O Sporting Clube de Portugal recorreu ao mercado de Inverno para fazer alguns ajustes no plantel. Os leões acabaram por contratar, o lateral-esquerdo colombiano, Cristián Borja, proveniente do clube mexicano, Toluca FC. O jovem de 25 anos custou cerca de três milhões de euros, rubricando um contrato válido até 2024 e ficando com uma cláusula de rescisão fixada nos 45 milhões de euros.

Borja fez a sua formação no clube colombiano, Cortuluá, ao qual esteve ligado durante várias temporadas. No Cortuluá estreou-se no futebol sénior em 2015, somando posteriormente 51 jogos e 2 golos com a camisola do clube.

As boas exibições ao serviço do clube de Tuluá, valeram-lhe o salto para o Independiente Santa Fé, onde cumpriu duas temporadas e nas quais disputou 34 jogos. Depois, regressou ao seu clube de formação, em 2017, antes de se transferir para a Liga Mexicana. O jovem proveniente da Colômbia esteve, na última temporada e meia, ao serviço do Toluca FC, onde se tornou titular indiscutível e fez um golo em 41 partidas disputadas.

Borja chega do Toluca FC, com um contrato válido até 2024 e com uma cláusula de rescisão de 45 M€
Fonte: Sporting CP

O agora leão já é internacional pela sua seleção, pela qual fez dois jogos: um diante da Costa Rica e outro frente à Venezuela. Além de vestir a camisola da seleção “A”, Borja foi também internacional colombiano nos escalões jovens do seu país.

Cristián Borja destaca-se pelo seu excelente pé esquerdo, com o qual cruza com qualidade e ainda lhe alia velocidade e capacidade no um-contra-um. O “cafetero” é um jogador que poderá lutar claramente pela titularidade na equipa de Marcel Keizer e poderá inclusive tornar-se indiscutível caso Marcos Acuña seja transferido, no mercado de Inverno. Assim, possa trabalhar e adaptar-se à sua nova realidade no futebol europeu e ser útil ao Sporting Clube de Portugal.

Foto de Capa: Selección Colombiana

artigo revisto por: Ana Ferreira

Comentários