Sebástian Coates: a importância da experiência e da liderança

- Advertisement -

Sebástian Coates é uma peça fundamental no sistema de três centrais do Sporting CP. O internacional uruguaio atua na posição do centro, tendo menos trabalho na construção de jogo, mas mais no equilíbrio da linha defensiva, na recuperação e no ganho de bolas, sobretudo aéreas.  

O experiente central chegou a Lisboa em 2016 e foi na sua época de estreia que conquistou um lugar na equipa titular. Contratado na era de JJ, a verdade é que Sebástian Coates foi titular com todos os restantes treinadores que passaram posteriormente por Alvalade. Mathieu, o seu habitual companheiro na dupla da defesa, era um jogador de extrema qualidade. Porém, parava com alguma frequência, devido a lesões. Este fator tornou Sebástian Coates o patrão da defesa leonina e, posteriormente, no capitão de equipa, após a saída de Bruno Fernandes, distinções que até hoje carrega para dentro de campo.

Atualmente, Sebástian Coates é o patrão da defesa leonina e o jogador mais experiente do plantel
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Sebástian Coates soma já mais de 200 partidas com a camisola verde e branca e é o terceiro defesa central mais goleador da história do Sporting CP, contabilizando 17 golos. Só Beto (25 golos) e Lúcio Soares (35) finalizaram mais vezes nas redes adversárias. 

Muitas vezes este jogador é criticado em excesso. É certo que há lances em que aparenta ter alguma falta de atenção, mas duvido que a maioria dos sportinguistas veja a sua importância no jogo leoninoNão é ao acaso que é titular indiscutível já há cinco temporadas seguidas.

Coates é um jogador muito forte no jogo aéreo, possui um porte físico avolumado e é muito eficaz no corte em pé. É um mentor fundamental para Eduardo Quaresma e para Feddal – o primeiro devido à sua tenra idade e vaga experiência; já o segundo, por ter chegado recentemente ao clube. O gigante uruguaio transmite liderança como capitão de equipa e a experiência de que estes dois jogadores necessitam na defesa leonina. Sem dúvida de que é um dos pilares na formação verde e branca. É um atleta fundamental no seu jogo, e não um elemento descartável como muitos o pintam. 

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Florentino Pérez discursa após vencer as eleições do Real Madrid e confirma José Mourinho: «Um dos melhores treinadores do mundo, como é José Mourinho»

Florentino Pérez já discursou para os adeptos do Real Madrid, após vencer as eleições. Antes do discurso, José Mourinho apareceu no vídeo da campanha.

José Mourinho, proposta de 150 milhões de euros e não só: as promessas que Florentino Pérez terá de cumprir

Florentino Pérez venceu as eleições do Real Madrid durante este domingo, batendo a concorrência de Enrique Riquelme.

É oficial: Florentino Pérez bate Enrique Riquelme e mantém-se na presidência do Real Madrid

Florentino Pérez levou a melhor sobre Enrique Riquelme e venceu as eleições do Real Madrid, que se realizaram este domingo.

Florentino Pérez já celebra vitória como presidente do Real Madrid: «É um dia feliz para mim e para os adeptos do Real Madrid»

Florentino Pérez já assumiu a vitória como presidente do Real Madrid. No entanto, os resultados oficiais ainda não foram divulgados pelo clube espanhol.

PUB

Mais Artigos Populares

Defesa do Fulham deslumbrado com Marco Silva: «Ensinou-me muitas coisas e alcançou alguns dos melhores resultados da história do clube»

Joachim Andersen recordou o impacto de Marco Silva na sua carreira. Defesa central elogiou o antigo treinador do Fulham, a caminho do Benfica.

Bruno Lage recorda pré-época pelo Benfica em 2025: «Mérito total dos jogadores que entraram na época agressivos e de cabeça»

Bruno Lage recorreu às redes sociais para relembrar o calendário apertado de pré-época pelo Benfica. Técnico realçou o pouco tempo de trabalho.

Marrocos e Noruega empatam em Nova Jérsia na preparação para o Mundial 2026

Deu em empate um dos jogos mais aguardados na preparação para o Mundial 2026. O Marrocos x Noruega terminou 1-1.