📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Que negócio foi este?

- Advertisement -

A formação do Sporting, normalmente, é conhecida pela qualidade dos seus extremos, como é o caso de Gelson Martins, Luís Nani ou Cristiano Ronaldo, e também pela qualidade dos seus médios, William Carvalho, Adrien Silva e Figo. Contudo, no que toca a centrais é difícil enunciar um nome porque, de facto, são muito poucos os que se conseguem assumir em equipas de bom calibre. Qual será a causa desta escassa formação de centrais?

Merih Demiral é um dos nomes que não se conseguiu afirmar, sendo emprestado ao Alanyaspor com uma cláusula de três milhões e meio de euros. Contratado aos 20 anos ao Alcanenense, que disputava a Série F do Campeonato de Portugal, depois de ter rescindido o seu contrato com o Fenerbahçe e ter rumado ao Ribatejo porque “No Fenerbahçe, dão prioridade aos mais velhos e aos estrangeiros. Então o meu futuro estaria hipotecado”, palavras prestadas antes do confronto entre as seleções de sub-19 da Turquia e de Portugal, na Ronda Elite de acesso ao Europeu da Geórgia.

O jovem central turco integrou a pré-temporada leonina mas foi um dos preteridos
Fonte: Bola na Rede

Demiral possui uma excelente capacidade de corte, de leitura dos lances e índices competitivos fora do normal para a sua idade, o que fazia dele uma excelente oportunidade para o clube, quer do ponto de vista financeiro quer desportivo. Antes, o próprio fez uma afirmação curiosa em relação à sua estadia em Alcochete, tendo dito que “O Rafael Leão já me pediu para ser mais suave na abordagem aos lances, mas eles já sabem como sou: sou duro, muito duro, limpo tudo!”.

Com tantos aspetos positivos neste negócio, Demiral tinha tudo para “dar o salto” no Sporting, ficando provado também que o scouting do clube leonino anda atento ao potencial de todos os campeonatos portugueses. O tempo foi passando e Demiral apenas foi jogando nas equipas secundárias, tendo sempre um papel secundário no plantel principal até que foi emprestado ao clube turco.

Bastou uma época para o central mostrar toda a sua qualidade, tornando-se um ótimo negócio para o clube turco, que acionou a opção de compra do empréstimo do Sporting, vendendo-o quase de imediato por sete milhões de euros ao Sassuolo. O valor envolvente na transferência para a Turquia provou ser muito abaixo do seu potencial, o que prejudicou financeiramente o clube leonino porque, numa montra como o campeonato português, o jogador iria mostrar-se aos “tubarões europeus” com muito mais facilidade.

Tal como Demiral, existem outros jogadores em situação semelhante, como é o caso de Domingos Duarte e Ivanildo Fernandes, ambos à espera de uma oportunidade para mostrarem todo o seu futebol. A atual direção e respetiva equipa técnica terá que refletir, planear e definir muito bem quais os jogadores da formação que irão ser aposta na próxima época, sendo a zona central da defesa uma zona em que não existem, por enquanto, substitutos a altura de Jérémy Mathieu e Sebastián Coates.

Foto de Capa: Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

João Flora
João Florahttp://www.bolanarede.pt
O João é estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O Sporting é o seu clube do coração e apesar de não ir a tantos jogos como gostava, acompanha sempre tudo o que envolve o mundo leonino. O João também se mantém informado não só sobre o futebol internacional, considerando o futebol Inglês o melhor, mas também como as modalidades leoninas.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arne Slot comenta homenagem a Diogo Jota em Anfield: «Mais um momento especial para nós, mas também para a sua esposa e filhos»

Arne Slot, técnico neerlandês, comentou a homenagem realizada a Diogo Jota no encontro entre Liverpool e Wolverhampton.

Marco Silva enaltece vitória do Fulham sobre o West Ham e Nuno Espírito Santo lamenta golo tardio: «tudo de mau nos acontece»

O Fulham de Marco Silva bateu o West Ham de Nuno Espírito Santo na Premier League. Os dois treinadores portugueses reagiram ao desfecho do encontro.

Aston Villa derrota Chelsea em Stamford Bridge e soma 11.ª vitória consecutiva

O Aston Villa venceu o Chelsea em Stamford Bridge por 2-1, no encontro da 18.ª jornada da Premier League. Os villans somam 11 vitórias consecutivas.

Al Ittihad de Sérgio Conceição bate Al Shabab e soma terceira vitória consecutiva

O Al Ittihad recebeu e venceu o Al Shabab por 2-0, na jornada 11 da Liga da Arábia Saudita. Danilo Pereira e Roger Fernandes foram titulares.

PUB

Mais Artigos Populares

Sotiris Silaidopoulos projeta Sporting x Rio Ave: «Vamos defrontar o Sporting num período muito bom para eles»

Sotiris Silaidopoulos realizou a antevisão do Sporting x Rio Ave. Encontro referente à 16.ª jornada da Primeira Liga.

Renovação de Filipe Luís pelo Flamengo dá que falar: há boas e más notícias para o mengão

A renovação de Filipe Luís continua num impasse. O treinador do Flamengo já aceitou prolongar o seu vínculo, mas ainda há dúvidas sobre o salário da equipa técnica.

Líder Al Gharafa de Pedro Martins derrotado no terreno do Al Shahaniya

O Al Gharafa de Pedro Martins perdeu no terreno do Al Shahaniya por 3-0, no encontro da 11.ª jornada da Liga do Catar.