O tratamento às claques

- Advertisement -

É um dos temas da ordem do dia. A direção do Sporting CP, presidida por Frederico Varandas, decidiu cortar todos os apoios à Juventude Leonina e ao Diretivo Ultras XXI, tendo já sido comunicado às entidades desportivas competentes.

Importa referir a importância das claques nos clubes de futebol, sobretudo quando apoiam um emblema com a dimensão do clube leonino. São os membros pertencentes a estas organizações que apoiam a equipa jogando fora ou em casa, quer seja em campos relvados ou pavilhões. São estes adeptos que percorrem enormes distâncias para dizer presente em qualquer partida disputada pelo Sporting CP.

Contudo, creio que caíram num erro imperdoável para o atual presidente do Sporting CP. Numa altura em que, ironicamente, se enviam beijos para a bancada em plena Assembleia Geral do clube, os adeptos do clube têm de começar a compreender que a contestação a Frederico Varandas pode ter consequências negativas, como represálias no que toca à expulsão de sócio.

A guerra está aberta no seio do clube leonino
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Ambas as claques não foram contra a atual direção. Foram contra o rumo precário que o clube tem tomado durante esta época desportiva. Contra a falta de exigência que os adeptos já não estavam habituados. Contra a ausência de rumo. Contra a crescente contestação ao mau trabalho de Frederico Varandas.

A cessão do protocolo com ambos os grupos organizados de adeptos abriu um precedente para os sócios mais desatentos. Retirou o foco da direção e colocou as claques como bodes expiatório, ou seja como os principais responsáveis de tudo o que de mau tem acontecido no clube. De um momento para o outro, começaram a ser os adeptos do topo sul os assobiados no estádio.

Concluindo, espero que esta situação não sirva para desunir ainda mais o Sporting CP. Certo é que, quando chove e os jogos são longe, são sempre os mesmos adeptos a percorrer quilómetros pelo clube. As direções, quando tomam decisões, devem apontar para a sobrevivência do clube, e não pela sobrevivência do presidente. Infelizmente, não é isso que me parece estar a ser feito por Frederico Varandas.

Foto de Capa: Bola na Rede

Revisto por: Jorge Neves

Bernardo Leitão Oliveira
Bernardo Leitão Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Estuda História mas sempre teve gosto pela escrita, e quando se fala de Sporting, junta o útil ao agradável. Ambiciona ser treinador, mas a vida de estudante ainda não permitiu essa experiência. Sempre que pode assiste a futebol, mas se há jogos que não falha são do Sporting. Não mistura o amor clubístico com a racionalidade, e também coloca o dedo na ferida se necessário.                                                                                                                                                 O Bernardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Abel Ferreira depois do Palmeiras ser goleado: «Que seja um abre-olhos para todos»

Abel Ferreira analisou a derrota do Palmeiras diante do Novorizontino. Técnico falou em falta de competitividade da sua equipa.

Estrela da Amadora oficializa contratação de Tom Moustier

Tom Moustier é o mais recente reforço do Estrela da Amadora. O médio francês deixa o Rot-Weiss Essen e assina um contrato válido até Junho de 2028.

Girona anuncia contratações de Marc-André ter Stegen e e Fran Beltrán

Esta terça feira, o Girona apresentou Marc-André ter Stegen e Fran Beltrán como novos reforços. Os dois jogadores já se encontravam na La Liga.

Rafa renova pelo FC Porto até 2027 depois de ser apontado ao Benfica

Rafa é o mais recente hoquista do FC Porto a renovar contrato. O avançado de 34 anos representa os dragões desde 2009 e vai continuar a fazê-lo até 2027.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulo Alves abandona o comando técnico do AL Batin passado um mês e meio

Paulo Alves e Al Batin chegam a um acordo para a rescisão mútua de contrato, a pedido do próprio treinador, alegando falta de condições de trabalho.

Bournemouth paga 35 milhões de euros e vai ao Brasil contratar alvo do FC Porto

O Bournemouth garantiu a contratação de Rayan. Negócio está fechado e o brasileiro deixará o Vasco da Gama para rumar à Premier League.

Contratação de internacional português motiva discórdia no Real Madrid

Rúben Neves não é consensual na estrutura do Real Madrid. Médio é uma opção para os merengues neste mercado de janeiro.