Rosier vs Ristovski | Personalidade e garra

- Advertisement -

Com o início do ano de 2020, e após o já conhecido período de adaptação dos jogadores a um clube, podem-se começar a fazer os primeiros balanços sobre as contratações no mercado de Verão. Iremos analisar um reforço em específico e compará-lo com a outra alternativa que existe no plantel. Como tal, iremos falar sobre Valentin Rosier e Stefan Ristovski, os dois defesas laterais, que estão nas opções do treinador leonino Silas, para o corredor direito.

Valentin Rosier, de 23 anos, chegou ao Sporting proveniente do Dijon, por uma verba de 5M de euros, ficando blindado com uma cláusula de rescisão de 60M de euros. Para um clube como o Sporting, onde a realidade financeira é algo atribulada, cinco milhões de euros por um defesa lateral é uma quantia elevada. Contudo, Rosier é um lateral de grande qualidade e os sportinguistas entendem o porquê dessa quantia para a sua compra.

Já demonstrou qualidade na maior parte dos jogos em que participou, oferecendo consistência e credibilidade ao corredor direito. Os timings de subida para o ataque e descida para a defesa são muito bons. Possui um bom primeiro toque, uma técnica assinalável, um excelente sentido de posicionamento e é muito forte nas interceções e na leitura de jogo, o que faz dele uma peça importante para o plantel.

Ristovski é um elemento fundamental na manobra defensiva da equipa leonina entregando-se muito ao jogo
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Mas existe outro jogador no plantel, para a mesma posição, que merece o respeito de todos os sportinguistas. É um jogador que quer entre como titular ou suplente, dá tudo em prol da equipa e não sendo uma vedeta, é ainda assim um elemento fundamental para o equilíbrio do grupo. Estamos a falar do macedónio Stefan Ristovski.

Tendo em conta que não é vistoso ou tecnicista, é sim um jogador simples, de equipa e com uma personalidade “fria” e humilde. O seu jogo tem como base os seus movimentos verticais, recorre à falta sempre que o tem que fazer e oferece um “pulmão” inacreditável no corredor direito.

Tais características tornam-no um jogador de combate, competente, incansável e determinante no seio do plantel leonino, tendo ainda que melhorar em “erros pontuais” que por vezes comete, sendo este aspeto um ponto negativo do jogador. Também possui outro aspeto negativo derivado à sua nacionalidade, pois a Macedónia do Norte possui pouca projeção internacional e como tal, considero que estamos perante um jogador algo subvalorizado.

Concluindo, penso que o Sporting está bem servido de jogadores para essa posição e creio que temos dois jogadores de combate prontos para jogar em qualquer jogo.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

João Flora
João Florahttp://www.bolanarede.pt
O João é estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O Sporting é o seu clube do coração e apesar de não ir a tantos jogos como gostava, acompanha sempre tudo o que envolve o mundo leonino. O João também se mantém informado não só sobre o futebol internacional, considerando o futebol Inglês o melhor, mas também como as modalidades leoninas.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: eis as ausências e novidades no arranque da pré-temporada 2026/27

O Benfica iniciou a pré-temporada com cerca de 30 jogadores à disposição de Marco Silva. Eis as novidades e as ausências no plantel encarnado.

Guillermo Ochoa vive noite especial: «O meu primeiro jogo, o Azteca, o meu último jogo, o Azteca»

Guillermo Ochoa foi homenageado no Estádio Azteca, na vitória do México frente à República Checa, relativo ao Mundial 2026.

Fábio Cardoso não entra nos planos do Sevilha e saída ganha força

Fábio Cardoso não entra nos planos de Luis García para a próxima temporada e deverá estar de saída do Sevilha.

Roberto Martínez bate mais um recorde em Mundiais

Roberto Martínez bate recorde em Mundial. O selecionador é o espanhol com mais vitórias de sempre em Mundiais.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa avança com recurso e providência cautelar após castigo do Conselho de Disciplina

Rui Costa apresentou recurso junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) relativamente ao castigo de 45 dias de suspensão e à multa de 7.650 euros.

Real Madrid de José Mourinho aberto a avaliar saída de médio e Manchester United mostra muito interesse

O Real Madrid pondera uma possível saída de Aurélien Tchouaméni. Manchester United tem muito interesse no médio.

Arsenal baixa preço de concorrente de Viktor Gyokeres: eis os valores

O Arsenal baixou as pretensões por Gabriel Jesus. Gunners definem agora preço do avançado entre os 23 e os 29 milhões de euros.