Quanto é que já vale Slimani?

- Advertisement -

sporting cabeçalho generíco

Depois de mais uma vitória sofrida pela margem mínima (em oito triunfos, cinco foram por um golo de diferença) o Sporting continua com a mesma vantagem pontual antes de mais uma paragem para jogos internacionais.

Contra um autocarro de dois pisos, o Sporting não criou muitas ocasiões de golo e, mais uma vez, há que destacar a exibição e a eficácia de Islam Slimani. Praticamente no único remate que fez em todo o jogo, o argelino marcou um golo muito importante. Já no reinado de Leonardo Jardim tinha sido Super Sli a desbloquear o jogo no relvado (ou coisa semelhante que lá existe) de Arouca. Quando chegou a Alvalade raramente dominava uma bola com os pés e agora está feito um senhor jogador, na minha opinião o melhor avançado do campeonato, a par de Jonas. São eles os dois melhores marcadores da Liga; o brasileiro com 8 e Slimani com 7 festejos.

Mas olhando em particular para o africano existe muita coisa para dizer. Slimani foi contratado por 300 mil euros e, neste momento, penso que 15 milhões de euros não o levariam para fora de Alvalade. O avançado que começou, na sua primeira época, por ser a arma secreta que entrava nas segundas partes quando Montero não conseguia desbloquear os jogos tornou-se a principal arma ofensiva da equipa. Pressiona os centrais (hoje Teo também esteve bem neste aspeto), foge para os flancos, vem atrás em busca da bola para jogar, já tenta adornar lances e fazer tabelas com os colegas.

Se entre os dois avançados colombianos existem dúvidas sobre qual deve jogar, com alguns adeptos a preferirem Fredy Montero e outros a preferirem Teófilo Gutiérrez, sobre Islam Slimani não existem interrogações. Ele tem de jogar sempre no campeonato, tem de estar sempre nos momentos onde o jogo se decide. E isto acontece porque teve uma evolução tremenda com Leonardo Jardim, Marco Silva e, agora, Jorge Jesus.

Legenda: Os pés de Slimani já tratam a bola por tu… Fonte: Sporting CP
Legenda: Os pés de Slimani já tratam a bola por tu…
Fonte: Sporting CP

Um dos defeitos que se lhe apontavam era a falta de eficácia em algumas situações. Havia jogos em que Slimani fazia desesperar os adeptos com alguns falhanços clamorosos. Mas a final da Taça frente ao SC Braga, o golo na receção ao CSKA Moscovo, a cabeçada no Estádio da Luz e o golo de Arouca são quatro momentos muito fortes do argelino em jogos muitíssimo importantes nos últimos tempos. Ele está feito um grande jogador e, a meu ver, faz parte da atual espinha dorsal da equipa: Rui Patrício, Paulo Oliveira, William Carvalho, Adrien, João Mário e Slimani. São estes seis os principais trunfos do clube na luta pelo título nesta época. Oxalá não saia nenhum deles em janeiro.

Ainda sobre Slimani, um último pormenor: tem melhorado os seus índices de paciência. Esta época já viu pelo menos três defesas (Sergei Ignashevich, Paulo Vinícius e Mano) jogarem andebol à sua frente. O argelino abre os braços, grita com os árbitros, mas vai conseguindo conter os amarelos e isso também é importante.

Uma nota apenas sobre o jogo da Albânia. Sim, é muito mau termos perdido por 3-0 frente ao Skenderbeu. Os nossos suplentes tinham obrigação de vencer aquele jogo, frente a uma equipa de Segunda Liga portuguesa. Mas, em Moscovo, acho que Jesus deve escolher a mesma equipa. Porque antes há jogo com o Benfica e depois há receção ao Belenenses. Já que a UEFA colocou injustamente, e pelo segundo ano consecutivo, o Sporting na Liga Europa, penso que o facto de o Sporting colocar a UEFA em segundo plano é uma resposta apropriada. Vencer o campeonato significará ter a época ganha. E vitórias como a de Arouca são muito importantes e saborosas…

Foto de Capa: Sporting CP

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.