Paulinho: Como está a ser a estreia de leão ao peito? | Sporting CP

- Advertisement -

Muito se falou sobre os contornos da transferência de Paulinho para o Sporting CP. Foi surpreendente para alguns – pelo investimento e possível não retorno financeiro – mas a verdade é que a influência do português a nível desportivo e no modelo de Rúben Amorim será uma mais valia e terá sido sobretudo o maior argumento para a sua contratação e esforço pela SAD leonina.

O avançado de 28 anos chegou e pouco treinou. contudo, ainda assim, foi titular e estreou-se mesmo de leão ao peito diante o CS Marítimo. Se já considerava castrador analisar Paulinho apenas pelo número de golos que faz, este jogo foi uma prova disso mesmo. Paulinho tem uma capacidade de influenciar o jogo à sua volta e de beneficiar os seus companheiros de equipa.

O novo número 21 leonino demonstrou (novamente) a sua enorme capacidade em ligar o setor do meio-campo ao setor mais avançado, saltando muitas vezes para fora do bloco defensivo adversário acabando por atrair a pressão até a uma zona mais central e abrindo assim espaço para os seus companheiros de ataque aproveitarem o espaço aberto nas costas da defensiva contrária.

Paulinho é um avançado móvel, joga entrelinhas e, normalmente, cria e oferece mais oportunidades do que aquelas que aproveita
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O Sporting CP ganha novas dinâmicas dentro da própria dinâmica coletiva, através da versatilidade e variabilidade que o avançado consegue garantir. Contra blocos defensivos que sobem e se expõem, acabam por permitir espaço para o Sporting CP explorar a profundidade, mas caso decidam não sair na pressão, a linha defensiva acaba por deixar mais espaço entrelinhas, facto que permite a Paulinho operar da forma como mais gosta.

Demonstra muita capacidade associativa e continua a demonstrar o seu altruísmo na forma como procura servir os colegas de equipa, apesar de nunca deixar de procurar atacar de forma inteligente a baliza adversária. Segura bem a bola de costas para a baliza, consegue virar o centro de jogo rapidamente e de forma assertiva, acrescentando ainda alguma capacidade física, – face a TT – mas também qualidade técnica.

Poderá permitir ao Sporting CP alterar os seus movimentos de apoio-rutura, podendo por vezes até apresentar uma estrutura com dois avançados e um médio nas costas dos avançados, permitindo trocas entre Paulinho e Pote. O facto de conhecer o modelo permitiu um maior conforto e demonstrou uma estreia com ações simples mas certas, que deixam no ar um indício de um futuro promissor em Alvalade.

 

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portimonense empata a zero na receção ao Felgueiras

Na 16.ª jornada da Segunda Liga, o Portimonense recebeu o Felgueiras num encontro nenhuma das equipas conseguiu quebrar o empate a zero.

Gabriel Veron emprestado pelo FC Porto ao CD Nacional até ao final da temporada

Após regressar ao FC Porto em dezembro, Gabriel Veron será emprestado ao CD Nacional até ao final da atual temporada.

Crystal Palace define preço para vender Marc Guéhi no mercado de janeiro

Marc Guéhi termina o contrato com o Crystal Palace no final da temporada e o clube já definiu o preço para o vender durante o mercado de inverno.

Vitória SC ganha o 3.º título da sua história: quais foram os outros dois?

O Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a Taça da Liga. É o terceiro título da sua história, após Supertaça e Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Regresso à vista: Daniel Bragança vai ter os primeiros minutos na equipa principal do Sporting ainda em janeiro

Daniel Bragança está cada vez mais perto de voltar a jogar na equipa principal do Sporting. Médio sofreu uma grave lesão.

3 clubes onde Ruben Amorim pode continuar a carreira

A saída de Ruben Amorim do United não deve ser lida apenas como um fracasso isolado, mas como um momento entre rutura e clarificação

José Enamorado assina pelo Grémio de Luís Castro

O Grémio de Luís Castro anunciou, no passado sábado, a contratação do extremo José Enamorado, proveniente do Junior Barranquilla.