📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 10 melhores dérbis de sempre

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Os 10 melhores dérbis vistos por um benfiquista e um sportinguista. João Santos, redator do SL Benfica, escolheu 5 destes jogos. Diogo Janeiro Oliveira, editor do Sporting CP, escolheu outros 5. Uma lista com jogos recentes, mas outros já bem antigos.

1945/1946

SL Benfica – 7-2 Sporting CP

estadioslb
Fonte: SL Benfica

Nem este autor, nem os leitores – ou pelo menos, a esmagadora maioria deles – terão possibilidade de se recordarem daquela que foi a maior goleada do Benfica num dérbi contra o Sporting. Aconteceu na já longínqua época de 1945/1946, quando a Era de ouro do clube de Alvalade, onde pontificaram os famosos Cinco Violinos, estava prestes a começar. Nesse ano, apenas três cordas já tocavam (Peyroteo, Jesus Correia e Albano).

O Benfica, campeão em título, procurava o seu 7.º troféu, o segundo consecutivo, num campeonato com a participação de apenas 12 equipas. O FC Porto havia ficado precocemente afastado da luta pelo 1.º lugar (terminou a prova na modesta 6.ª posição), restando, na recta final, uma luta a três entre Benfica, Sporting e Belenenses. A 28 de Abril de 1946, Benfica e Sporting encontraram-se no Estádio do Campo Grande – na altura, e curiosamente, casa do Glorioso -, em jogo decisivo a contar para a 18.ª jornada. No Benfica, destacavam-se Rogério Pipi; os goleadores Arsénio e Julinho; e o “eterno capitão” Francisco Ferreira – o homenageado na derradeira exibição do Grande Torino, em 1949.

Esperava-se grande equilíbrio, o que até se veio a confirmar inicialmente pois, ao intervalo, o marcador registava uma igualdade a zero. No entanto, e segundo os relatos da época, um início de etapa complementar avassalador, associado ao desnorte da equipa do Sporting, elevou o resultado para números impensáveis. Arsénio (46′, 72′ e 78′), Mário Rui (52′, 75′ e 81′) e Rogério Pipi (58′) deram forma a uma goleada histórica, que Albano (67′) e Peyroteo (85′) ainda conseguiram atenuar.

Este resultado afastou o Sporting da corrida, porém, na ronda seguinte, o Benfica perderia (0-1) na visita ao Belenenses; um resultado que garantiu ao emblema da Cruz de Cristo o seu primeiro (e até ao momento único ) título de campeão nacional.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Mineiro confirma acordo para a contratação de Renan Lodi

Renan Lodi é jogador do Atlético Mineiro. O lateral-esquerdo brasileiro, que chegou a ser apontado ao Benfica, vai ser reforço por cinco épocas.

Osasuna confirma contratação de Javi Galán ao Atlético Madrid

Javi Galán é reforço confirmado pelo Osasuna. O lateral-esquerdo de 31 anos deixou o Atlético Madrid a troco de 500 mil euros.

AVS SAD tem mais uma baixa confirmada para a deslocação ao terreno do FC Porto

O AVS SAD já sabe que não vai poder contar com Diego Duarte no encontro frente ao FC Porto. O avançado paraguaio continua a recuperar de lesão.

«2025 foi o meu melhor ano como profissional» – Entrevista Bola na Rede a João Almeida

João Almeida escreveu páginas douradas no ciclismo português e que justificam a entrega do Prémio Personalidade do Ano Bola na Rede. Em entrevista exclusiva, o ciclista luso passa em revista um ano histórico na sua carreira.

PUB

Mais Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.