Rui Patrício: uma referência

rugir do leao duarte

O futebol é um desporto de equipa e o conjunto mais forte é aquele que na maioria das vezes acaba por vencer, contudo, e penso que estejamos de acordo, as individualidades não são menos importantes. Quero por isso destacar aquele que para mim é uma referência do universo leonino: Rui Patrício.

A serenidade de uma equipa começa na baliza, o nosso eterno rival que o diga, e Rui Patrício é sem dúvida um jogador indispensável no conjunto verde-e-branco. Muito sinceramente, no início da carreira do guardião português tive algumas dúvidas sobre a sua qualidade: a falta de comando de área, a insegurança de quando saía de “dentro” postes e o horrível jogo de pés, apesar de ter melhorado ainda hoje é a grande lacuna do seu jogo, foram algumas das coisas que me levaram a questionar se este seria ou não o sucessor de Schmeichel ou eventualmente de Vitor Damas.

Pois bem, hoje não tenho quaisquer dúvidas, Rui Patrício é uma figura de destaque do universo leonino. A maioria já deve ter esquecido, com toda a certeza, as épocas em que era o Rui e mais 10; Arrisco-me mesmo a dizer que, caso não fosse Patrício, aquele penoso sétimo lugar podia ter sido bem pior.

Todos os grandes guarda-redes têm dias menos conseguidos e o titular da seleção nacional não escapa à regra. Não se iludam ao pensar que o nosso guardião não vai cometer mais erros, pelo contrário. No entanto nada disso inválida o excelente “serviço” que tem prestado à nação leonina.

Termino agradecendo a Rui Patrício por representar na perfeição aquilo que deve ser o Sporting Clube de Portugal – Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Seja a guardar as redes verde-e-brancas ou da seleção nacional, és um exemplo.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Silva, irmão de Diogo Jota e avançado do Penafiel, também seguia no carro e morreu aos 25 anos

André Silva, irmão de Diogo Jota e avançado do Penafiel, também foi vítima do acidente de viação. Jogador faleceu aos 25 anos.

Pedro Proença lamenta morte de Diogo Jota: «Completamente devastados»

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, lamentou a morte de Diogo Jota.

Cédric Nuozzi apresentado como reforço do Alverca

Cédric Nuozzi é reforço do Alverca para a próxima temporada. O médio ofensivo chega a Portugal proveniente da formação do Genk.

Diogo Jota morre aos 28 anos após acidente de viação

Diogo Jota sofreu um acidente de viação mortal em Zamora, Espanha. Internacional português faleceu aos 28 anos de idade.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting confiante na palavra de Viktor Gyokeres

O Sporting está confiante de que Viktor Gyokeres se apresentará ao trabalho. Regresso do sueco marcado para 7 de julho.

Eis os onzes prováveis do Espanha x Portugal de estreia das Navegadoras no Euro 2025 Feminino

Portugal entra em cena no Euro 2025 Feminino esta noite. Navegadoras defrontam a Espanha em solo helvético.

Ricardo Horta elogia Carlos Vicens e garante: «A vinda do novo treinador é para darmos o passo em frente»

Ricardo Horta falou sobre a pré-temporada do Braga. O internacional português garantiu que a equipa está a dar uma boa resposta e elogiou Carlos Vicens.