Sebástian Coates: a importância da experiência e da liderança

- Advertisement -

Sebástian Coates é uma peça fundamental no sistema de três centrais do Sporting CP. O internacional uruguaio atua na posição do centro, tendo menos trabalho na construção de jogo, mas mais no equilíbrio da linha defensiva, na recuperação e no ganho de bolas, sobretudo aéreas.  

O experiente central chegou a Lisboa em 2016 e foi na sua época de estreia que conquistou um lugar na equipa titular. Contratado na era de JJ, a verdade é que Sebástian Coates foi titular com todos os restantes treinadores que passaram posteriormente por Alvalade. Mathieu, o seu habitual companheiro na dupla da defesa, era um jogador de extrema qualidade. Porém, parava com alguma frequência, devido a lesões. Este fator tornou Sebástian Coates o patrão da defesa leonina e, posteriormente, no capitão de equipa, após a saída de Bruno Fernandes, distinções que até hoje carrega para dentro de campo.

Atualmente, Sebástian Coates é o patrão da defesa leonina e o jogador mais experiente do plantel
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Sebástian Coates soma já mais de 200 partidas com a camisola verde e branca e é o terceiro defesa central mais goleador da história do Sporting CP, contabilizando 17 golos. Só Beto (25 golos) e Lúcio Soares (35) finalizaram mais vezes nas redes adversárias. 

Muitas vezes este jogador é criticado em excesso. É certo que há lances em que aparenta ter alguma falta de atenção, mas duvido que a maioria dos sportinguistas veja a sua importância no jogo leoninoNão é ao acaso que é titular indiscutível já há cinco temporadas seguidas.

Coates é um jogador muito forte no jogo aéreo, possui um porte físico avolumado e é muito eficaz no corte em pé. É um mentor fundamental para Eduardo Quaresma e para Feddal – o primeiro devido à sua tenra idade e vaga experiência; já o segundo, por ter chegado recentemente ao clube. O gigante uruguaio transmite liderança como capitão de equipa e a experiência de que estes dois jogadores necessitam na defesa leonina. Sem dúvida de que é um dos pilares na formação verde e branca. É um atleta fundamental no seu jogo, e não um elemento descartável como muitos o pintam. 

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

James Rodríguez anuncia a saída da seleção da Colômbia

Aos 35 anos, James Rodríguez anunciou a retirada da seleção colombiana. O ex-FC Porto contabilizou 32 golos em 132 internacionalizações.

Embate entre históricos europeus | AC Milan x Benfica

Benfica e AC Milan já não têm o poderio de outrora, mas antecipa-se ainda assim um jogo interessante, com dois técnicos portugueses nos bancos.

José Mourinho e a vitória suada do Real Madrid: «Os meus jogadores não matam os jogos quando têm oportunidades»

O Real Madrid venceu o Elche em tempo de compensação, num duelo da 6.ª jornada da La Liga. José Mourinho reagiu ao resultado.

Portugal conquista a primeira vitória no EuroVolley 2026 frente à Macedónia do Norte

Portugal venceu a Macedónia do Norte por 3-0, na quinta jornada do EuroVolley 2026, com parciais de 25-13, 25-20 e 25-20.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Espí volta a salvar o Real Madrid na visita ao Elche de Martín Anselmi: Eis os resultados do dia na La Liga

O Real Madrid deixou escapar uma vantagem de dois golos, mas Carlos Espí apontou o golo decisivo que garantiu uma vitória sobre o Elche por 3-2.

Ondrej Berka vai apitar o jogo de estreia do Torreense com o Lillestrom na Europa League

O jogo entre Torreense e Lillestrom já tem árbitro definido. Ondrej Berka vai apitar o primeiro encontro europeu na história da comitiva de Torres Vedras.

Flávio Gonçalves eleito o jovem do mês da Primeira Liga

À frente de Gianluca Prestianni e de Taichi Fukui, Flávio Gonçalves foi o jovem do mês da Primeira Liga com 33,33% dos votos.