📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quanto é que já vale Slimani?

- Advertisement -

sporting cabeçalho generíco

Depois de mais uma vitória sofrida pela margem mínima (em oito triunfos, cinco foram por um golo de diferença) o Sporting continua com a mesma vantagem pontual antes de mais uma paragem para jogos internacionais.

Contra um autocarro de dois pisos, o Sporting não criou muitas ocasiões de golo e, mais uma vez, há que destacar a exibição e a eficácia de Islam Slimani. Praticamente no único remate que fez em todo o jogo, o argelino marcou um golo muito importante. Já no reinado de Leonardo Jardim tinha sido Super Sli a desbloquear o jogo no relvado (ou coisa semelhante que lá existe) de Arouca. Quando chegou a Alvalade raramente dominava uma bola com os pés e agora está feito um senhor jogador, na minha opinião o melhor avançado do campeonato, a par de Jonas. São eles os dois melhores marcadores da Liga; o brasileiro com 8 e Slimani com 7 festejos.

Mas olhando em particular para o africano existe muita coisa para dizer. Slimani foi contratado por 300 mil euros e, neste momento, penso que 15 milhões de euros não o levariam para fora de Alvalade. O avançado que começou, na sua primeira época, por ser a arma secreta que entrava nas segundas partes quando Montero não conseguia desbloquear os jogos tornou-se a principal arma ofensiva da equipa. Pressiona os centrais (hoje Teo também esteve bem neste aspeto), foge para os flancos, vem atrás em busca da bola para jogar, já tenta adornar lances e fazer tabelas com os colegas.

Se entre os dois avançados colombianos existem dúvidas sobre qual deve jogar, com alguns adeptos a preferirem Fredy Montero e outros a preferirem Teófilo Gutiérrez, sobre Islam Slimani não existem interrogações. Ele tem de jogar sempre no campeonato, tem de estar sempre nos momentos onde o jogo se decide. E isto acontece porque teve uma evolução tremenda com Leonardo Jardim, Marco Silva e, agora, Jorge Jesus.

Legenda: Os pés de Slimani já tratam a bola por tu… Fonte: Sporting CP
Legenda: Os pés de Slimani já tratam a bola por tu…
Fonte: Sporting CP

Um dos defeitos que se lhe apontavam era a falta de eficácia em algumas situações. Havia jogos em que Slimani fazia desesperar os adeptos com alguns falhanços clamorosos. Mas a final da Taça frente ao SC Braga, o golo na receção ao CSKA Moscovo, a cabeçada no Estádio da Luz e o golo de Arouca são quatro momentos muito fortes do argelino em jogos muitíssimo importantes nos últimos tempos. Ele está feito um grande jogador e, a meu ver, faz parte da atual espinha dorsal da equipa: Rui Patrício, Paulo Oliveira, William Carvalho, Adrien, João Mário e Slimani. São estes seis os principais trunfos do clube na luta pelo título nesta época. Oxalá não saia nenhum deles em janeiro.

Ainda sobre Slimani, um último pormenor: tem melhorado os seus índices de paciência. Esta época já viu pelo menos três defesas (Sergei Ignashevich, Paulo Vinícius e Mano) jogarem andebol à sua frente. O argelino abre os braços, grita com os árbitros, mas vai conseguindo conter os amarelos e isso também é importante.

Uma nota apenas sobre o jogo da Albânia. Sim, é muito mau termos perdido por 3-0 frente ao Skenderbeu. Os nossos suplentes tinham obrigação de vencer aquele jogo, frente a uma equipa de Segunda Liga portuguesa. Mas, em Moscovo, acho que Jesus deve escolher a mesma equipa. Porque antes há jogo com o Benfica e depois há receção ao Belenenses. Já que a UEFA colocou injustamente, e pelo segundo ano consecutivo, o Sporting na Liga Europa, penso que o facto de o Sporting colocar a UEFA em segundo plano é uma resposta apropriada. Vencer o campeonato significará ter a época ganha. E vitórias como a de Arouca são muito importantes e saborosas…

Foto de Capa: Sporting CP

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Confirmado: Daniel Alves compra São João de Ver da Liga 3

Daniel Alves é o novo proprietário do São João de Ver. O antigo internacional brasileiro passa a ser dono da equipa da Liga 3.

Kevin Jansson confirmado como reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora oficializou a contratação de Kevin Jansson. O médio sueco de 25 anos estava ao serviço do Norrkoping.

Manchester City empata contra o Sunderland e fica mais longe do Arsenal

O Manchester City não foi além de um empate a zero contra o Sunderland, em jogo da 19.ª jornada da Premier League.

Arouca confirma contratação do lateral neerlandês Bas Kuipers

Bas Kuipers é reforço confirmado do Arouca. O lateral-esquerdo neerlandês foi emprestado pelo Twente até ao final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

La Liga 2: há equipa que se vai mexer em janeiro e está de olho no mercado português

A Cultural Leonesa quer procurar reforços em janeiro para melhorar o seu plantel. A equipa está atenta ao mercado português.

Swansea de Vítor Matos bate WBA e soma segunda vitória consecutiva no Championship

O Swansea derrotou o West Bromwich Albion por 1-0, na jornada 25 do Championship. Jay Fulton fez o golo da equipa de Vítor Matos.

Atlético Madrid fez abordagem por internacional português: mudança pode fazer-se em janeiro

O Atlético Madrid está interessado em Nuno Tavares. O internacional português pertence aos quadros da Lazio, equipa da Serie A.