“Patrón” sobe a capitão?

- Advertisement -

Na passada quarta-feira, o Universo Sportinguista ficou a saber que Sebastián Coates será Leão até 2023 (existindo mais um ano de opção).

Pessoalmente estou contente com a renovação do vínculo contratual do central uruguaio. Desde logo por uma razão de ordem prática e até lógica: com as saídas “ao desbarato” de Domingos Duarte e Demiral, o sector da defesa leonina ficou – e muito – escasso em soluções, já que nem Tiago Illori nem Neto conseguiram ainda convencer os Sportinguistas. Eduardo Quaresma, sobre quem muita esperança está depositada, é ainda um jovem de 17 anos. Coates e Mathieu são, portanto, sem qualquer dúvida, os melhores centrais do Sporting CP e formam uma dupla que muito dificilmente é substituível sem retirar qualidade ao processo defensivo.

É verdade que a corrente época não tem sido risonha para Coates: começou muito mal com muito azar, mas jogo a jogo tem recuperado o seu bom nível exibicional. Todavia creio que essa má forma se deve acima de tudo ao momento menos bom que a sua equipa está a atravessar. Um contexto de instabilidade e crise do próprio colectivo torna sempre difícil para um jogador conseguir grandes rendimentos individuais. A única excepção poderá ser Bruno Fernandes, mas esse é um jogador “à parte” destinado a competir, não no marasmo que é o campeonato português, mas sim em grandes palcos como os do futebol inglês.

Por fim, o internacional uruguaio merece essa renovação. É um central competente que demonstra classe e uma “calma” invulgar dentro do campo e é um dos líderes incontestados do plantel, um dos que releva maior inconformação quando as coisas não estão a correr bem ao jogo do Sporting CP. Talvez, digo eu, por ser um dos jogadores que está há mais tempo no plantel (chegou em Janeiro de 2016), e por conseguinte conheceu um Sporting CP com uma verdadeira mística de Leão, em que se exigia “lá de cima” rigor e empenho, muito diferente do Sporting CP da actualidade.

Entretanto, e com a eminente saída de Bruno Fernandes, Coates será sem dúvida alguma o natural líder que terá a difícil tarefa de manter a ordem e a união no balneário leonino.

Um lance caricato valeu um cartão amarelo que impediu Coates de alinhar no dérbi
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Mas nem todas as notícias em redor de Coates são boas. Em vésperas de o Sporting CP receber em sua casa o rival da 2.ª Circular – como seria de esperar – “Seba” viu o seu castigo de um jogo de suspensão ser confirmado no mapa de castigo do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência da exibição do quinto cartão amarelo no Bonfim. Não vale a pena tecer mais considerações sobre a (falta de) vergonha, perdoem-me a expressão, que foi a exibição desse cartão amarelo. “Clubites” à parte todos viram o que aconteceu. O próprio jogador já reagiu publicamente, o que até é raro acontecer, e o clube Leonino recorreu – e bem – da decisão que confirmou o castigo. Mas também é verdade que Silas “pôs-se a jeito” ao ter apontado o central no onze inicial do Sporting CP, em Setúbal.

É certo que outro jogador do Sporting CP, Bolasie, foi há bem pouco tempo despenalizado de um castigo que seria injusto. Mas é que a situação de injustiça no caso do jogador africano para além de ter sido mais do que flagrante, originou uma tremenda repercussão internacional (talvez pelo facto de a imprensa estrangeira, sobretudo a inglesa, estar atenta a Bolasie), algo que os órgãos da Liga certamente não estavam à espera.

Como dizia Pitágoras “Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las”.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manuel José lança suspeitas sobre a polémica na seleção: «O Ronaldo caiu na armadilha e tudo tinha sido planeado de antemão»

Manuel José lançou uma suspeita sobre a situação entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Treinador garantiu que tudo foi premeditado.

João Félix sonha regressar ao Barcelona em 2027 mas há problema dos grandes

João Félix pretende regressar ao Barcelona em 2027, mas o Al Nassr pode estender o seu contrato por mais uma época.

José Mourinho faz força para Real Madrid contratar estrela mundial em final de contrato já em janeiro

José Mourinho quer ver o Real Madrid a avançar por Virgil van Dijk em janeiro. Defesa está em final de contrato com o Liverpool.

Afinal, Sporting terá de pagar mais 500 mil euros por Iván Fresneda

Iván Fresneda estreou-se pela Espanha durante este sábado. O Sporting terá de pagar 500 mil euros ao Real Valladolid.

PUB

Mais Artigos Populares

Fotis Ioannidis revela momento mais complicado no Sporting

Fotis Ioannidis faz parte dos quadros do Sporting e revelou que o momento da sua lesão na última época foi complicado.

António Salvador defende Jorge Jesus e deixa reparo a Cristiano Ronaldo: «Acho que abandonar a seleção não foi o momento mais feliz do nosso...

António Salvador reagiu à polémica entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Presidente do Braga deixou reparos à postura do capitão.

Robert Lewandowski bate recorde de Cristiano Ronaldo na Liga das Nações

Robert Lewandowski bateu o recorde de mais velho a marcar um hat-trick na Liga das Nações. Registo pertencia a Cristiano Ronaldo.