Os 10 melhores dérbis de sempre

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Os 10 melhores dérbis vistos por um benfiquista e um sportinguista. João Santos, redator do SL Benfica, escolheu 5 destes jogos. Diogo Janeiro Oliveira, editor do Sporting CP, escolheu outros 5. Uma lista com jogos recentes, mas outros já bem antigos.

1945/1946

SL Benfica – 7-2 Sporting CP

estadioslb
Fonte: SL Benfica

Nem este autor, nem os leitores – ou pelo menos, a esmagadora maioria deles – terão possibilidade de se recordarem daquela que foi a maior goleada do Benfica num dérbi contra o Sporting. Aconteceu na já longínqua época de 1945/1946, quando a Era de ouro do clube de Alvalade, onde pontificaram os famosos Cinco Violinos, estava prestes a começar. Nesse ano, apenas três cordas já tocavam (Peyroteo, Jesus Correia e Albano).

O Benfica, campeão em título, procurava o seu 7.º troféu, o segundo consecutivo, num campeonato com a participação de apenas 12 equipas. O FC Porto havia ficado precocemente afastado da luta pelo 1.º lugar (terminou a prova na modesta 6.ª posição), restando, na recta final, uma luta a três entre Benfica, Sporting e Belenenses. A 28 de Abril de 1946, Benfica e Sporting encontraram-se no Estádio do Campo Grande – na altura, e curiosamente, casa do Glorioso -, em jogo decisivo a contar para a 18.ª jornada. No Benfica, destacavam-se Rogério Pipi; os goleadores Arsénio e Julinho; e o “eterno capitão” Francisco Ferreira – o homenageado na derradeira exibição do Grande Torino, em 1949.

Esperava-se grande equilíbrio, o que até se veio a confirmar inicialmente pois, ao intervalo, o marcador registava uma igualdade a zero. No entanto, e segundo os relatos da época, um início de etapa complementar avassalador, associado ao desnorte da equipa do Sporting, elevou o resultado para números impensáveis. Arsénio (46′, 72′ e 78′), Mário Rui (52′, 75′ e 81′) e Rogério Pipi (58′) deram forma a uma goleada histórica, que Albano (67′) e Peyroteo (85′) ainda conseguiram atenuar.

Este resultado afastou o Sporting da corrida, porém, na ronda seguinte, o Benfica perderia (0-1) na visita ao Belenenses; um resultado que garantiu ao emblema da Cruz de Cristo o seu primeiro (e até ao momento único ) título de campeão nacional.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Confirmado: Portugal afastado do Mundial Sub-17 e impedido de revalidar o título

Depois de falhar o apuramento para o Europeu Sub-17, Portugal também não foi capaz de se apurar para o Mundial no qual defenderiam o título.

João Diogo Manteigas responde a comentários de André Villas-Boas: «Quem foi condenado foi o FC Porto»

João Diogo Manteigas reagiu aos comentários do presidente do FC Porto, André Villas-Boas sobre o caso dos e-mails.

Torneio Internacional de Lisboa Sub-18: Portugal goleia a Islândia e segue com registo vitorioso

Este sábado, a Seleção sub-18 de Portugal deu seguimento à vitória sobre Marrocos, com uma goleada por 4-0 diante da Islândia.

Roberto Martínez e a geração inspirada por Cristiano Ronaldo: «Entra-se num elevador e a conversa é sobre o tempo ou sobre o Ronaldo»

Roberto Martínez falou sobre a importância de Cristiano Ronaldo para esta geração de jogadores portugueses, assim como o seu papel na Seleção Nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Imanol Idiakez em exclusivo ao Bola na Rede: «Yeremay Hernández podia estar em qualquer equipa de Espanha, Itália, Portugal… de qualquer país»

Imanol Idiakez orientou Yeremay Hernández no Deportivo de La Coruña e esteve à conversa com o Bola na Rede.

Polémica no Inglaterra-Uruguai: Manuel Ugarte viu 2 amarelos e não foi expulso

O jogo amigável entre a Inglaterra e o Uruguai (1-1) terminou com polémica. Manuel Ugarte viu dois cartões amarelos e não foi expulso.

Segundo melhor marcador da história da Polónia deixa aviso sobre Oskar Pietuszewski: «Não vamos criar um problema. Tem de ser integrado gradualmente»

Wlodzimierz Lubanski, antigo internacional polaco, destacou o talento de Oskar Pietuszewski, mas reforçou que não escolheria o jovem do FC Porto para o onze titular.