📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Que negócio foi este?

- Advertisement -

A formação do Sporting, normalmente, é conhecida pela qualidade dos seus extremos, como é o caso de Gelson Martins, Luís Nani ou Cristiano Ronaldo, e também pela qualidade dos seus médios, William Carvalho, Adrien Silva e Figo. Contudo, no que toca a centrais é difícil enunciar um nome porque, de facto, são muito poucos os que se conseguem assumir em equipas de bom calibre. Qual será a causa desta escassa formação de centrais?

Merih Demiral é um dos nomes que não se conseguiu afirmar, sendo emprestado ao Alanyaspor com uma cláusula de três milhões e meio de euros. Contratado aos 20 anos ao Alcanenense, que disputava a Série F do Campeonato de Portugal, depois de ter rescindido o seu contrato com o Fenerbahçe e ter rumado ao Ribatejo porque “No Fenerbahçe, dão prioridade aos mais velhos e aos estrangeiros. Então o meu futuro estaria hipotecado”, palavras prestadas antes do confronto entre as seleções de sub-19 da Turquia e de Portugal, na Ronda Elite de acesso ao Europeu da Geórgia.

O jovem central turco integrou a pré-temporada leonina mas foi um dos preteridos
Fonte: Bola na Rede

Demiral possui uma excelente capacidade de corte, de leitura dos lances e índices competitivos fora do normal para a sua idade, o que fazia dele uma excelente oportunidade para o clube, quer do ponto de vista financeiro quer desportivo. Antes, o próprio fez uma afirmação curiosa em relação à sua estadia em Alcochete, tendo dito que “O Rafael Leão já me pediu para ser mais suave na abordagem aos lances, mas eles já sabem como sou: sou duro, muito duro, limpo tudo!”.

Com tantos aspetos positivos neste negócio, Demiral tinha tudo para “dar o salto” no Sporting, ficando provado também que o scouting do clube leonino anda atento ao potencial de todos os campeonatos portugueses. O tempo foi passando e Demiral apenas foi jogando nas equipas secundárias, tendo sempre um papel secundário no plantel principal até que foi emprestado ao clube turco.

Bastou uma época para o central mostrar toda a sua qualidade, tornando-se um ótimo negócio para o clube turco, que acionou a opção de compra do empréstimo do Sporting, vendendo-o quase de imediato por sete milhões de euros ao Sassuolo. O valor envolvente na transferência para a Turquia provou ser muito abaixo do seu potencial, o que prejudicou financeiramente o clube leonino porque, numa montra como o campeonato português, o jogador iria mostrar-se aos “tubarões europeus” com muito mais facilidade.

Tal como Demiral, existem outros jogadores em situação semelhante, como é o caso de Domingos Duarte e Ivanildo Fernandes, ambos à espera de uma oportunidade para mostrarem todo o seu futebol. A atual direção e respetiva equipa técnica terá que refletir, planear e definir muito bem quais os jogadores da formação que irão ser aposta na próxima época, sendo a zona central da defesa uma zona em que não existem, por enquanto, substitutos a altura de Jérémy Mathieu e Sebastián Coates.

Foto de Capa: Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

João Flora
João Florahttp://www.bolanarede.pt
O João é estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O Sporting é o seu clube do coração e apesar de não ir a tantos jogos como gostava, acompanha sempre tudo o que envolve o mundo leonino. O João também se mantém informado não só sobre o futebol internacional, considerando o futebol Inglês o melhor, mas também como as modalidades leoninas.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Vala responde ao Bola na Rede: «Mérito do adversário pela forma como ao intervalo fizeram alterações na forma que estavam a jogar»

O Braga venceu o Caldas por 3-0 no Estádio Manuel Marques. José Vala respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «A quantidade de golos que se anotam de bola parada no mundo do futebol hoje em dia...

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga diante do Caldas. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Carlos Vicens explica as dificuldades frente ao Caldas: «Cometemos muitos erros no nosso lado direito, numa zona do campo em que era mais difícil...

Carlos Vicens analisou o triunfo do Braga frente ao Caldas (3-0), em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal disputado em Torres Vedras.

Frederico Varandas revolta-se: «É um canto mal marcado e um penálti mal assinalado que metem em causa a arbitragem?»

Frederico Varandas falou após a goleada do Sporting diante do Vitória SC. Semana conturbada no futebol português continua a ser assunto.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges: «Li em algum lado que era um Sporting diminuído. O Sporting diminuído foi bicampeão a época passada e hoje deu resposta»

Rui Borges analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Vitória SC recebeu o Sporting no Estádio D.Afonso Henriques.

Telmo Arcanjo ainda não pensa na Taça da Liga e destaca: «Aprendemos com os erros»

Telmo Arcanjo analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Vitória SC recebeu o Sporting no Estádio D.Afonso Henriques.

Francisco Trincão dedica prémio a Iván Fresneda e vinca: «Acho que jogámos bastante bem»

Francisco Trincão analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Vitória SC recebeu o Sporting no Estádio D.Afonso Henriques.