Patética vitimização, patética regionalização

- Advertisement -

Há muito que se fala em regionalização em Portugal como uma das melhores formas de governar Portugal, através de uma descentralização do poder político, dando mais poder aos municípios para que sejam mais independentes nas decisões para o desenvolvimento de cada região.

É uma medida com vantagens e desvantagens, e um dos maiores contras, conhecendo nós o povo português e os seus políticos, será a grande possibilidade de se criarem pequenos e regionais poderes que governam para os proveito próprio. Ou seja, em vez de termos alguns a encher o seu “saco”, teremos muitos a encher os seus “saquinhos”. No fundo, poderia ter muitos mais a “encher-se” com o dinheiro de todos nós (pelo menos seria mais distribuído – parece justo, menos para o povo).

No futebol português essa medida já foi implementada há muito tempo por um clube do Norte. Uma medida que se mostrou acertada, por todas as vantagens que daí retirou. Porque o facto de um clube se apresentar como o que representa uma região, que chama a si a responsabilidade de liderar uma luta de norte contra sul, facilmente consegue agregar soldados para a sua causa, principalmente pelo que conhecemos da nossa história com país, que nasceu e foi construído do Norte para sul, conquistado aos mouros.

No fundo, esse clube encarnou a personagem de Dom Quixote, na sua luta contra moinhos de vento, que, no entanto, consegue uma legião de Sanchos Panças que torna essa luta muito mais real e consequente.

Adeptos FC Porto
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Essa estratégia de dividir para conquistar resultou na construção de um dos mais poderosos clubes portugueses, por um dos presidentes mais titulados do mundo. Quer isto dizer que a regionalização tem tudo para correr bem em Portugal.

O plano, no entanto, não se baseou apenas nisso. Juntou a isso uma estratégia de vitimização, usando o facto de o poder político e decisório estar sediado no Sul, para desenvolver a ideia de que o norte é menosprezado e agrilhoado pelo sul. E uma vez que esse clube é a imagem do Norte, assume-se também como o foco do desprezo sulista.

Por esta ter sido uma estratégia com resultados desportivos que todos conhecemos, esse clube deve entender que os outros a queiram imitar. Mas entendo que a considerem como sua, e sejam egoístas de quererem tirar dividendos só para si, ainda que os outros não se possam valer dos mesmos argumentos.

Segundo o mesmo clube, o Sporting anda agora a vitimizar-se, anda agora a ser constantemente beneficiado, e por isso anda a ganhar mais. No fundo eles estão a ver reflectido no clube de alvalade o que eles andaram a receber e sentir nas últimas décadas, e continuam a ter.

Agora que o Sporting está a ganhar mais vezes, e que se tornou o adversário mais direto na luta por títulos, passou a ser a cara do poder sulista. O clube leonino tornou-se o moinho de vento do momento.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

O Sporting parece ser a origem de todo o mal no futebol deste país. Ainda que o futebol em Portugal seja, há décadas, um antro de devassa e malvadez, só agora, quando aparece o Sporting no meio de uma luta campal da qual não é o único culpado, é que muitos comentadores conseguem perceber o que se passa de errado. Porque até agora tudo estava bem.

Agora não se pode pressionar os árbitros, porque os jogadores do Sporting o fazem. Não se pode simular ou parar o jogo, porque os de alvalade o fazem. Os elementos do banco de suplentes não se podem levantar para defender os seus colegas porque os leoninos o fazem. No fundo, para que todos acordem para a realidade, basta o Sporting fazer o que todos os outros andaram anos a fazer.

Mas se o Sporting servir para acordar todas as organizações adormecidas para o que de mal se passa no futebol português, então já valeu a pena o Sporting ter começado a ganhar. Não, é mentira, nós queremos é ganhar pouco importados com os problemas dos outros, porque também não se importaram connosco até agora. E não quero com isto dizer que estejamos a ser beneficiados com o que quer que seja, e bastaria olhar para o número de faltas que precisamos de fazer para receber cartões relativamente a outros.

Se no futebol português o que interessa é ganhar independentemente do processo, se ganhar justifica tudo, e se ganhar apaga todas as infrações que se fazem para o conseguir, nós sportinguistas também nos devíamos preocupar com o que os outros agora nos andam a tentar imputar. Porque o Sporting está a GANHAR, assim como os Sportinguistas. Os do Sul e do Norte. Porque onde vai um vão todos, e isso é bom apesar de alguns dizerem que é um lema perigoso. (seria em clubes de outros pontos geográficos).

 

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

A muralha que resistiu ao jogo, o canto que a derrubou | Casa Pia 1-4 FC Porto

Análise tática ao Casa Pia x FC Porto, com destaque para o 5-4-1 dos gansos, para as combinações nos corredores dos dragões e para o peso crescente dos lances de bola parada.

Filipe Coelho responde ao Bola na Rede: «O objetivo era parar o ímpeto que os médios interiores do FC Porto têm»

Filipe Coelho respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Isto exigiu de nós algum tempo para mudar a abordagem, a adaptação e a preparação do jogo»

Francesco Farioli respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Benfica arranca campeonato com goleada sobre o Venda Nova: eis os resultados do dia no Futsal português

O Benfica arrancou a Primeira Liga de Futsal com uma vitória. No Seixal, vitória por 4-1 diante do Venda Nova.

PUB

Mais Artigos Populares

Académico de Viseu marca nos descontos e derrota Vitória SC em jogo emocionante na Primeira Liga

O Académico de Viseu garantiu a primeira vitória no Fontelo esta época, a segunda consecutiva. Desta vez, triunfo sobre o Vitória SC.

Benfica e Sporting arrancam Primeira Liga Feminina com vitórias e balizas a zeros: eis os resultados do dia no arranque da prova

O Benfica venceu o Racing Power e o Sporting ganhou ao Vitória SC. Jogos da primeira jornada da Primeira Liga Feminina.

Cagliari surpreende Atalanta e ultrapassa AC Milan de Ruben Amorim para chegar ao top-4: eis os resultados do dia na Serie A

O Cagliari venceu a Atalanta e somou a terceira vitória consecutiva na temporada. Clube entra diretamente no top-4 da tabela.