Que negócio foi este?

- Advertisement -

A formação do Sporting, normalmente, é conhecida pela qualidade dos seus extremos, como é o caso de Gelson Martins, Luís Nani ou Cristiano Ronaldo, e também pela qualidade dos seus médios, William Carvalho, Adrien Silva e Figo. Contudo, no que toca a centrais é difícil enunciar um nome porque, de facto, são muito poucos os que se conseguem assumir em equipas de bom calibre. Qual será a causa desta escassa formação de centrais?

Merih Demiral é um dos nomes que não se conseguiu afirmar, sendo emprestado ao Alanyaspor com uma cláusula de três milhões e meio de euros. Contratado aos 20 anos ao Alcanenense, que disputava a Série F do Campeonato de Portugal, depois de ter rescindido o seu contrato com o Fenerbahçe e ter rumado ao Ribatejo porque “No Fenerbahçe, dão prioridade aos mais velhos e aos estrangeiros. Então o meu futuro estaria hipotecado”, palavras prestadas antes do confronto entre as seleções de sub-19 da Turquia e de Portugal, na Ronda Elite de acesso ao Europeu da Geórgia.

O jovem central turco integrou a pré-temporada leonina mas foi um dos preteridos
Fonte: Bola na Rede

Demiral possui uma excelente capacidade de corte, de leitura dos lances e índices competitivos fora do normal para a sua idade, o que fazia dele uma excelente oportunidade para o clube, quer do ponto de vista financeiro quer desportivo. Antes, o próprio fez uma afirmação curiosa em relação à sua estadia em Alcochete, tendo dito que “O Rafael Leão já me pediu para ser mais suave na abordagem aos lances, mas eles já sabem como sou: sou duro, muito duro, limpo tudo!”.

Com tantos aspetos positivos neste negócio, Demiral tinha tudo para “dar o salto” no Sporting, ficando provado também que o scouting do clube leonino anda atento ao potencial de todos os campeonatos portugueses. O tempo foi passando e Demiral apenas foi jogando nas equipas secundárias, tendo sempre um papel secundário no plantel principal até que foi emprestado ao clube turco.

Bastou uma época para o central mostrar toda a sua qualidade, tornando-se um ótimo negócio para o clube turco, que acionou a opção de compra do empréstimo do Sporting, vendendo-o quase de imediato por sete milhões de euros ao Sassuolo. O valor envolvente na transferência para a Turquia provou ser muito abaixo do seu potencial, o que prejudicou financeiramente o clube leonino porque, numa montra como o campeonato português, o jogador iria mostrar-se aos “tubarões europeus” com muito mais facilidade.

Tal como Demiral, existem outros jogadores em situação semelhante, como é o caso de Domingos Duarte e Ivanildo Fernandes, ambos à espera de uma oportunidade para mostrarem todo o seu futebol. A atual direção e respetiva equipa técnica terá que refletir, planear e definir muito bem quais os jogadores da formação que irão ser aposta na próxima época, sendo a zona central da defesa uma zona em que não existem, por enquanto, substitutos a altura de Jérémy Mathieu e Sebastián Coates.

Foto de Capa: Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

João Flora
João Florahttp://www.bolanarede.pt
O João é estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O Sporting é o seu clube do coração e apesar de não ir a tantos jogos como gostava, acompanha sempre tudo o que envolve o mundo leonino. O João também se mantém informado não só sobre o futebol internacional, considerando o futebol Inglês o melhor, mas também como as modalidades leoninas.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.