📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Paragem oportuna: Descanso e prioridades

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2Depois de um primeiro ciclo sobrecarregado de jogos, a equipa do Sporting precisava de alguma calma e tempo para poder descansar física e psicologicamente. Podem dizer-me que o Sporting não se pode desculpar já com cansaço, quando equipas inglesas e espanholas têm a mesma sobrecarga e conseguem manter-se competitivas. Pois eu pergunto se essas mesmas equipas não têm também, muitas vezes, as escorregadelas pós-competições europeias? Têm, apesar de conseguirem ter jogadores de banco quase equivalentes em qualidade aos titulares.

Acho que temos excelentes alternativas no banco, mas nem todas conseguem entrar em campo para fazer a diferença, e algumas delas insistem em desperdiçar oportunidades de afirmação (não é que não tenham qualidade, são simplesmente pouco consistentes e isso não mudará), o que torna o plantel mais curto em relação ao que a equipa técnica e os próprios adeptos e sócios pensariam e desejavam.

Bruno Fernandes foi dos que mais correu no jogo contra o Barcelona Fonte: UEFA
Bruno Fernandes foi dos que mais correu no jogo contra o Barcelona
Fonte: UEFA

Para agudizar isso, nos últimos quatro encontros tivemos como adversários duas das actuais melhores equipas da primeira liga, e uma das melhores equipas do mundo. E apesar de, contra o Marítimo, termos conseguido rodar quase totalmente a equipa, nos jogos contra FC Porto e Barcelona fomos obrigados a apresentar praticamente a mesma formação, em dois jogos de exigência máxima. O jogo contra o Barcelona desgastou muito os nossos avançados e médios, tendo como prova disso os doze quilómetros percorridos pelo “centrocampista” mais avançado do nosso miolo. Juntando a isso o facto de termos perdido o jogo com um ressalto, desmotiva um pouco mais.

No jogo que se avizinhava, iríamos jogar contra um adversário que havia ganho de forma folgada a um Mónaco que pouco trabalho deu e que permitiu que a segunda parte fosse apenas de contenção e controlo. Para além disso teria mais 24 horas de descanso. Ora isto pesa no fim das contas, porque a confiança e frescura são diferentes, e não nos permitiria pressionar alto, como nos pressionaram a nós. A segunda parte seria mais equilibrada apenas porque as pernas dos adversários passaram a pesar quase tanto como as nossas. Não se poderia falar de banho táctico, até porque as equipas estavam muito equilibradas e encaixadas, com a única diferença de maior capacidade de pressão do adversário na primeira parte. O facto de tal equilíbrio poderá também ter sido razão para que Jorge Jesus não optasse pelas substituições mais cedo, até porque os jogadores que estavam no banco dificilmente iriam acrescentar ofensivamente (Alan Ruiz não, Iuri Medeiros também não) e poderiam desequilibrar a equipa defensivamente, o que é muito perigoso em jogos tão equilibrados e tácticos. Muitos pediram Podence mais cedo, mas perderíamos poder de jogo aéreo contra a melhor equipa do campeonato nesse aspecto.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Viktor Gyokeres: Mikel Merino ajuda na vitória do Arsenal frente ao Brentford

O Arsenal recebeu e venceu o Brentford durante esta quarta-feira por duas bolas a zero, em jogo da 14.ª jornada da Premier League.

José Mourinho está atento: futuro das laterais do Benfica pode estar no Seixal

O Benfica conta com várias promessas em todos os seus escalões. Daniel Banjaqui e José Neto são duas delas.

Benfica B empata frente ao Nottingham Forest

O Benfica B não foi além de um empate frente ao Nottingham Forest a uma ola, para a Premier League International Cup.

Nuno Espírito Santo quer contratar internacional português da Premier League para o West Ham

José Sá está no radar do West Ham. O conjunto orientado por Nuno Espírito Santo pode avançar pelo internacional português já em janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Kylian Mbappé ativa modo melhor do mundo e Real Madrid goleia Athletic

O Real Madrid foi ao País Basco vencer o Athletic por três bolas a zero, em jogo adiantado da 19.ª jornada da La Liga.

Alemanha acolhe Europeu Feminino de 2029

A UEFA confirmou que o Campeonato da Europa Feminino de 2029 será na Alemanha. Portugal chegou a candidatar-se, mas acabou por retirar a proposta.

Problema para resolver em janeiro? Jogador termina contrato em 2028 e continua sem entrar nos planos de Rui Borges no Sporting

Rafael Pontelo continua sem somar minutos pelo Sporting esta temporada. A saída no mercado de janeiro é um cenário provável.