite desilusão com Paul Pogba: «O plano não está a funcionar como esperávamos»

Paul Pogba chegou este verão ao AS Mónaco após uma suspensão de 18 por doping. Desde então, jogou um total de 30 minutos em três jogos.

Força da Tática | FC Porto x Benfica

O clássico entre FC Porto e Benfica ficou definido pela capacidade de ambas as equipas se adaptarem ao longo do jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Xabi Huarte pode deixar o Tondela e rumar ao CD Lugo

O CD Lugo está interessado no médio espanhol do Tondela, Xabi Huarte, e pretendem finalizar a contratação ainda durante o mercado de janeiro.

Álvaro Pacheco faz antevisão ao encontro com o Sporting e fala sobre o regresso a Portugal

Na antevisão ao embate entre o Sporting e o Casa Pia, Álvaro Pacheco falou sobre o seu plantel e mostrou-se feliz por voltar à Primeira Liga.

Ria Bose deixa o Sporting e ruma ao West Ham

O Sporting confirmou a saída de Ria Bose do plantel principal da equipa de Futebol Feminino. A jovem lateral foi transferida para o West Ham.