Olheiro BnR – Gelson Dala

- Advertisement -

olheiro bnr

Depois de ser a sensação do Girabola na época transata, onde foi o melhor marcador da competição com 23 golos apontados com a camisola do 1º de Agosto, Gelson Dala chegou a Alvalade como esperança de futuro. A integração na equipa B do Sporting Clube de Portugal tem corrido de feição ao jovem de 20 anos, que rumou à Europa com a esperança de confirmar as credenciais de menino prodígio que lhe são atribuídas na sua terra natal.

Apesar de Gelson só ter chegado ao clube em Janeiro, o ataque leonino já agradeceu muitas vezes as jogadas inspiradoras que saíram dos seus pés. Com a equipa B num momento complicado, Gelson Dala tem evitado males maiores. Num total de sete jogos disputados, o angolano marcou três golos e assistiu os colegas por duas vezes, o que permitiu que o Sporting não fosse derrotado em três encontros frente a Gil Vicente, Famalicão e Sporting da Covilhã, algo que inevitavelmente colocaria a equipa ainda mais abaixo na tabela classificativa.

Na frente atacante, Gelson pode atuar como ponta de lança ou extremo esquerdo, algo que lhe permite ajudar a equipa conforme as necessidades da mesma. A sua principal arma é a impressionante capacidade de finta, que coloca os adversários em sentido sobretudo quando joga no um contra um. Para além disso, tem uma velocidade e capacidade de arranque acima da média, algo que lhe permite chegar com muita facilidade à área adversária.

Gelson tem sido muito influente no processo ofensivo da equipa B do Sporting Fonte: Sporting CP Brasil
Gelson tem sido muito influente no processo ofensivo da equipa B do Sporting
Fonte: Sporting CP Brasil

Apesar de a maioria dos golos apontados por Gelson serem dentro da área, muitos deles também começam a ser construídos por ele fora dela. Para além disso, o prodígio tem uma qualidade que existe cada vez menos em jogadores de futebol, ou seja, a capacidade de jogar com os dois pés e de finalizar com precisão com ambos. Por isso mesmo, tem tanta facilidade em cruzar como em fletir o jogo para dentro e criar ele próprio verdadeiras situações de perigo em frente à baliza.

Neste momento, e até pela facilidade de adaptação à equipa e ao futebol português, as expectativas estão a ficar muito altas. Há até quem o compare a Gelson Martins e, diga-se de verdade, que as parecenças são muitas. Se o seu processo de crescimento for conduzido da melhor maneira, algo que acredito que aconteça na Academia, o angolano pode vir a ser um caso sério. Uma coisa é certa: a verdadeira prova de fogo começará quando o Sporting o emprestar a um clube da primeira divisão ou necessitar dele na equipa A. Para já, Gelson parece que sempre jogou no Sporting e a leveza com que o faz lembra-nos que, aos 20 anos, a irreverência é um bem precioso.

Foto de Capa: Super Sporting

Artigo revisto por: Patrícia Nel

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cláudio Braga entre os candidatos a melhor jogador da Liga da Escócia

Cláudio Braga, avançado do Hearts, está entre os candidatos ao prémio de melhor jogador do campeonato escocês. O avançado português de 26 anos soma 17 golos e três assistências em 40 jogos pelo Hearts.

Ruben Amorim visado por Harry Maguire após vitória do Manchester United: «Os jogos eram 50/50, mas acabávamos sempre por sair derrotados»

Harry Maguire recordou Ruben Amorim após a vitória do Manchester United frente ao Brentford. O defesa-central inglês falou das derrotas sofridas com o técnico português.

Michael Carrick destaca papel de Bruno Fernandes e elogia vitória do Manchester United: «Estamos muito felizes esta noite»

Michael Carrick analisou a vitória do Manchester United frente ao Brentford, na Premier League. O técnico elogiou a prestação de Bruno Fernandes.

FC Porto x Alverca: Troféu da Primeira Liga não será entregue no sábado por opção dos dragões

O FC Porto decidiu que prefere deixar a festa de campeão para a última jornada, apesar de poder confirmar o título frente ao Alverca no próximo sábado.

PUB

Mais Artigos Populares

Levante de Luís Castro empata frente ao Espanyol e fica mais longe da manutenção

Levante de Luís Castro empata 0-0 fora de casa frente ao Espanyol, na 32 jornada da La Liga.

Corrida ao título: Benfica procura vencer em Famalicão pela primeira vez desde 2022

A última vitória do Benfica em Famalicão aconteceu a 10 de setembro de 2022, com duas vitórias famalicences por 2-0 desde então.

Murilo bisa e Gil Vicente dificulta a manutenção do Casa Pia com triunfo em Barcelos

O Gil Vicente regressou às vitórias com um triunfo por 2-1 frente ao Casa Pia, que não foi capaz de sair da posição de playoff de despromoção.