Os 7 melhores jogadores que passaram por Sporting CP e FC Porto

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto, dois dos clubes históricos do futebol português, já tiveram vários intervenientes que estiveram nos dois lados da barricada. Entre treinadores e jogadores, foram dezenas os agentes do futebol que vestiram as duas camisolas.

Já existiram craques a saírem de Alvalade para o Porto, tal como já se verificou o inverso, com algumas figuras do FC Porto a trocarem as riscas verticais azuis e brancas pelas listas horizontais verdes e brancas. Vamos então conhecer sete desses jogadores, que nas últimas décadas tiveram o enorme privilégio de ter alinhado com os símbolos do Sporting e do FC Porto.

DERLEI

Fonte: Facebook Oficial de Derlei
Fonte: Facebook Oficial de Derlei

O Ninja Derlei foi uma figura mítica do futebol português na década de 2000, onde alinhou pelos “três grandes”, Porto, Benfica e Sporting. O clube onde teve mais sucesso foi o FC Porto, onde chegou em 2002/03 vinda União de Leiria. Esteve duas épocas e meia e venceu dois campeonatos, duas supertaças, Taça de Portugal,  Taça UEFA, Liga dos Campeões e Taça Intercontinental.

Depois de ter apontado 38 golos na União e 39 nos dragões, Derlei, que era bastante conhecido pela sua enorme capacidade de trabalho e pelo faro que tinha pelo golo, saiu para o Dínamo de Moscovo, onde manteve a bitola exibicional. Contudo, o frio russo e a instabilidade do clube fizeram com que regressasse a Portugal, para jogar no Benfica. Depois de meio ano para esquecer nas “águias”, Derlei seguiu para o Sporting onde foi, na minha opinião, o melhor parceiro que Liedson teve na equipa.

Nos leões, o Ninja brasileiro participou e até marcou um golo importante no mítico jogo dos 5-3 frente ao Benfica em Alvalade. Pouco depois de sair do Sporting, Derlei terminou a carreira no Brasil. Ainda assim, é um dos jogadores que, apesar de ter alinhado em dois clubes rivais, recebe o carinho dos adeptos de ambos os clubes. Isto também se deve ao enorme respeito e capacidade de sacrifício que sempre demonstrou dentro das quatro linhas.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United define médio português como alvo prioritário para o mercado de transferências

Mateus Fernandes é um dos alvos prioritários do Manchester United para o mercado de transferências de verão.

Regresso à Primeira Liga: Pepa é o novo treinador do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora anunciou a contratação de Pepa para o comando técnico. O treinador português regressa assim à Primeira Liga.

Barcelona avança com ação legal contra Florentino Pérez por declarações sobre o Caso Negreira

O Barcelona formalizou uma ação legal contra Florentino Pérez, na sequência das declarações sobre o 'caso Negreira'.

Thomas Partey impedido de entrar no Canadá e falha estreia do Gana no Mundial 2026

Thomas Partey foi impedido de entrar no Canadá e vai falhar a estreia do Gana no Mundial 2026, frente ao Panamá.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga de olho nas jovens promessas: minhotos desejam pérola do Olympiacos

O Braga está interessado em garantir a contratação de Vidalis Nikolaos, jogador de apenas 15 anos que representa o Olympiacos.

Marco Silva e a troca da Premier League pelo Benfica: «Não foi uma decisão fácil, mas…»

Esta sexta-feira, Marco Silva foi apresentado como o novo treinador do Benfica. O técnico falou sobre a saída da Premier League.

Marco Silva e a participação do Benfica na Europa League: «Ninguém está a dizer que vamos ganhar a Europa League, mas queremos ambicionar estar...

Esta sexta-feira, Marco Silva foi apresentado como o novo treinador do Benfica. O técnico falou da participação dos encarnados na Europa League.