Em termos de avançados, a Academia leonina não tem produzido com muita qualidade e são poucos os que que se conseguem afirmar em equipas de menor reputação, contudo existe um jogador do Sporting que, mesmo com a falta de pontas de lança que temos no plantel – atualmente só Luiz Phellype e Luciano Vietto são pontas de lança de serviço –  nem sequer foi inscrito para o campeonato.

O jogador em questão tem de seu nome Pedro Mendes e desde o jogo com o PSV Eindhoven, tem sido notícia porque mal saltou do banco de suplentes, efetuou um bom remate que acabou em golo. Assim, deixou-se por responder a uma pergunta que ficou no ar: será que não tem qualidade suficiente para nem sequer ser inscrito no campeonato nacional?

Creio que existe uma grande desvalorização dos jogadores da Academia, pois parece que os dirigentes leoninos têm sempre algo a apontar aos jogadores de formação, o que é perfeitamente normal visto que, tal como o nome indica, ainda estão a efetuar a sua formação. Como tal, as suas lacunas só irão ser colmatadas com uma assídua presença nos jogos da equipa principal, tendo que haver um equilíbrio entre juventude e jogadores já formados, de forma a conseguir “ofuscar” e “conter” os erros dos mais novos, ainda em aprendizagem.

É muita a esperança depositada não só no jovem avançado, mas também em grande parte da equipa sub-23 leonina
Fonte: Sporting CP

Quanto a Pedro Mendes, ainda é visível alguma falta de técnica na capacidade de distribuição de jogo, mas se algum treinador o trabalhar tão bem como Jorge Jesus fez com Islam Slimani há uns anos, creio que teremos em mãos um ponta de lança que fará golos regularmente. Para os que têm boa memória, Slimani quando chegou ao clube de Alvalade era um jogador bastante mediano e sendo que Pedro Mendes possui ainda mais qualidade do que Slimani quando chegou ao clube leonino, tem tudo para ser ainda melhor que o “Super Slim”.

Anúncio Publicitário

Jogos como os da Taça de Portugal e Taça da Liga são perfeitos para o desenvolvimento de jogadores da formação, porque por norma se houver algum erro que não se consiga compensar, as equipas adversárias possuem, na maior parte das vezes, menos qualidade que o clube de Alvalade, o que faz com que consigamos criar mais situações de perigo.

Foto de Capa: Sporting CP

Revisto por: Jorge Neves

Comentários