Os 7 melhores jogadores que passaram por Sporting CP e FC Porto

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto, dois dos clubes históricos do futebol português, já tiveram vários intervenientes que estiveram nos dois lados da barricada. Entre treinadores e jogadores, foram dezenas os agentes do futebol que vestiram as duas camisolas.

Já existiram craques a saírem de Alvalade para o Porto, tal como já se verificou o inverso, com algumas figuras do FC Porto a trocarem as riscas verticais azuis e brancas pelas listas horizontais verdes e brancas. Vamos então conhecer sete desses jogadores, que nas últimas décadas tiveram o enorme privilégio de ter alinhado com os símbolos do Sporting e do FC Porto.

DERLEI

Fonte: Facebook Oficial de Derlei
Fonte: Facebook Oficial de Derlei

O Ninja Derlei foi uma figura mítica do futebol português na década de 2000, onde alinhou pelos “três grandes”, Porto, Benfica e Sporting. O clube onde teve mais sucesso foi o FC Porto, onde chegou em 2002/03 vinda União de Leiria. Esteve duas épocas e meia e venceu dois campeonatos, duas supertaças, Taça de Portugal,  Taça UEFA, Liga dos Campeões e Taça Intercontinental.

Depois de ter apontado 38 golos na União e 39 nos dragões, Derlei, que era bastante conhecido pela sua enorme capacidade de trabalho e pelo faro que tinha pelo golo, saiu para o Dínamo de Moscovo, onde manteve a bitola exibicional. Contudo, o frio russo e a instabilidade do clube fizeram com que regressasse a Portugal, para jogar no Benfica. Depois de meio ano para esquecer nas “águias”, Derlei seguiu para o Sporting onde foi, na minha opinião, o melhor parceiro que Liedson teve na equipa.

Nos leões, o Ninja brasileiro participou e até marcou um golo importante no mítico jogo dos 5-3 frente ao Benfica em Alvalade. Pouco depois de sair do Sporting, Derlei terminou a carreira no Brasil. Ainda assim, é um dos jogadores que, apesar de ter alinhado em dois clubes rivais, recebe o carinho dos adeptos de ambos os clubes. Isto também se deve ao enorme respeito e capacidade de sacrifício que sempre demonstrou dentro das quatro linhas.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica contesta 3 penáltis por marcar contra o Alverca: «Área. Falta. Segue»

O Benfica contestou a arbitragem do duelo contra o Alverca. Águias reclamam três penáltis por assinalar ao longo do jogo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.