Sebástian Coates: a importância da experiência e da liderança

- Advertisement -

Sebástian Coates é uma peça fundamental no sistema de três centrais do Sporting CP. O internacional uruguaio atua na posição do centro, tendo menos trabalho na construção de jogo, mas mais no equilíbrio da linha defensiva, na recuperação e no ganho de bolas, sobretudo aéreas.  

O experiente central chegou a Lisboa em 2016 e foi na sua época de estreia que conquistou um lugar na equipa titular. Contratado na era de JJ, a verdade é que Sebástian Coates foi titular com todos os restantes treinadores que passaram posteriormente por Alvalade. Mathieu, o seu habitual companheiro na dupla da defesa, era um jogador de extrema qualidade. Porém, parava com alguma frequência, devido a lesões. Este fator tornou Sebástian Coates o patrão da defesa leonina e, posteriormente, no capitão de equipa, após a saída de Bruno Fernandes, distinções que até hoje carrega para dentro de campo.

Atualmente, Sebástian Coates é o patrão da defesa leonina e o jogador mais experiente do plantel
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Sebástian Coates soma já mais de 200 partidas com a camisola verde e branca e é o terceiro defesa central mais goleador da história do Sporting CP, contabilizando 17 golos. Só Beto (25 golos) e Lúcio Soares (35) finalizaram mais vezes nas redes adversárias. 

Muitas vezes este jogador é criticado em excesso. É certo que há lances em que aparenta ter alguma falta de atenção, mas duvido que a maioria dos sportinguistas veja a sua importância no jogo leoninoNão é ao acaso que é titular indiscutível já há cinco temporadas seguidas.

Coates é um jogador muito forte no jogo aéreo, possui um porte físico avolumado e é muito eficaz no corte em pé. É um mentor fundamental para Eduardo Quaresma e para Feddal – o primeiro devido à sua tenra idade e vaga experiência; já o segundo, por ter chegado recentemente ao clube. O gigante uruguaio transmite liderança como capitão de equipa e a experiência de que estes dois jogadores necessitam na defesa leonina. Sem dúvida de que é um dos pilares na formação verde e branca. É um atleta fundamental no seu jogo, e não um elemento descartável como muitos o pintam. 

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.