Que Nova Pele Para o Leão?

- Advertisement -

Verde e Branco à Risca
Há muito que estamos habituados a observar o puma rompante no lado direito do peito dos nossos jogadores, visto que o Sporting mantém um contrato com a gigante desportiva alemã desde o ano de 2006. Porém, esta longa ligação, como é do conhecimento público, termina no final da presente época, depois de ter sido renovada há duas temporadas atrás. Posto isto, parece-me pertinente começar a matutar em qual será a próxima aliada dos “Leões” no que toca ao equipamento desportivo, e principalmente em quais serão os benefícios da mudança.

Equipamento Nike “À Sporting”/ Fonte: Site Sports & Leisurewear
Equipamento Nike “À Sporting”/ Fonte: Site Sports & Leisurewear

Normalmente, pela altura de Janeiro, os equipamentos para a temporada seguinte começam a ser elaborados, pelo que deveremos ter novidades em breve, por parte da direcção. Uma coisa é certa: excluindo as últimas duas temporadas e a presente, a Puma não tem feito um bom trabalho, ao demonstrar alguma apetência para descaracterizar o que é a camisola pura e dura do Sporting Clube de Portugal. Para além das questões meramente “fashionistas”, o Sporting é, dos três grandes (de longe), o que lucra menos com patrocínio das marcas desportivas: recebemos cerca de um milhão de euros por ano para vestir Puma, e apenas 10% do valor da venda de merchandising, o que me parece completamente desrespeitoso, tendo em conta a grandeza do clube. Conclusão? Exige-se mudança.

Sei que, tal como a ligação Sporting/Puma, a ligação FC Porto/Nike também termina no final da presente época, e que o FC Porto passará a ser patrocinado pela norte-americana Warrior, que rubricou um contrato milionário com o Liverpool há duas temporadas. Posto isto, a, também americana Nike ficará sem representação nacional a nível de clubes (Académica, Vitória de Guimarães e Belenenses não possuem patrocínio da Nike, apesar de vestirem equipamentos da marca). Poderá esta ser uma boa oportunidade para “passarmos de burro para cavalo” e rubricarmos um contrato mais proveitoso com uma das marcas mais prestigiadas do mundo? Adorava, mas não é disso que se fala na blogosfera.
Nos blogues sportinguistas e desportivos no geral, fala-se de uma suposta visita de dirigentes leoninos a Bolonha, com o objectivo de negociar contrato com a marca italiana Macron. Esta marca tem tido um “hype” considerável nos últimos anos, aliando-se a clubes em voga, como o Mónaco ou o Nápoles, para além da Lazio, Aston Villa, Bétis, AZ ou mesmo o SC Braga. Se me parece uma boa opção? Bem, não é uma Nike nem uma Adidas, nem até mesmo uma Puma; porém, as marcas têm de ter oportunidade de crescer para poderem ombrear com marcas de nível teoricamente superior.

Equipamento Macron com listas verde-e-brancas/ Fonte: Site Oficial da Macron
Equipamento Macron com listas verde-e-brancas/ Fonte: Site Oficial da Macron

A questão da Macron, no meu entender, depende muito dos valores em questão: os valores pagos pela Puma nos últimos anos têm de ser batidos obrigatoriamente, porque, como é óbvio, precisamos de equilibrar as contas, e o patrocínio da marca desportiva de um clube tem de ser uma fatia importante do lucro da instituição. Porém, esta questão, por si só, pode não chegar. Imaginemos que a Macron oferecia ao Sporting um contrato de dois milhões por ano e que a Nike se chegava à frente com 1,5 milhões/ano. Deveríamos aceitar a proposta da Macron por ser mais choruda, certo? Errado. Neste caso, a meu ver, a proposta da Nike deveria ser aceite sem pensar duas vezes, devido ao simples facto de que, sendo o Sporting equipado pela gigante norte-americana, o número de equipamentos vendidos tanto na Loja Verde como em todo o mundo iria disparar, tendo em conta o prestígio, variedade e qualidade dos produtos da marca. A margem de lucro das vendas dos equipamentos leoninos iria superar, claramente, o dinheiro a mais que a Macron pagaria ao Sporting pelo contrato de patrocínio, para além de que uma marca como a Nike traria ainda mais visibilidade por esse mundo fora ao nosso amado clube, algo que a marca italiana não conseguiria fazer, pelo menos actualmente.

Que nova pele teremos? Não consigo responder a essa pergunta com certezas. Apenas peço três coisas: equipamentos que respeitem a história centenária do clube, um contrato vantajoso e qualidade do material desportivo -três questões que o presidente Bruno de Carvalho, certamente, não permitirá que sejam ignoradas.

Subscreve!

Artigos Populares

Lionel Messi chega aos 900 golos na carreira na eliminação do Inter Miami aos pés do Nashville SC na Champions League CONCACAF

Lionel Messi não chegou para o Inter Miami. Vantagem nos golos fora de casa permitiu ao Nashville SC seguir em frente na Champions League da CONCACAF.

Sérgio Conceição lamenta eliminação do Al Ittihad e atira: «Toda a gente tem de assumir as suas responsabilidades e eu assumo a minha»

Sérgio Conceição lamentou a eliminação do Al Ittihad nas meias-finais da Taça do Rei da Arábia Saudita. O técnico assumiu responsabilidades com o desaire.

Fechado: Há mais um treinador português em vias de comandar uma equipa do Brasileirão

O acordo está alinhavado e Artur Jorge está em vias de ser o novo treinador do Cruzeiro. O técnico vai voltar ao Brasil e deixar o Al Rayyan, do Catar.

Palmeiras de Abel Ferreira bate Botafogo e complica a vida de Martín Anselmi no Brasileirão

O Palmeiras de Abel Ferreira recebeu e venceu o Botafogo por 2-1, na jornada 7 do Brasileirão. A equipa do técnico português somou a segunda vitória consecutiva.

PUB

Mais Artigos Populares

Já são conhecidas as datas dos jogos entre Sporting e Arsenal para os quartos de final da Champions League

O Sporting já conhece as datas dos jogos frente ao Arsenal, para os quartos de final da Champions League. A primeira-mão é no dia 7 de abril e a segunda no dia 15 de abril.

António Salvador celebra apuramento do Braga para os quartos de final da Europa League: «Esta vitória também é fruto do trabalho de toda a...

António Salvador deixou uma mensagem no Instagram depois da vitória do Braga sobre o Ferencváros. Arsenalistas nos quartos de final da Europa League.

Deniz Undav projeta FC Porto x Estugarda: «Nunca joguei em Portugal, mas sabemos o que vai acontecer»

Deniz Undav, avançado do Estugarda, projetou a segunda mão dos oitavos de final da Europa League frente ao FC Porto.