Os 7 melhores jogadores que passaram por Sporting CP e FC Porto

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto, dois dos clubes históricos do futebol português, já tiveram vários intervenientes que estiveram nos dois lados da barricada. Entre treinadores e jogadores, foram dezenas os agentes do futebol que vestiram as duas camisolas.

Já existiram craques a saírem de Alvalade para o Porto, tal como já se verificou o inverso, com algumas figuras do FC Porto a trocarem as riscas verticais azuis e brancas pelas listas horizontais verdes e brancas. Vamos então conhecer sete desses jogadores, que nas últimas décadas tiveram o enorme privilégio de ter alinhado com os símbolos do Sporting e do FC Porto.

DERLEI

Fonte: Facebook Oficial de Derlei
Fonte: Facebook Oficial de Derlei

O Ninja Derlei foi uma figura mítica do futebol português na década de 2000, onde alinhou pelos “três grandes”, Porto, Benfica e Sporting. O clube onde teve mais sucesso foi o FC Porto, onde chegou em 2002/03 vinda União de Leiria. Esteve duas épocas e meia e venceu dois campeonatos, duas supertaças, Taça de Portugal,  Taça UEFA, Liga dos Campeões e Taça Intercontinental.

Depois de ter apontado 38 golos na União e 39 nos dragões, Derlei, que era bastante conhecido pela sua enorme capacidade de trabalho e pelo faro que tinha pelo golo, saiu para o Dínamo de Moscovo, onde manteve a bitola exibicional. Contudo, o frio russo e a instabilidade do clube fizeram com que regressasse a Portugal, para jogar no Benfica. Depois de meio ano para esquecer nas “águias”, Derlei seguiu para o Sporting onde foi, na minha opinião, o melhor parceiro que Liedson teve na equipa.

Nos leões, o Ninja brasileiro participou e até marcou um golo importante no mítico jogo dos 5-3 frente ao Benfica em Alvalade. Pouco depois de sair do Sporting, Derlei terminou a carreira no Brasil. Ainda assim, é um dos jogadores que, apesar de ter alinhado em dois clubes rivais, recebe o carinho dos adeptos de ambos os clubes. Isto também se deve ao enorme respeito e capacidade de sacrifício que sempre demonstrou dentro das quatro linhas.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Levante de Luís Castro perde com Athletic Club em jogo de muitos golos: eis os primeiros resultados do dia da La Liga

O Levante perdeu este domingo contra o Athletic Club por 4-2 na jornada 23 da La Liga. Fica com os primeiros resultados do dia.

Manchester United olha com interesse para médio internacional italiano

O Manchester United está interessado em Manuel Locatelli. Haverá conversações entre os representantes do jogador e o clube.

Anderson Talisca renova contrato com o Fenerbahçe: «Estou muito feliz por estar aqui»

O Fenerbahçe oficializou a renovação de contrato de Anderson Talisca. Avançado brasileiro já reagiu aos meios oficiais do clube.

Crystal Palace volta a vencer na Premier League após longa série sem ganhar

O Crystal Palace venceu fora o Brighton por 1-0 na jornada 25 da Premier League. Emblema londrino volta assim às vitórias.

PUB

Mais Artigos Populares

Garantem na Arábia Saudita: Al Najma despede Mário Silva e já tem sucessor

O Al Najma, da Arábia Saudita, terá despedido Mário Silva e encontrado um sucessor para o comando técnico: Nestor El Maestro.

Fenerbahçe chega a acordo com Anderson Talisca para a renovação por mais duas temporadas

Anderson Talisca vai prolongar o seu contrato com o Fenerbahçe por mais duas temporadas. O brasileiro representou o Benfica entre 2014 e 2016.

Thomas Frank tem o pior rácio de vitórias de sempre em clubes do ‘big six’ da Premier League

Thomas Frank venceu apenas 28% dos jogos com o Tottenham, o que representa o pior registo de sempre de um treinador dos seis grandes clubes ingleses.