Os primeiros que são segundos, os segundos que são primeiros…

    sporting cp cabeçalho 2

    Ora então cá estou eu, e pela primeira vez desde que pertenço a esta equipa, a escrever estando o meu clube… em Primeiro (Afinal não mudou muito). Mas é um primeiro que não sabe tão bem, até porque nestas coisas sou um bocado egoísta. Gosto de estar sozinho. Como se costuma dizer, antes sozinho, do que com companhias que não nos apraz ter (para ser mais soft).

    Ah, mas como eu estava a dizer, estamos em primeiro. Pois é, em primeiro… Estou a reforçar até para alguns Sportinguistas que andam por ai de cabeças baixas, a dizer que agora gostavam era de ser adeptos de um clube rival, que o seu antigo clube já não presta… (Desculpem se interpretei mal as vossas palavras).

    Falando também para os que são adeptos e sócios desse clube rival, que agora têm o prazer de nos fazer companhia no topo da tabela, como segundos… Virão dizer que não são segundos mas primeiros, porque as regras do meio do campeonato não são iguais… blá, blá blá… Vou-vos então fazer uma proposta, e vejam lá se não estou a ser amigo…

    Se estão contentes por estar no lugar que estão, uma vez que já rejubilam pelas redes sociais, como se tivesse ganho, sugiro que fiquemos então de mãos dadas (e nem sabem o que me custa) até ao fim da última jornada. Em compensação ainda vos deixamos empatar em Alvalade. O que acham? Ficariam felizes, não? Tenho a certeza que se estão felizes agora, também o ficarão depois. Eu ficaria.

    Voltando aos que querem agora poder ser adeptos de outros clubes, porque não se sentem bem a apoiar o seu clube, principalmente quando ele precisa ser apoiado. Aviso-vos só que tenham cuidado, porque os outros podem não vos aceitar lá no lado deles. E no fim das contas podem estar tão baralhados entre esses dois amores, que podem nem conseguir festejar em nenhum dos lados.

    Apesar de possível, uma vitória do Benfica em Alvalade que anule o resultado da primeira volta afigura-se difícil Fonte: Sporting CP
    Apesar de possível, uma vitória do Benfica em Alvalade que anule o resultado da primeira volta afigura-se difícil
    Fonte: Sporting CP

    Concordo que não se concorde com tudo o que é feito no nosso clube, até porque nem tudo é perfeito, tudo ali é feito por seres humanos “cheinhos” de falhas (não se riam o outros, porque também as têm). Temos uma direcção de pessoas, com falhas, que erram, a quem só peço que errem menos que os rivais. Temos uma equipa técnica, imagine-se, composta por pessoas, que falham, e como falham, não fosse eu um dos grandes críticos desde sempre, mas que com certeza, e porque têm pessoas diferente a ajudá-los, poderão falhar menos vezes. Por fim, temos uma equipa de futebol, composta por pessoas, que falham, mas têm falhado tão pouco se compararmos com o que têm falhado em anos anteriores.

    Os campeões também se fazem disso. Falharem, mas aprenderem com as falhas e melhorarem. E como melhoraram…

    Como as pessoas são afectadas no seu desempenho, tanto fisicamente como psicologicamente, é natural que em determinadas fases se tomem decisões menos acertadas, os passes não sejam tão acertados, as fintas não sejam como desejam, mas tudo isso faz parte do processo, e é passageiro. A nossa equipa está agora a ter esse momento menos bom, outros ainda o terão. E por isso é que só no fim se fazem as contas.

    Mas falando ainda de pessoas, que reagem conforme a sua forma física ou todo o ambiente que os rodeia, quero ainda falar aqui de como será difícil para jogadores que estavam a fazer tudo bem, não verem o seu esforço recompensado, só porque alguém que por ali andava era incompetente, ou só porque queria fazer birra contra o Sporting. É que será muito complicado para um jogador perceber que não valerá a pena esforçar-se, porque outras forças  valem mais  do que o jogo jogado. Forças que pesam mais na resolução do vencedor do que a própria competência dos jogadores e jogo de equipa, dentro do campo de futebol.

    Notou-se já, nos últimos jogos, que os jogadores do Sporting não estão tão confiantes, já não acreditam que valha a pena lutar contra determinadas forças. Pode ser também uma baixa de forma da equipa, mas muito também ajudou as decisões injustas contra eles, que por consequência se tornaram decisões injustas a favor de outros.

    E quanto a decisões, e jogadas de bastidores, quero só fazer algumas referências, já que todas as semanas é uma enxurrada que não lembra ao diabo.

    Arbitragem Jesus
    Jorge Jesus tem agora uma dificuldade acrescida no banco de suplentes
    Foto: Sporting CP

    Todos sabemos que por cá muito se pode denunciar, que de pouco ou nada valerá. É a justiça cega na sua definição mais extrema. Mas como sou teimoso, vou ser um daqueles que vai continuar a tentar, não se vá dar o caso de haver por ai um qualquer investigador isento que acorde.

    São considerações sobre este Futebol a brincar que parecem não matar, mas moem, e que no final das “contas” poderão vir a fazer todo o sentido:

    – Tribunal vem agora dar razão a BdC relativamente a castigo que teve de cumprir há um ano. O castigo está cumprido, de que vale agora esta decisão? Limpa o cadastro? Daqui retiro só a rapidez de processos e decisões da justiça em Portugal.

    Relativamente a esta rapidez, continuamos a aguardar também pela decisão quanto a Slimani. Mas neste caso terá mais a ver com oportunidade.

    – Ao que parece, e duvido muito que tudo isto tenha acontecido, o futebol está a ficar muito mais justo. Parece que alguém anda a regularizar os salários de determinadas equipas de futebol, e por consequência surge o futebol bonito recheado de goleadas. É assim que o queremos.

    – Equipas que parecem saber jogar futebol, aparecem destruturadas, com adaptações, jogadores vindos de lesões (sem ritmo), e que até ilibam agressões de jogadores adversários. Não há nada, siga… O dente, a gente depois resolve.

    Há tanto amor no ar. Mas é assim que se quer o futebol.

    – Notícias com títulos dando a entender que treinadores vão visitar equipas adversárias ao hotel, quando o que a notícia realmente relata é que esse treinador vai visitar familiares que por acaso estão no mesmo hotel dessa equipa. Tenho a certeza, no entanto, que isto é inocente. São títulos para fazer ganhar cliques no site, eu sei, mas saberão também que muitos nem lêem a notícia, e o que fica é que um treinador do Sporting foi ao hotel do Rio Ave antes do jogo entre as duas equipas. Mas no sporting nem essas manobras são bem feitas, até porque empatamos (e não goleamos como outros). Como disse o nosso treinador, deve ter ido lá passar a táctica ao adversário (Escândalo à vista).

    – A dita “estrutura” só vem contrapor algumas das opiniões emitidas por BdC. Serão só as que lhes assentam? Ou serão só as que não lhes assentam? Deve ser só nos dias que o “Mr. Burns” acorda com vontade de trabalhar.

    – Então um jogador valoriza-se numa bela quantia de milhões, sem jogar, mas só porque muda de clube? Entendo agora porque há jogadores que em 2 meses passam de “100 mil reis” para 80 milhões. Tudo faz sentido. O mercado é que manda, não é verdade? Talvez não.

    – Todas as semanas vem alguém ligado a um outro clube de futebol, vir dizer que conhece tão bem, mas tão bem o treinador do Sporting, que quase sabem a que horas ele se levanta para fazer as suas necessidades fisiológicas. Ou o nosso treinador pensa em voz alta, ou estes senhores têm poderes extra-sensoriais.

    Pedro Guerra, e outros "senhores" paineleiros, têm a lição bem estudada Fonte: TVI
    Pedro Guerra, e outros “senhores” paineleiros, têm a lição bem estudada
    Fonte: TVI

    São um tipo de gente que se está a desenvolver, que se move pelas sombras, que caçam em grupos organizados, com ataques concertados. Alguns desses elementos são de algum modo anti-sociais, usando pirotecnia contra os da própria espécie, mas no geral estão todos bastante bem organizados quanto ao objectivo delineado. Têm também um poder de persuasão para com outras raças, levando-os a fazer algo em seu benefício. Estão a ficar bastante aperfeiçoados.

    Podem dizer quanto queriam que somos beneficiados. Posso aceitar que em alguns casos o sejamos. O problema é que há outros que são mais beneficiados que nós, e nós muito mas prejudicados que eles. Não é de agora. Não me falem de balanças equilibradas no fim dos campeonatos, que equilíbrio é o que menos há por estas bandas.

    Não tentem mandar areia com a conversa de que os grandes serão sempre mais beneficiados, porque apesar de ser verdade, entre os grandes existem grandes desequilíbrios quanto à balança Prejuízo/beneficio.

    O ataque é diário, e todos os dias sai um soldado ou marechal à rua com o discurso encomendado, para que a “isenta” comunicação social lhe dê o devido destaque.

    Nós, ou pelo menos eu, vamos continuar a tentar, que no mínimo alguém investigue uma pontinha do novelo. Um dia acontecerá.

    Até em águas calmas e “limpidas” se costuma acumular “lodo”. E basta só aparecer alguém para remexer um pouco, e logo esse “lodo” se revela. Alguém tinha que o fazer, e está a ser feito. Depois depende de quem olha, se quer ver ou não. Se não se importa de mergulhar em águas “porcas”, isso já são outros quinhentos, ou outros milhões.

    Ah, e para acabar como comecei, e para que saibam que continuo a apoiar o meu Sporting, devo dizer que… CONTINUAMOS EM PRIMEIRO. E espero acabar o campeonato nesse lugar. Se não acabar, é porque uma outra equipa foi mais competente em todos momentos e campos em que é possível decidir um campeonato. Devia haver só um, não é verdade? Seus Brincalhões ;).

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Almeida
    Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.