Os primeiros apontamentos do leão de Silas

- Advertisement -

Anunciado oficialmente no dia 27 de setembro, Silas cumpriu a primeira semana ao serviço do Sporting CP com duas vitórias, uma para o campeonato e outra para a Liga Europa.

Olhando para o que mais se destaca, há dois aspetos a considerar: o facto de ter revertido a situação negativa de resultados que se vinha registando e ter conseguido, após vários jogos consecutivos, não sofrer nenhum golo numa partida. Tal momento foi revertido na Vila das Aves, frente à equipa orientada por Augusto Inácio.

Contudo, olhando para a forma como os jogadores do Sporting CP atuaram em ambas as partidas, verifica-se facilmente a falta de confiança presente no plantel. Frente ao CD Aves, a posse de bola que se verificou foi consentida e o jogo dos leões foi sempre lento. Sem grande intensidade nas trocas de bola e facilmente feridos, sobretudo na segunda parte, com os contra-ataques da equipa da casa. O resultado é enganador, pois o Sporting CP não demonstrou uma superioridade assinalável perante o último classificado do campeonato e isso é preocupante.

Com Silas, o sorriso da vitória voltou a Alvalade
Fonte: Belenenses SAD

Relativamente à partida de quinta-feira, valeu o resultado, porque a exibição foi paupérrima. Os leões praticavam um futebol que não é justificável perante uma equipa do campeonato austríaco. A intranquilidade ficou registada quando Coates, sem linhas de passe, passou a bola e esbracejou enervado com os seus colegas. Na televisão, foram mostradas imagens de Silas com as mãos na cabeça, obviamente descontente e a pensar que há ainda muito trabalho a fazer.

Em termos de futebol praticado, é perceptível que Silas continua a querer jogar desde trás, mesmo que isso traga riscos. Exemplo disso foi o golo sofrido frente ao LASK. A aposta em três centrais parece também ser algo para o futuro, mas neste momento a ideia não está, obviamente, consolidada. Por último, a rotação que o novo técnico vai fazendo dos jogadores que tem à disposição parece ser também uma realidade. Jogadores como Acuña, Wendel e Luiz Phellype não fizeram os 180 minutos. Em contrapartida, foi dada oportunidade a jogadores menos utilizados como Luís Neto, Miguel Luís e Eduardo.

Concluindo, ainda há muito trabalho pela frente, mas creio que Silas tem capacidade de fazer mais pelos leões. Como eu tinha previsto, estes dois jogos significariam duas vitórias e há um balão de oxigénio, ainda que pequeno, em Alvalade. O Sporting CP tem de jogar muito mais e a exigência necessita de ser uma constante. Lembro-me que, ainda há bem pouco tempo, ombreávamos com Barcelona, Real Madrid e Juventus. É esse o caminho a seguir.

Foto de Capa: Sporting CP

Revisto por: Jorge Neves

Bernardo Leitão Oliveira
Bernardo Leitão Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Estuda História mas sempre teve gosto pela escrita, e quando se fala de Sporting, junta o útil ao agradável. Ambiciona ser treinador, mas a vida de estudante ainda não permitiu essa experiência. Sempre que pode assiste a futebol, mas se há jogos que não falha são do Sporting. Não mistura o amor clubístico com a racionalidade, e também coloca o dedo na ferida se necessário.                                                                                                                                                 O Bernardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting B quebra série de derrotas e ganha em jogo de regresso de Nuno Santos aos relvados

O Sporting B venceu em casa a Oliveirense por 2-0 na jornada 20 da Segunda Liga. Nuno Santos regressou aos relvados.

Francesco Farioli e o Casa Pia x FC Porto: «É uma equipa com velocidade nos homens da frente, muito física»

Francesco Farioli projeta o Casa Pia x FC Porto. Dragões jogam esta segunda-feira contra Gansos para a Primeira Liga.

Tondela fecha avançado, que deverá ser oficializado depois do jogo contra o Benfica

O Tondela garantiu a contratação de Benjamin Kimpioka junto do Sivasspor. Avançado chega por empréstimo com opção de compra.

João Mário dá luz verde para mudar de clube em Itália

João Mário aceita rumar ao Bolonha. Lateral português prepara-se para um empréstimo da Juventus sem opção de compra.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio empata em casa com Juventude no Campeonato Gaúcho e Luís Castro deixa críticas: «O primeiro agente pacificador do jogo é o árbitro»

O Grémio empatou a um golo frente ao Juventude, na sexta jornada do Campeonato Gaúcho. No final do jogo, o técnico português deixou críticas para a arbitragem.

Atlético Madrid fecha acordo com Marcos Leonardo: eis os valores em cima da mesa

Marcos Leonardo está cada vez mais próximo do Atlético Madrid. O avançado ex-Benfica já tem acordo para rumar ao clube espanhol.

Zé Pedro pode deixar o Cagliari e rumar ao Brasileirão

O futuro de Zé Pedro está em cima de mesa. O defesa-central português de 28 anos pode deixar o Cagliari e rumar ao Atlético Mineiro.