Olheiro BnR – Gelson Dala

- Advertisement -

olheiro bnr

Depois de ser a sensação do Girabola na época transata, onde foi o melhor marcador da competição com 23 golos apontados com a camisola do 1º de Agosto, Gelson Dala chegou a Alvalade como esperança de futuro. A integração na equipa B do Sporting Clube de Portugal tem corrido de feição ao jovem de 20 anos, que rumou à Europa com a esperança de confirmar as credenciais de menino prodígio que lhe são atribuídas na sua terra natal.

Apesar de Gelson só ter chegado ao clube em Janeiro, o ataque leonino já agradeceu muitas vezes as jogadas inspiradoras que saíram dos seus pés. Com a equipa B num momento complicado, Gelson Dala tem evitado males maiores. Num total de sete jogos disputados, o angolano marcou três golos e assistiu os colegas por duas vezes, o que permitiu que o Sporting não fosse derrotado em três encontros frente a Gil Vicente, Famalicão e Sporting da Covilhã, algo que inevitavelmente colocaria a equipa ainda mais abaixo na tabela classificativa.

Na frente atacante, Gelson pode atuar como ponta de lança ou extremo esquerdo, algo que lhe permite ajudar a equipa conforme as necessidades da mesma. A sua principal arma é a impressionante capacidade de finta, que coloca os adversários em sentido sobretudo quando joga no um contra um. Para além disso, tem uma velocidade e capacidade de arranque acima da média, algo que lhe permite chegar com muita facilidade à área adversária.

Gelson tem sido muito influente no processo ofensivo da equipa B do Sporting Fonte: Sporting CP Brasil
Gelson tem sido muito influente no processo ofensivo da equipa B do Sporting
Fonte: Sporting CP Brasil

Apesar de a maioria dos golos apontados por Gelson serem dentro da área, muitos deles também começam a ser construídos por ele fora dela. Para além disso, o prodígio tem uma qualidade que existe cada vez menos em jogadores de futebol, ou seja, a capacidade de jogar com os dois pés e de finalizar com precisão com ambos. Por isso mesmo, tem tanta facilidade em cruzar como em fletir o jogo para dentro e criar ele próprio verdadeiras situações de perigo em frente à baliza.

Neste momento, e até pela facilidade de adaptação à equipa e ao futebol português, as expectativas estão a ficar muito altas. Há até quem o compare a Gelson Martins e, diga-se de verdade, que as parecenças são muitas. Se o seu processo de crescimento for conduzido da melhor maneira, algo que acredito que aconteça na Academia, o angolano pode vir a ser um caso sério. Uma coisa é certa: a verdadeira prova de fogo começará quando o Sporting o emprestar a um clube da primeira divisão ou necessitar dele na equipa A. Para já, Gelson parece que sempre jogou no Sporting e a leveza com que o faz lembra-nos que, aos 20 anos, a irreverência é um bem precioso.

Foto de Capa: Super Sporting

Artigo revisto por: Patrícia Nel

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal tem 2 baixas no treino desta quinta-feira e Roberto Martínez só contou com 21 jogadores às suas ordens

Além dos quatro jogadores do PSG, também Matheus Nunes e João Félix falharam o treino de Portugal. Nenhuma das situações é preocupante.

Benfica oficializa saída de Sidny Cabral para o Trabzonspor

Sidny Cabral é reforço do Trabzonspor. O Benfica oficializou a saída do internacional cabo-verdiano numa transferência em definitivo.

Elche não vai renovar com André Silva e avançado vai mesmo regressar ao FC Porto a custo zero

André Silva vai ser reforço do FC Porto a custo zero. Avançado internacional português não renovará com o Elche.

Luan Patrick elege a melhor equipa que defrontou na Primeira Liga: «Uma equipa muito bem treinada, que não abdica da sua forma de jogar»

Luan Patrick concedeu uma entrevista ao Bola na Rede, onde elegeu a melhor equipa e os melhores jogadores que defrontou na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

José Sá antevê o arranque do Mundial 2026 e reage à convocatória de 4 guarda-redes: «Acho que é muito bom para nós»

José Sá marcou presença na conferência de imprensa de antevisão de Portugal ao Mundial 2026.

Manchester City já tem plano B para o meio-campo após levar nega do Nottingham Forest por Elliot Anderson

O Manchester City já tem um plano B para o meio-campo. Sandro Tonali está na lista da equipa da Premier League, caso Elliot Anderson não seja contratado.

Diretor do Manchester United deixa elogios para Ruben Amorim: «Merece muito crédito e acredito que vai ser um treinador de sucesso»

O diretor-executivo do Manchester United, Omar Berrada, deixou muitos elogios para Ruben Amorim. O dirigente francês assumiu que o técnico português passou por uma época difícil.