Se eu estivesse no lugar de Jorge Jesus

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Se eu estivesse no lugar do treinador dos leões, Jorge Jesus, tinha tudo para ficar tranquilo. Andava de cabeça para cima, olhava com desdém sempre que via aqueles comentadores da televisão a criticarem a equipa do Sporting. Mas atenção: ficava tranquilo mas não relaxado. Vamos por partes.

Se eu fosse o JJ, olhava para o plantel leonino e para o desempenho desportivo da equipa e o que via? Uma formação em primeiro lugar no campeonato nacional, a disputar uma competição europeia (a Liga Europa), a Taça de Portugal e a Taça da Liga. Estamos, por isso, em todas as frentes e isso deixava-me tranquilo. Mas atenção: tranquilo mas não relaxado. Vamos ainda por partes.

Na baliza, ter um Rui Patrício é ter uma muralha. Ter como guardião um jogador campeão europeu pela seleção nacional, que muito contribuiu para o título luso, é um orgulho enorme. Como suplente, Salin dá garantias sempre que é chamado.

Na defesa, Coates e Mathieu são centrais de luxo. No banco, André Pinto tem correspondido sempre que é chamado à titularidade ou às substituições operadas pelo técnico dos Leões, como foi o caso em Vila do Conde com a lesão do francês Jérémy Mathieu. Quanto aos laterais, Piccini está bem melhor do que aquilo que alguns vaticinaram no início da temporada, inclusivamente eu. Está mais maduro, mais enquadrado com os movimentos ofensivos e defensivos dos leões, mas ainda tem aspetos a melhorar. Contudo, o seu suplente, o macedónio Stefan Ristovski é, na minha opinião, um jogador mais aguerrido, mais raçudo. Tem correspondido com exibições de elevado desempenho sempre que atua na ala direita da defesa leonina.

Mathieu cedo conquistou as bancadas de Alvalade Fonte: Sporting CP
Mathieu cedo conquistou as bancadas de Alvalade
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Do lado esquerdo, Fábio Coentrão está, temos que admiti-lo, uns furos bem abaixo daquilo que conhecíamos. A idade não perdoa, Coentrão não tem culpa e o Sporting também não. São assim as coisas, é assim a vida. Mas o seu suplente Jonathan Silva também não dá garantias de substituir o português, revelando-se um jogador inseguro nos momentos de transição defensiva da equipa. Haverá algum lateral esquerdo na calha para atacar o resto da temporada?

No setor do meio-campo, William Carvalho pode, tal como refere alguma comunicação social portuguesa mas também inglesa, estar com as malas prontas para deixar o clube de Alvalade e partir para terras de sua majestade. O West Ham parece ser o destino mais provável para o médio internacional português. Abre-se, se essa saída se verificar, um enorme buraco no plantel do Sporting. E aqui é que JJ deve começar a pensar e a preocupar-se, nunca ficar relaxado: ou entra para a posição Petrovic ou o Sporting tem que ir ao mercado procurar soluções com outras garantias. A posição 6 é, no futebol moderno, uma posição extremamente importante, constituindo-se o pêndulo de qualquer plantel, a primeira engrenagem a ser colocada em marcha durante os momentos de transição. Convém que o Sporting não baixe a fasquia, caso Carvalho saia e que trabalhe no sentido de ter um jogador ao seu nível para a posição.

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa Espanhola avisa o Benfica: Regresso de José Mourinho ao Real Madrid «não é brincadeira»

Os rumores que apontam José Mourinho como um dos favoritos a suceder Álvaro Arbeloa foram confirmados pelo jornal Marca.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «O Sporting tem 4,5,6 jogadores que atacam a profundidade e eu queria que os nossos médios controlassem...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Sporting. O treinador encarnado respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francesco Farioli e o peso do triunfo do FC Porto: «São apenas três pontos a mais e um jogo a menos, nada mais»

Francesco Farioli analisou o duelo entre FC Porto e Tondela, no Estádio do Dragão, a contar para a 30.ª jornada da Primeira Liga.

Gonçalo Feio analisa derrota frente ao FC Porto e revela conversa com Pietuszewski: «Disse-lhe que está num contexto para crescer e continuar assim»

Gonçalo Feio analisou o duelo entre FC Porto e Tondela, no Estádio do Dragão, a contar para a 30.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiago Manso após a derrota no Dragão: «Se ganhássemos hoje também não nos salvávamos»

Tiago Manso analisou o duelo entre FC Porto e Tondela, no Estádio do Dragão, a contar para a 30.ª jornada da Primeira Liga.

Braga marca aos 90+9′ e evita derrota com o Famalicão na Primeira Liga

O Braga empatou em casa com o Famalicão (2-2) na jornada 30 da Primeira Liga. Ricardo Horta marcou golo aos 90+9' minutos.

Eis os 5 destaques do FC Porto x Tondela

O FC Porto venceu o Tondela por 2-0 no Estádio do Dragão. Confere os destaques do encontro da 30.ª jornada da Primeira Liga.