«Para o ano é que vai ser»

    E quanto ao treinador, e o facto de ele só falar de si, e dos seus méritos, faz com que toda a comunicação social em geral e a afecta a outros clubes se direccione simplesmente para o treinador e se “esqueça” de criticar a equipa ou os jogadores individualmente. Seja estratégico, ou não (acredito que é mesmo só o ego), resulta. Assim, como há atletas que nascem com características inatas que lhes dão vantagem sobre os outros, também o treinador do Sporting, de uma forma inata, ou não, consegue chamar a si toda a pressão. O mesmo aconteceu na época passada com o presidente.

    Jorge Jesus tem sido um dos principais rostos do novo Sporting Fonte: Sporting CP
    Jorge Jesus tem sido um dos principais rostos do novo Sporting
    Fonte: Sporting CP

    Muitos criticaram o treinador por vir dizer que ele é que faz a diferença, principalmente porque a seguir veio uma derrota estrondosa, mas a verdade é que o treinador é que constrói uma equipa. Seja pelos jogadores que escolhe, com as características de jogador ao seu gosto ou no modelo e dinâmica que impõe ao jogo praticado pelos mesmos. Os jogadores escolhidos por esse treinador darão à equipa o seu talento e inteligência, de forma a poder concretizar o idealizado pelo seu “mister”. Há poucos jogadores, daqueles que são estrelas, que consigam jogar bem em qualquer modelo de jogo, ou em qualquer posição. Até mesmo Messi teria mais dificuldades em ser o que é, se não tivesse aquela equipa moldada ao seu jogo. Até porque, na sua seleção está farto de ganhar titulos, não é?

    Os modelos de jogo são criados pelos treinadores. Podemos criticar Jesus por não enfatizar a importância que têm os jogadores em conseguirem impor o seu modelo, mas o próprio está sempre a tentar melhorar esse modelo, pelo que nunca poderá estar totalmente satisfeito com o que os jogadores fazem. É um eterno insatisfeito, e é por isso que vai continuar a “berrar” com os jogadores, vai continuar a ser expulso do banco, e por muito que digam que os jogadores se pegam com o treinador, a verdade é que muitos dos que chegaram disseram que vinham com muita vontade de trabalhar com aquele técnico.

    Considero que tem sido feito um excelente trabalho no Sporting, tanto em termos financeiros como desportivos, e que não devemos colocar em causa tudo isso por uma má noite de futebol, ou pela grande eficácia da equipa adversária.

    Mas se não podem esperar só mais uns meses para perceber se efectivamente está tudo mal, então comecem já a colocar tudo em causa. Desestabilizem, critiquem os jogadores, despeçam o treinador, e já agora mandem uma carta ao presidente a pedir para ser mais como aqueles que nestes momentos sempre aparecem na comunicação social a criticar e fizeram obra tão “meritória”. Talvez nem esses tenham culpa, porque é a comunicação social que os procura, sabendo que conseguirá dali umas frases jeitosas em oposição à actual direcção.

    Eu cá vou dar o beneficio da dúvida, e continuar a acreditar em quem resgatou o meu clube, mas eu sou um daqueles eternos esperançosos Sportinguistas. Vou acreditar sempre em quem faz algo útil pelo meu clube… se deixei lá andar os que fizeram mal, porque não deixar estes?

    Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Almeida
    Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.