📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Paulinho: Como está a ser a estreia de leão ao peito? | Sporting CP

- Advertisement -

Muito se falou sobre os contornos da transferência de Paulinho para o Sporting CP. Foi surpreendente para alguns – pelo investimento e possível não retorno financeiro – mas a verdade é que a influência do português a nível desportivo e no modelo de Rúben Amorim será uma mais valia e terá sido sobretudo o maior argumento para a sua contratação e esforço pela SAD leonina.

O avançado de 28 anos chegou e pouco treinou. contudo, ainda assim, foi titular e estreou-se mesmo de leão ao peito diante o CS Marítimo. Se já considerava castrador analisar Paulinho apenas pelo número de golos que faz, este jogo foi uma prova disso mesmo. Paulinho tem uma capacidade de influenciar o jogo à sua volta e de beneficiar os seus companheiros de equipa.

O novo número 21 leonino demonstrou (novamente) a sua enorme capacidade em ligar o setor do meio-campo ao setor mais avançado, saltando muitas vezes para fora do bloco defensivo adversário acabando por atrair a pressão até a uma zona mais central e abrindo assim espaço para os seus companheiros de ataque aproveitarem o espaço aberto nas costas da defensiva contrária.

Paulinho é um avançado móvel, joga entrelinhas e, normalmente, cria e oferece mais oportunidades do que aquelas que aproveita
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O Sporting CP ganha novas dinâmicas dentro da própria dinâmica coletiva, através da versatilidade e variabilidade que o avançado consegue garantir. Contra blocos defensivos que sobem e se expõem, acabam por permitir espaço para o Sporting CP explorar a profundidade, mas caso decidam não sair na pressão, a linha defensiva acaba por deixar mais espaço entrelinhas, facto que permite a Paulinho operar da forma como mais gosta.

Demonstra muita capacidade associativa e continua a demonstrar o seu altruísmo na forma como procura servir os colegas de equipa, apesar de nunca deixar de procurar atacar de forma inteligente a baliza adversária. Segura bem a bola de costas para a baliza, consegue virar o centro de jogo rapidamente e de forma assertiva, acrescentando ainda alguma capacidade física, – face a TT – mas também qualidade técnica.

Poderá permitir ao Sporting CP alterar os seus movimentos de apoio-rutura, podendo por vezes até apresentar uma estrutura com dois avançados e um médio nas costas dos avançados, permitindo trocas entre Paulinho e Pote. O facto de conhecer o modelo permitiu um maior conforto e demonstrou uma estreia com ações simples mas certas, que deixam no ar um indício de um futuro promissor em Alvalade.

 

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Armando Sá acredita que o Benfica ainda pode ser campeão e elogia momento das águias: «Morderam a ideia de Mourinho»

Armando Sá deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede. O antigo lateral do Benfica falou do momento das águias e dos últimos jogos com José Mourinho.

Próximo a dar o salto? Gustavo Sá está em grande no Famalicão e procura bater recordes pessoais

Gustavo Sá é um dos melhores jogadores do Famalicão. O atleta tem um contrato válido até ao verão de 2029 com os minhotos.

Hugo Oliveira responde ao Bola na Rede: «Queremos chegar a momentos de decisão, este clube quer crescer e quer disputar finais»

Hugo Oliveira analisou a derrota do Famalicão frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Ruben Amorim deixa resposta a Alex Ferguson: «Ele entende mais de futebol, especialmente do futebol inglês»

Ruben Amorim respondeu a Alex Ferguson, afirmando que o Manchester United vai conseguir ser campeão em menos de 10 anos.

PUB

Mais Artigos Populares

«Sinto que já estou preparado para ser treinador principal» – Entrevista Bola na Rede a Armando Sá

Armando Sá é o mais recente entrevistado do Bola na Rede. Ex-Benfica, Braga e Villarreal é treinador-adjunto do Pacific FC no Canadá.

Penafiel com um olho na Primeira Liga: «Este investimento não é um gesto pontual»

O Penafiel foi recentemente adquirido por Juan Carlos Escotet, que decidiu investir num novo relvado para o Estádio 25 de Abril.

Arne Slot afasta polémica com Mohamed Salah e aponta a mira às arbitragens: «Temos tido muito azar com as decisões dos árbitros»

Arne Slot fez a antevisão do Tottenham x Liverpool, da jornada 17 da Premier League, neste sábado. O técnico afastou a polémica em torno de Mohamed Salah.