“Patrón” sobe a capitão?

- Advertisement -

Na passada quarta-feira, o Universo Sportinguista ficou a saber que Sebastián Coates será Leão até 2023 (existindo mais um ano de opção).

Pessoalmente estou contente com a renovação do vínculo contratual do central uruguaio. Desde logo por uma razão de ordem prática e até lógica: com as saídas “ao desbarato” de Domingos Duarte e Demiral, o sector da defesa leonina ficou – e muito – escasso em soluções, já que nem Tiago Illori nem Neto conseguiram ainda convencer os Sportinguistas. Eduardo Quaresma, sobre quem muita esperança está depositada, é ainda um jovem de 17 anos. Coates e Mathieu são, portanto, sem qualquer dúvida, os melhores centrais do Sporting CP e formam uma dupla que muito dificilmente é substituível sem retirar qualidade ao processo defensivo.

É verdade que a corrente época não tem sido risonha para Coates: começou muito mal com muito azar, mas jogo a jogo tem recuperado o seu bom nível exibicional. Todavia creio que essa má forma se deve acima de tudo ao momento menos bom que a sua equipa está a atravessar. Um contexto de instabilidade e crise do próprio colectivo torna sempre difícil para um jogador conseguir grandes rendimentos individuais. A única excepção poderá ser Bruno Fernandes, mas esse é um jogador “à parte” destinado a competir, não no marasmo que é o campeonato português, mas sim em grandes palcos como os do futebol inglês.

Por fim, o internacional uruguaio merece essa renovação. É um central competente que demonstra classe e uma “calma” invulgar dentro do campo e é um dos líderes incontestados do plantel, um dos que releva maior inconformação quando as coisas não estão a correr bem ao jogo do Sporting CP. Talvez, digo eu, por ser um dos jogadores que está há mais tempo no plantel (chegou em Janeiro de 2016), e por conseguinte conheceu um Sporting CP com uma verdadeira mística de Leão, em que se exigia “lá de cima” rigor e empenho, muito diferente do Sporting CP da actualidade.

Entretanto, e com a eminente saída de Bruno Fernandes, Coates será sem dúvida alguma o natural líder que terá a difícil tarefa de manter a ordem e a união no balneário leonino.

Um lance caricato valeu um cartão amarelo que impediu Coates de alinhar no dérbi
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Mas nem todas as notícias em redor de Coates são boas. Em vésperas de o Sporting CP receber em sua casa o rival da 2.ª Circular – como seria de esperar – “Seba” viu o seu castigo de um jogo de suspensão ser confirmado no mapa de castigo do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência da exibição do quinto cartão amarelo no Bonfim. Não vale a pena tecer mais considerações sobre a (falta de) vergonha, perdoem-me a expressão, que foi a exibição desse cartão amarelo. “Clubites” à parte todos viram o que aconteceu. O próprio jogador já reagiu publicamente, o que até é raro acontecer, e o clube Leonino recorreu – e bem – da decisão que confirmou o castigo. Mas também é verdade que Silas “pôs-se a jeito” ao ter apontado o central no onze inicial do Sporting CP, em Setúbal.

É certo que outro jogador do Sporting CP, Bolasie, foi há bem pouco tempo despenalizado de um castigo que seria injusto. Mas é que a situação de injustiça no caso do jogador africano para além de ter sido mais do que flagrante, originou uma tremenda repercussão internacional (talvez pelo facto de a imprensa estrangeira, sobretudo a inglesa, estar atenta a Bolasie), algo que os órgãos da Liga certamente não estavam à espera.

Como dizia Pitágoras “Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las”.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa Internacional avança que o Benfica planeia renovar contrato de José Mourinho até 2028

O jornalista Nicolò Schira revela que Rui Costa vê Jose Mourinho como parte integral do seu plano de «reestruturação» do Benfica.

Torreense faz história e garante lugar na Champions League pela primeira vez: Eis os resultados do dia na Primeira Liga Feminina

O Torreense qualificou-se, pela primeira vez na história do clube, para a Champions League Feminina, após o empate frente ao Vitória SC.

Raphinha pede Neymar no Mundial 2026:«É o cara do hexa»

O extremo Raphinha destacou a importância do Neymar e mostrou confiança na sua convocatória, numa altura que o Mundial 2026 se aproxima.

Aymeric Laporte admite arrependimento pela saída do Manchester City: «Só nos apercebemos quando saímos»

O defesa-central espanhol, Aymeric Laporte, recordou a passagem pela Arábia Saudita e explicou o regresso ao Athletic. O internacional espanhol assumiu que se arrepende da saída do Manchester City.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianni Infantino recandidata-se à presidência da FIFA em 2027 e confirma Irão no Mundial 2026

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, pretende cumprir o terceiro e último mandato à frente do organismo que lidera desde 2016. O dirigente confirmou também a presença do Irão no Mundial 2026.

Ederson Moraes suspenso por quatro jogos e pode ter feito o último jogo pelo Fenerbahçe

O guarda-redes Ederson Moraes foi castigado após expulsão no jogo contra o Galatasaray e vai falhar o final da temporada.

Belenenses mantém lugar de playoff com empate frente à UD Santarém

Na 12.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3, o Belenenses empatou a uma bola na receção à UD Santarém.