📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Regresso a Casa: Alma de Leão

- Advertisement -

O Regresso a Casa é uma rubrica na qual os antigos redatores voltam a um lugar que bem conhecem e recordam os seus tempos remotos, escrevendo sobre assuntos atuais.

Depois de sensivelmente um ano afastado do “bloco e da caneta”, regresso a “casa” por um dia para abordar um tema que, estou seguro, preocupará todos os sportinguistas: a identidade do Sporting Clube de Portugal na “pele” dos jogadores leoninos.

A Dedicação, o Esforço e a Devoção são o pilar do clube verde e branco, e foi precisamente nisto que me centrei. Para a minha abordagem, irei refletir sobre três aspetos. O primeiro aspeto é referente aos jogadores que considero que mais se identificaram com o clube nos últimos cinco anos. Falo de Slimani (o avançado argelino não deixa saudades apenas pelos golos marcados); Nani; Adrien e Rui Patrício (nesta lista, os únicos provenientes da Academia de Alcochete); e Bruno Fernandes (para mim, umas das melhores contratações do clube, se não a melhor da história).

No segundo aspeto, refleti sobre possíveis regressos a Alvalade. Obviamente que todos os mencionados anteriormente poderiam ser incluídos nesta listagem, mas neste ponto, não restringi um período de tempo. Nesse sentido, considero que Daniel Carriço (atualmente no Wuhan Zall FC), Raphinha (atualmente no Stade Rennais FC) , Adrien e Slimani (atualmente no AS Monaco, emprestados pelo Leicester City) seriam opções com muita margem para envergar a listada verde e branca novamente.

O último aspeto, e aquele que alavancou a minha abordagem, é referente aos jogadores que mais se identificam com o clube na atualidade. São eles Luís Neto, Mathieu e Acuña. Este é um aspeto que faz soar o alarme em Alcochete… nenhum dos três é proveniente da Academia.
Todo e qualquer jogador deve dar o seu melhor com a camisola que enverga, e isso tem sido muito questionável no Universo Leonino. Na minha perspectiva, o problema de alguns dos jogadores visados não é a sua entrega, mas sim a sua qualidade.

É natural que a formação seja umas das componentes importantes nesta questão. O Sporting Clube de Portugal tem uma das melhores Academias do mundo, o que nos leva a esperar que os jogadores provenientes de Alcochete se identifiquem com o ADN do clube. No entanto, isso não é muito visível devido a diversos fatores, que incluem a qualidade dos jogadores, a aposta nos jogadores e oportunidades. Eu acredito vivamente que existem jogadores da formação que têm aquilo que os adeptos desejam, mas que, por qualquer razão, não o conseguem transmitir.

Na última jornada (empate diante do Vitória SC), fiquei bastante agradado com o facto de no onze inicial estarem cinco jogadores provenientes da Academia, nomeadamente Eduardo Quaresma e Matheus Nunes, que tiveram um estreia impecável. Acredito que, se escrevesse este artigo no final da temporada, estes dois nomes seriam dois dos jogadores “à Sporting”.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Ricardo Vaz
Ricardo Vazhttp://www.bolanarede.pt
Desde sempre que o desporto, e acima de tudo o futebol, representaram uma forma de vida a este jovem. Licenciado em desporto e fascinado pelo Sporting Clube de Portugal, considera uma mais valia poder aliar estas tuas paixões: a escrita e o Sporting.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «É o típico jogo que, se está no banco um daqueles alas que corre, morde e marca,...

José Mourinho analisou o triunfo do Benfica sobre o Moreirense. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Vasco Botelho da Costa responde ao Bola na Rede: «o Benfica começou a perceber que nós só estávamos a querer sair curto»

Vasco Botelho da Costa analisou a derrota do Moreirense frente ao Benfica. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Arouca quebra série de 5 derrotas consecutivas e volta a ganhar na Primeira Liga

O Arouca venceu em casa o Alverca por 1-0 na jornada 14 da Primeira Liga. Lobos saem da zona de despromoção.

Trofense bate Fafe e salta para a liderança do Grupo A da Liga 3: Eis os resultados do dia

O Trofense venceu por 2-1 o Fafe, em jogo da décima terceira jornada da Liga 3. Com a vitória, a equipa de Trofa assume a liderança do Grupo A.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho diz que há penálti por marcar sobre Pavlidis: «Fez 3 golos, podia ter feito 4»

José Mourinho falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Benfica venceu o Moreirense por 4-0 na Primeira Liga.

Luis Carrión despedido do Real Oviedo

O Oviedo confirmou o despedimento de Luis Carrión. O técnico de 46 anos foi afastado na sequência de uma goleada frente ao Sevilha por 4-0.

José Mourinho e a lesão de Leandro Barreiro: «Não é nada de extraordinário»

José Mourinho falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Benfica venceu o Moreirense por 4-0 na Primeira Liga.