Os 10 “Jogadores Mais” da época do Sporting CP

Rui Patrício

Fonte: UEFA
Fonte: UEFA

Esta é a defesa que rendeu uma estátua a Rui Patrício, inaugurada este mês em Leiria, perto do Estádio Municipal. O guarda redes campeão europeu, melhor da competição disputada no verão passado, foi o histórico guardião do Sporting Clube de Portugal.

Titular em 38 dos 47 jogos disputados pelos leões esta época, foi mais uma vez um pilar importantíssimo para a equipa. Não teve uma temporada tão exuberante como 2015/16, tal como a equipa. Contou com um quarteto defensivo muito desinspirado ao longo da época e isso também explica os 42 golos que sofreu com a camisola do leão. Apesar disso, continua a ser uma das vozes de comando do balneário, um dos elementos com mais anos de casa e é mesmo o quarto jogador que mais vezes vestiu a camisola do clube. Leva 411 jogos oficiais disputados pelos leões. À sua frente, apenas tem os históricos Manuel Fernandes, Vítor Damas e Hilário.

Caso permaneça na próxima época em Alvalade, como todos desejamos, pode atingir duas marcas históricas. Pode tornar-se o guarda redes mais utilizado de sempre no clube (está a 25 jogos do lendário Damas) e pode também tornar-se o jogador com mais partidas disputadas. O líder desta classificação é Hilário, que disputou 453 jogos, mais 42 que Rui Patrício. Numa época normal, é provável que o internacional português faça mais que esses 42 encontros e a sua lenda se torne ainda maior nos verde e brancos.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Demissão de Daniel Levy aproxima mais um reforço do Tottenham

O Tottenham quer atacar a contratação de Morgan Rogers no próximo mercado. Saída de Daniel Levy ajuda objetivos dos spurs no mercado de janeiro.

Atenção, Benfica: Bruno Lage ainda não estreou jovem promessa em 2025/26 (e também não foi opção para a equipa B)

João Rego ainda não foi utilizado por Bruno Lage no Benfica esta temporada. O português não se encontra lesionado e está ao serviço dos Sub-20 de Portugal.

Liverpool falhou contratação depois de ter tudo acertado com defesa e vai contar com rivalidade do Barcelona e do Real Madrid no próximo verão

O Liverpool quer fechar a contratação de Marc Guéhi. Ainda assim, o Barcelona e o Real Madrid vão ter uma palavra a dizer no próximo verão.

Max Verstappen conquista vitória tranquila em Monza

Max Verstappen venceu o Grande Prémio de Itália em Formula 1, ficando à frente dos dois pilotos da McLaren.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG deixa feroz ataque à seleção de França: «Os recentes acontecimentos, que são graves e poderiam ter sido evitados, devem levar a medidas corretivas...

O PSG deixou um ataque à gestão realizada pela seleção francesa. Désiré Doué e Ousmane Dembélé regressaram a Paris lesionados.

Espanha: primeira vitória de equipa africana marca a jornada da La Liga 2

O Ceuta estreou-se a vencer na La Liga 2 nesta temporada, depois de bater o Huesca por duas bolas a uma este domingo.

Viu Ruben Amorim travar a saída do Manchester United quando tinha 5 interessados no mercado

Kobbie Mainoo tentou acertar a saída do Manchester United no último mercado. Médio tinha cinco interessados, mas Ruben Amorim preferiu ficar com o jogador.