Os 10 melhores dérbis de sempre

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Os 10 melhores dérbis vistos por um benfiquista e um sportinguista. João Santos, redator do SL Benfica, escolheu 5 destes jogos. Diogo Janeiro Oliveira, editor do Sporting CP, escolheu outros 5. Uma lista com jogos recentes, mas outros já bem antigos.

1945/1946

SL Benfica – 7-2 Sporting CP

estadioslb
Fonte: SL Benfica

Nem este autor, nem os leitores – ou pelo menos, a esmagadora maioria deles – terão possibilidade de se recordarem daquela que foi a maior goleada do Benfica num dérbi contra o Sporting. Aconteceu na já longínqua época de 1945/1946, quando a Era de ouro do clube de Alvalade, onde pontificaram os famosos Cinco Violinos, estava prestes a começar. Nesse ano, apenas três cordas já tocavam (Peyroteo, Jesus Correia e Albano).

O Benfica, campeão em título, procurava o seu 7.º troféu, o segundo consecutivo, num campeonato com a participação de apenas 12 equipas. O FC Porto havia ficado precocemente afastado da luta pelo 1.º lugar (terminou a prova na modesta 6.ª posição), restando, na recta final, uma luta a três entre Benfica, Sporting e Belenenses. A 28 de Abril de 1946, Benfica e Sporting encontraram-se no Estádio do Campo Grande – na altura, e curiosamente, casa do Glorioso -, em jogo decisivo a contar para a 18.ª jornada. No Benfica, destacavam-se Rogério Pipi; os goleadores Arsénio e Julinho; e o “eterno capitão” Francisco Ferreira – o homenageado na derradeira exibição do Grande Torino, em 1949.

Esperava-se grande equilíbrio, o que até se veio a confirmar inicialmente pois, ao intervalo, o marcador registava uma igualdade a zero. No entanto, e segundo os relatos da época, um início de etapa complementar avassalador, associado ao desnorte da equipa do Sporting, elevou o resultado para números impensáveis. Arsénio (46′, 72′ e 78′), Mário Rui (52′, 75′ e 81′) e Rogério Pipi (58′) deram forma a uma goleada histórica, que Albano (67′) e Peyroteo (85′) ainda conseguiram atenuar.

Este resultado afastou o Sporting da corrida, porém, na ronda seguinte, o Benfica perderia (0-1) na visita ao Belenenses; um resultado que garantiu ao emblema da Cruz de Cristo o seu primeiro (e até ao momento único ) título de campeão nacional.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Alex Pinto ruma ao Farense após rescindir com Arouca

Alex Pinto é reforço do Farense. O lateral-direito de 27 anos, que recentemente rescindiu contrato com o Arouca, foi oficializado pelo emblema algarvio.

Arouca confirma cedência de Nico Mantl ao Blau-Weiss Linz

O Arouca anunciou o empréstimo de Nico Mantl ao FC Blau-Weiss Linz até ao final da temporada 2025/26, num acordo que inclui opção de compra.

Guido Rodríguez deixa o West Ham e ruma ao Valência

O Valência anunciou a contratação de Guido Rodríguez, médio argentino de 31 anos, que chega do West Ham para reforçar o meio-campo da equipa de Carlos Corberán.

Alfonso González reforça Villareal por empréstimo do Sevilha

O Villarreal anunciou a chegada de Alfonso González por empréstimo do Sevilha, com o avançado espanhol a reforçar a equipa até ao final da temporada 2025/26.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting B quebra série de derrotas e ganha em jogo de regresso de Nuno Santos aos relvados

O Sporting B venceu em casa a Oliveirense por 2-0 na jornada 20 da Segunda Liga. Nuno Santos regressou aos relvados.

Francesco Farioli e o Casa Pia x FC Porto: «É uma equipa com velocidade nos homens da frente, muito física»

Francesco Farioli projeta o Casa Pia x FC Porto. Dragões jogam esta segunda-feira contra Gansos para a Primeira Liga.

Tondela fecha avançado, que deverá ser oficializado depois do jogo contra o Benfica

O Tondela garantiu a contratação de Benjamin Kimpioka junto do Sivasspor. Avançado chega por empréstimo com opção de compra.