Paulinho: avançado de topo ou mais um flop? | Sporting CP

- Advertisement -

Quero começar o meu tópico por deixar já claro que, independentemente do que venha a fazer de leão ao peito – ou com outro símbolo qualquer -, o “menino querido” de Rúben Amorim, Paulinho, é um avançado de topo na nossa liga, na minha opinião. Não é um finalizador como Jardel, não é combativo como Slimani, mas tem tudo para ser um avançado que deixe a sua marca no Sporting Clube de Portugal.

E enquanto se discute se dois cm são ou não suficientes, se o jogador do Moreirense FC calça o 45 ou o 44 e se isso podia ter tido influência em dois pontos para o clube, eu cá prefiro olhar para a conjuntura de todo o jogo.

Formado no Santa Maria FC, João Paulo Dias Fernandes (Paulinho), estreou-se na equipa sénior do seu clube na época 2010/11, onde atuou por dez vezes e marcou um golo. Uma segunda época bem conseguida (35 jogos – dez golos) levaram-no para o Trofense onde, na época 2012/13, realizou 38 partidas e apontou onze golos. A sua estadia no clube da Trofa não teve muita duração, pois na época seguinte transferiu-se para o Gil Vicente FC, onde esteve por quatro épocas.

Foram 167 golos em 234 partidas que o levaram para o SC Braga, onde teve o seu momento alto da carreira. A sua melhor época foi, sem dúvida, a transata, onde foi o quarto melhor marcador da edição 2019/2020 da Liga NOS. Foi também no decorrer de 2020 que Paulinho fez a estreia pela seleção A portuguesa. Ao todo, são três internacionalizações e dois golos.

Paulinho destacou-se em Braga e subiu de patamar no panorama nacional
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Ainda assim, apesar do bom percurso e olhando apenas para os números, já houve avançados melhores. Então, deverão estar a pensar: “Ó João, estás maluco! Porque dizes que Paulinho é topo?”. Calma, eu explico:

Com a chegada de Rúben Amorim à equipa principal do SC Braga e nos 13 jogos que esteve no seu comando, Paulinho só não participou em dois jogos (n.d.r diante do Moreirense FC, na jornada 18 da Liga NOS, onde foi suplente não utilizado e na 22.ª jornada, onde o SC Braga ganhou ao Vitória FC por 3-1, onde também foi suplente não utilizado). Então, em 11 jogos, Paulinho foi sempre titular e praticamente jogou todos os minutos. Foram seis golos e três assistências.

João Estanislau
João Estanislauhttp://www.bolanarede.pt
Sempre ligado à comunicação desportiva, licenciado em Comunicação Empresarial e com duas pós-graduações na área da comunicação e no dirigismo desportivo, o João colaborou com o Leonino, Ambidestro, RMM e participou ainda no podcast Vamos Falar de Futebol 10. Neste momento, encontra-se a colaborar com vários projectos ligados ao desporto rei. Fica atento!                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Na Sérvia, quem manda? | Zeleznicar Pancevo x Braga

O confronto contra o Braga é o primeiro de sempre destes sérvios na Europa, resultado dum também inédito quarto lugar em 25/26.

1º teste à porta aberta: Onde ver o Gil Vicente x FC Porto?

O Gil Vicente e o FC Porto enfrentam-se esta quarta-feira num jogo particular. Duelo será transmitido na Sport TV 1.

Conference League: Onde ver o jogo entre o Braga e o Zeleznicar Pancevo?

O Braga vai enfrentar o Zeleznicar Pancevo na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Conference League. Jogo passa na Sport TV 5.

Floriana de Daniel Portela empata com final dramático: eis os resultados do dia da Conference League

O Floriana de Daniel Portela empatou 1-1 com o Drita na primeira mão da segunda ronda da Conference League. Eis os resultados.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens: «Braga sabe que a sua equipa técnica e os jogadores sempre têm a responsabilidade de disputar todos os jogos para ganhar»

O Braga joga esta quarta-feira contra o Zeleznicar Pancevo para a Conference League. Fica com declarações de Carlos Vicens.

À atenção do Benfica: Hearts goleado pelo Sturm Graz na Champions League

O Sturm Graz venceu o Hearts por 4-0 na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Champions League. Fica com os resultados.

Bélgica: Sérgio Conceição é candidato ao cargo mas há favorito

Sérgio Conceição é um dos candidatos para o cargo da Seleção da Bélgica. Mark van Bommel é, neste momento, o favorito.