Sai Beto, entra Salin

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Tal como era expectável para este mercado de transferências, o internacional português Beto decidiu dar um novo rumo à sua carreira, com vista sobretudo ao Mundial de seleções que se realiza no próximo ano na Rússia. Sem jogar em Alvalade por “culpa” do melhor guarda-redes português da atualidade, Rui Patrício, a sua chamada à campeã da Europa estava dependente de jogar com regularidade e, por isso, Beto optou por rumar à Turquia para ser opção na baliza do Göztepe.

No futebol, quando há saídas sabemos que irão haver entradas. Por isso mesmo, o Sporting foi ao mercado contratar Salin, conhecido da liga portuguesa por ter representado durante pouco mais de quatro épocas a formação do Marítimo. Apesar de ser um guarda-redes experiente e que conhece bem o campeonato português, há também aspetos onde a sua contratação deixa algumas dúvidas. Acima de tudo, a chegada de Salin acontece para não permitir que Rui Patrício “relaxe” ao longo da época sendo uma aposta para o imediato, algo que não assegura o futuro da baliza verde e branca devido aos seus 33 anos de idade. Por outro lado, Beto é considerado por muitos o segundo melhor guarda-redes português da atualidade e, para além disso, é um sportinguista de alma e coração que tinha importante presença dentro do balneário. A sua saída deixa um vazio que, em muitos aspetos, não é preenchido na totalidade pela chegada de Salin.

Salin fez ontem o seu primeiro treino enquanto jogador do Sporting Clube de Portugal Fonte: Sporting CP
Salin fez ontem o seu primeiro treino enquanto jogador do Sporting Clube de Portugal
Fonte: Sporting CP

A titularidade é de Rui Patrício, sem sombra de dúvidas, a menos, claro, que aconteça algo inesperado como uma transferência (pouco provável, parece-me) ou uma lesão. Só nesse caso é que Salin seria chamado a jogar com regularidade em competições de maior importância como o campeonato ou a Liga dos Campeões, caso o Sporting consiga o acesso à fase de grupos. Nesse campo, é seguro dizer que a contratação de Salin é uma segunda linha para ser usada na Taça da Liga e, talvez, na Taça de Portugal e que, se não houver azares de maior, o francês consegue perfeitamente dar conta do recado. No entanto, nesta fase, é importante ganhar rotinas, conhecer a forma de jogar da equipa e perceber qual o papel do guarda-redes na estratégia do treinador. Nesse aspeto, Salin já chegou tarde porque perdeu todos os jogos de preparação da equipa, algo que lhe poderia ter dado todo esse conhecimento dentro do terreno de jogo com tempo para errar e melhorar.

A contratação de Salin vem também levantar uma velha questão relacionada com a formação. Com Azbe Jug a mostrar mais uma vez durante a pré-época que não tem estofo para estar na equipa principal do Sporting, não seria mais vantajoso dar a oportunidade a Pedro Silva ou Vladimir Stojkovic de jogarem nas competições teoricamente de menor importância, para ganharem ritmo competitivo e minutos na equipa principal ao mesmo tempo que isso nos permitia construir e moldar o substituto de futuro de Rui Patrício? Já sabemos que, para Jorge Jesus, a idade conta mais do que a qualidade mas às vezes é bom relembrar que Rui Patrício se estreou na equipa principal do Sporting com 18 anos e não mais largou a titularidade até se tornar no símbolo que é hoje, tanto a nível do clube que representa como da seleção onde joga. Se calhar, era importante refletir que apostar nos jovens nem sempre é mau…

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva continua bem posicionado na corrida ao banco do Chelsea

Numa altura em que também é apontado como o possível sucessor de José Mourinho no Benfica, Marco Silva continua na lista do Chelsea.

Hóquei em Patins Feminino: Fraga vence Benfica e conquista a Champions League

O Benfica perdeu este domingo contra o Esneca Fraga por 4-1 na final da Champions League Feminina de Hóquei em Patins.

Thierry Neuville vence a edição 59 do Rali de Portugal

Thierry Neuville venceu a 59.ª do Rali de Portugal e sagrou-se vencedor em Fafe. Ultrapassagem a Sébastien Ogier surgiu na última especial.

Artur Jorge reforça após triunfo do Cruzeiro: «Temos de competir a 100% em cada uma das competições»

Artur Jorge, treinador do Cruzeiro, reforça que quer lutar por todas as competições, ao ser questionado sobre se iria poupar jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Podcast Sair a Jogar #24 – Quem serão os três reis da Europa?

No episódio desta semana do "Sair a Jogar", passamos pelas meias-finais da Champions League, Europa League e Conference League. Em conversa, a análise de quem confirmou favoritismo, quem surpreendeu e quem chega realmente mais forte às três finais europeias.

Como 1907 vence Hellas Verona e vai jogar competições europeias pela 1ª vez na história

O Como 1907 vai disputar competições europeias na próxima temporada. Italianas confirmaram classificação.

PSG divulga convocados para o próximo jogo e há 1 baixa portuguesa

Nuno Mendes vai falhar o PSG x Brest para a Ligue 1. Parisienses já revelaram lista de convocados e o nome do português não consta.