Paulinho: Como está a ser a estreia de leão ao peito? | Sporting CP

- Advertisement -

Muito se falou sobre os contornos da transferência de Paulinho para o Sporting CP. Foi surpreendente para alguns – pelo investimento e possível não retorno financeiro – mas a verdade é que a influência do português a nível desportivo e no modelo de Rúben Amorim será uma mais valia e terá sido sobretudo o maior argumento para a sua contratação e esforço pela SAD leonina.

O avançado de 28 anos chegou e pouco treinou. contudo, ainda assim, foi titular e estreou-se mesmo de leão ao peito diante o CS Marítimo. Se já considerava castrador analisar Paulinho apenas pelo número de golos que faz, este jogo foi uma prova disso mesmo. Paulinho tem uma capacidade de influenciar o jogo à sua volta e de beneficiar os seus companheiros de equipa.

O novo número 21 leonino demonstrou (novamente) a sua enorme capacidade em ligar o setor do meio-campo ao setor mais avançado, saltando muitas vezes para fora do bloco defensivo adversário acabando por atrair a pressão até a uma zona mais central e abrindo assim espaço para os seus companheiros de ataque aproveitarem o espaço aberto nas costas da defensiva contrária.

Paulinho é um avançado móvel, joga entrelinhas e, normalmente, cria e oferece mais oportunidades do que aquelas que aproveita
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O Sporting CP ganha novas dinâmicas dentro da própria dinâmica coletiva, através da versatilidade e variabilidade que o avançado consegue garantir. Contra blocos defensivos que sobem e se expõem, acabam por permitir espaço para o Sporting CP explorar a profundidade, mas caso decidam não sair na pressão, a linha defensiva acaba por deixar mais espaço entrelinhas, facto que permite a Paulinho operar da forma como mais gosta.

Demonstra muita capacidade associativa e continua a demonstrar o seu altruísmo na forma como procura servir os colegas de equipa, apesar de nunca deixar de procurar atacar de forma inteligente a baliza adversária. Segura bem a bola de costas para a baliza, consegue virar o centro de jogo rapidamente e de forma assertiva, acrescentando ainda alguma capacidade física, – face a TT – mas também qualidade técnica.

Poderá permitir ao Sporting CP alterar os seus movimentos de apoio-rutura, podendo por vezes até apresentar uma estrutura com dois avançados e um médio nas costas dos avançados, permitindo trocas entre Paulinho e Pote. O facto de conhecer o modelo permitiu um maior conforto e demonstrou uma estreia com ações simples mas certas, que deixam no ar um indício de um futuro promissor em Alvalade.

 

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Crysencio Summerville deixa o West Ham e reforça o Al-Hilal

O Al-Hilal anunciou a contratação de Crysencio Summerville, proveniente do West Ham, por 64,4 milhões de euros.

Pedro Gonçalves prepara saída do Sporting e pode despedir-se frente ao AS Mónaco

Pedro Gonçalves poderá estar prestes a despedir-se do Sporting após seis temporadas no clube, rumo à Arábia Saudita.

Jaime Faria cai nos quartos de final do Estoril Open após reviravolta de Luciano Darderi

Jaime Faria saiu derrotado no duelo com Luciano Darderi durante esta sexta-feira, relativo aos quartos de final do Estoril Open.

Real Madrid de José Mourinho entra na corrida por extremo desejado pelo PSG e avaliado em 130 milhões de euros

O Real Madrid de José Mourinho está interessado na contratação de Yan Diomande. O extremo de 19 anos é igualmente desejado pelo PSG.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-treinador adjunto da Seleção Nacional a caminho do Chelsea

Austin MacPhee, treinador de bolas paradas, vai deixar o Aston Villa para representar o Chelsea na próxima temporada.

Mercado: FC Porto pretende internacional neerlandês para resolver problema no plantel

O FC Porto pretende contratar Vincent Janssen, ponta de lança que representava os belgas do Royal Antwerp. Atualmente, está livre.

Hamburgo SV inicia contactos com o Arsenal para fazer regressar Fábio Vieira

O Hamburgo SV quer contratar Fábio Vieira e já iniciou contactos com o Arsenal tendo em vista uma transferência a título definitivo.