Os primeiros apontamentos do leão de Silas

- Advertisement -

Anunciado oficialmente no dia 27 de setembro, Silas cumpriu a primeira semana ao serviço do Sporting CP com duas vitórias, uma para o campeonato e outra para a Liga Europa.

Olhando para o que mais se destaca, há dois aspetos a considerar: o facto de ter revertido a situação negativa de resultados que se vinha registando e ter conseguido, após vários jogos consecutivos, não sofrer nenhum golo numa partida. Tal momento foi revertido na Vila das Aves, frente à equipa orientada por Augusto Inácio.

Contudo, olhando para a forma como os jogadores do Sporting CP atuaram em ambas as partidas, verifica-se facilmente a falta de confiança presente no plantel. Frente ao CD Aves, a posse de bola que se verificou foi consentida e o jogo dos leões foi sempre lento. Sem grande intensidade nas trocas de bola e facilmente feridos, sobretudo na segunda parte, com os contra-ataques da equipa da casa. O resultado é enganador, pois o Sporting CP não demonstrou uma superioridade assinalável perante o último classificado do campeonato e isso é preocupante.

Com Silas, o sorriso da vitória voltou a Alvalade
Fonte: Belenenses SAD

Relativamente à partida de quinta-feira, valeu o resultado, porque a exibição foi paupérrima. Os leões praticavam um futebol que não é justificável perante uma equipa do campeonato austríaco. A intranquilidade ficou registada quando Coates, sem linhas de passe, passou a bola e esbracejou enervado com os seus colegas. Na televisão, foram mostradas imagens de Silas com as mãos na cabeça, obviamente descontente e a pensar que há ainda muito trabalho a fazer.

Em termos de futebol praticado, é perceptível que Silas continua a querer jogar desde trás, mesmo que isso traga riscos. Exemplo disso foi o golo sofrido frente ao LASK. A aposta em três centrais parece também ser algo para o futuro, mas neste momento a ideia não está, obviamente, consolidada. Por último, a rotação que o novo técnico vai fazendo dos jogadores que tem à disposição parece ser também uma realidade. Jogadores como Acuña, Wendel e Luiz Phellype não fizeram os 180 minutos. Em contrapartida, foi dada oportunidade a jogadores menos utilizados como Luís Neto, Miguel Luís e Eduardo.

Concluindo, ainda há muito trabalho pela frente, mas creio que Silas tem capacidade de fazer mais pelos leões. Como eu tinha previsto, estes dois jogos significariam duas vitórias e há um balão de oxigénio, ainda que pequeno, em Alvalade. O Sporting CP tem de jogar muito mais e a exigência necessita de ser uma constante. Lembro-me que, ainda há bem pouco tempo, ombreávamos com Barcelona, Real Madrid e Juventus. É esse o caminho a seguir.

Foto de Capa: Sporting CP

Revisto por: Jorge Neves

Bernardo Leitão Oliveira
Bernardo Leitão Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Estuda História mas sempre teve gosto pela escrita, e quando se fala de Sporting, junta o útil ao agradável. Ambiciona ser treinador, mas a vida de estudante ainda não permitiu essa experiência. Sempre que pode assiste a futebol, mas se há jogos que não falha são do Sporting. Não mistura o amor clubístico com a racionalidade, e também coloca o dedo na ferida se necessário.                                                                                                                                                 O Bernardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rio Ave pode pagar 2,5 milhões de euros por médio brasileiro do Cruzeiro

O Rio Ave está a tentar assegurar a contratação de Ryan Guilherme. O médio brasileiro de 23 anos está ao serviço do Cruzeiro.

Jogador apontado ao FC Porto não vai rumar ao Dragão: o seu futuro também passará por vestir o azul e branco

O nome de Cyril Ngonge estava a ser associado ao FC Porto. Ainda assim, o jogador prepara-se para rumar por empréstimo ao Espanyol.

Benfica e Sporting podem ajudar-se mutuamente na Champions League

A vitória do Benfica é uma boa notícia para o Sporting e um triunfo leonino ajuda as águias. Champions League liga os rivais da Segunda Circular.

Gary Neville sai em defesa de Diogo Dalot: «É muitas vezes criticado por alguns adeptos do United, eu acho que ele é um bom...

Diogo Dalot recebeu elogios de Gary Neville. O antigo lateral do Manchester United saiu em defesa do lateral internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica perto de ver mais um alvo para o ataque desviado desta vez para o Everton

Wesley está muito perto do Everton. Avançado era alvo do Benfica, mas está a caminho da Premier League e de Inglaterra.

Surpresa: Sporting com baixa inesperada para a partida contra o Athletic

O Sporting encontra-se em viagem para Bilbao, onde vai enfrentar o Athletic, em jogo da oitava jornada da Champions League.

Paris FC quer contratar defesa do Estoril Praia

O Paris FC está a tentar a contratação de Kévin Boma. O defesa-central togolês do Estoril Praia está na mira do clube da Ligue 1.