Pequenos Leões ao Cesto

O basquetebol é uma modalidade histórica do Sporting Clube de Portugal. A modalidade foi introduzida no clube por Acácio Campos em 1927 ganhando, logo nesse ano, o Campeonato de Lisboa. Mas foi apenas a partir da época de 1948/49, após passagens pela segunda divisão, que a secção se projetou no panorama nacional da modalidade: com o Prof. Mário Lemos como treinador, que introduziu métodos modernos e avançados de treino, acabaria, na época de 1953/54, por atingir o seu primeiro título nacional. A supremacia dos Leões face às restantes equipas era tal que o Sporting chegou mesmo a marcar, em certos jogos, mais de cem pontos.

Como refere o site WikiSporting: “Em sete épocas, de 1953/54 a 1959/60, o Sporting ganhou três Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, e quatro Campeonatos de Lisboa”. Com a revolução de 1974 e a chegada de novos atletas provenientes das ex-colónias inaugura-se um novo “período áureo” nesta modalidade leonina. Contudo, em 1995, e fruto de uma crise interna que o clube vivia, os sócios tiveram que escolher entre o basquetebol e o andebol, vingando esta última modalidade sobre a primeira que acabou extinta. Foi só em 2013, já com Bruno de Carvalho como presidente, que o basquetebol vê novamente a luz do dia mas apenas com escalões de formação, Minibasquete, até aos sub-16. Mas o passado de glória impõe que se pense no regresso dos seniores.  Com esta chegada da modalidade a Alvalade o objetivo é claro: sedimentar a formação para no futuro garantir títulos para o clube de Alvalade. Foi isso mesmo que o Sporting, através do seu Jornal, referiu a 24 de maio de 2016, onde se pode ler o seguinte: “Numa primeira fase a Secção de Basquetebol vai ter apenas dos escalões de formação (até sub-14) e posteriormente, através do crescimento orgânico, serão abertos progressivamente novos escalões até atingir os escalões competitivos mais elevados” (http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/2016-05-24/basquetebol-esta-de-regresso-ao-sporting , consultado em 05 de junho de 2018). Também em 2016, mais precisamente em Junho, o Sporting terminou com a equipa feminina de basquetebol e passou a secção para alçada do clube, deixando a mesma de ser uma modalidade autónoma.

O renascimento da modalidade no Sporting está assegurado pela excelente prestação das suas equipas de formação. Falo, em particular, da equipa de sub-16 do Sporting Clube de Portugal que disputa atualmente a Final Four do Campeonato Nacional de Sub 16 Masculino com as equipas do Barreirense, do Académico e do FC do Porto.

A equipa de Sub-16 de Basquetebol do Sporting Clube de Portugal disputa a final-four de apuramento do Campeão Nacional neste escalão
Fonte: Sporting CP – Basquetebol

Para terminar, refira-se que a secção de basquetebol do Sporting recebeu um Certificado de Qualidade de Escola Portuguesa de Minbasquetebol, atribuído pela Federação Portuguesa de Basquetebol, referente à época 2016/2017. Pode ler-se no comunicado no site oficial do clube de Alvalade: “Este certificado confirma as qualidades técnico-pedagógicas, um número absoluto de atletas assinalável e mostra a capacidade de organização de eventos nesta modalidade de formação” (www.sporting.pt , consultado a 05/06/2018). Já nesta época, a equipa orientada por João Lima garantiu o segundo lugar na Final Four do Campeonato de Lisboa, mostrando toda a sua vitalidade e garra após o seu segundo ano de existência. Estes Leões podem ainda ser pequenos mas já rugem bem alto nos pavilhões de Portugal. O futuro da modalidade passa por eles, por estes grandes Leões.

Foto de Capa: Sporting CP- Basquetebol

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho faz proposta de 20 milhões de euros por médio do Bayer Leverkusen

O Fenerbahçe de José Mourinho quer contratar Exequiel Palacios. O médio internacional argentino pertence aos quadros do Bayer Leverkusen.

Wolverhampton de Vítor Pereira garante contratação de lateral camaronês por 12 milhões de euros

O Wolverhampton já fechou a contratação de Jackson Tchatchoua. O lateral-direito camaronês vai deixar o Hellas Verona.

Vasco Matos lamenta empate do Santa Clara frente ao Larne: «Não apaga a exibição que fizemos e as situações que criámos»

Vasco Matos analisou o empate do Santa Clara frente ao Larne, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

Carlos Vicens elogia jogadores do Braga após triunfo com o Cluj: «Gostei do esforço e da predisposição dos jogadores para fazer bem as coisas»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga frente ao Cluj, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Allan Saint-Maximin deixa elogios para José Mourinho após uma época com troca de picardias: «Um dos melhores treinadores da minha carreira, é como um...

Allan Saint-Maximin foi oficializado como reforço do Club América, do México, e foi chamado a falar da relação com José Mourinho. O avançado deixou elogios.

Cenário caricato: Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal

O Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal. Os minhotos defrontam os Lincoln Red Imps, que são de Gibraltar, mas jogam no Estádio do Algarve.

João Mário critica Besiktas apesar do apuramento na Conference League: «Temos de melhorar defensivamente»

João Mário deixou críticas para o Besiktas, apesar do apuramento da equipa turca para os playoffs de acesso à fase de liga da Conference League.