Obrigado “Mestre” Mário Moniz Pereira

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

 

mes·tre
(latim magister, -tri, o que comanda ou dirige, chefe, professor)

substantivo masculino

1. Pessoa que ensina. = DOCENTE, PROFESSOR

2. Indivíduo que exerce um ofício por sua conta, ou que trabalha sem indicações técnicas de outrem.

3. Aquele que dirige uma oficina.

4. Artista (pintor ou escultor) de grande mérito.

5. Pessoa que domina muito bem uma profissão, uma arte, uma actividade.

6. Iniciador de uma escola literária.

7. Superior de ordem militar.

8. Tudo o que pode servir de ensinamento (sendo geralmente do género masculino).

“mestre”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

 

Existem pessoas que marcam a página da história de um país… Depois existem outras que estão no livro inteiro da história (do desporto) de um país!

Portugal, esse paraíso à beira-mar plantado, tem um ligeiro complexo de inferioridade perante as “grandes” potências mundiais do desporto e não só…

No último Europeu de futebol, poucos acreditavam verdadeiramente na seleção e nas palavras do Engenheiro Fernando Santos quando disse que só regressava a Portugal dia 11 e para celebrar a vitória…

Esse papel que o Engenheiro desempenhou neste Europeu o Professor Moniz Pereira desempenhou durante toda uma vida, influenciando gerações e gerações de atletas de diferentes modalidades, de diferentes clubes e de diferentes nacionalidades.

O “Mestre” Mário Moniz Pereira ladeado pelos seus maiores atletas. Ambos vencedores mas que tinham uma força mental completamente oposta – Carlos Lopes e Fernando Mamede Fonte: Expresso
O “Mestre” Mário Moniz Pereira ladeado pelos seus maiores atletas. Ambos vencedores, tinham uma força mental completamente oposta – Carlos Lopes e Fernando Mamede
Fonte: Expresso

Mário Moniz Pereira acreditava que Portugal tinha atletas tão bons como os restantes e só precisava de que acreditassem no seu próprio valor e os resultados/medalhas iriam surgir. E assim foi. Em 1984 Portugal conquistava o primeiro ouro Olímpico por intermédio de Carlos Lopes em Los Angeles. O “Professor” era o seu treinador… E pela primeira vez mostrava a Portugal que não havia impossíveis. “A Portuguesa” pode e deve ser tocada mais vezes nos Jogos Olímpicos (e não só), e para isso basta acreditar! No entanto, foi necessário esperar 39 anos enquanto treinador para cumprir o feito que já prevera antes…

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.