Segue-se o İstanbul Başakşehir FK na Liga Europa

- Advertisement -

Na passada segunda-feira realizou-se o sorteio dos 1/16 de final da Liga Europa, ditando a sorte que o Sporting CP irá defrontar os turcos do İstanbul Başakşehir FK. Frente a frente, irão estar o Sporting que foi o segundo classificado do grupo D e o Basaksehir vencedor do grupo J. Os dois jogos dos 1/16 da Liga Europa realizam-se nos dias 20 e 27 de fevereiro, com a primeira-mão a ser disputada no Estádio José Alvalade.

Para chegar aos 1/16 da Liga Europa, os leões deixaram pelo caminho, o Rosenborg BK e o PSV Eindhoven, ficando em segundo atrás do LASK Linz. Já os turcos do Basaksehir foram líderes do grupo J, ficando à frente da AS Roma de Paulo Fonseca e eliminando, os alemães do Borussia VfL 1900 Mönchengladbach e os austríacos do Wolfsberger AC.

O adversário do Sporting na Liga Europa, encontra-se no quarto lugar do seu campeonato, sendo que já foi vice-campeão em duas temporadas. No seu palmarés conta com um título apenas, a conquista do segundo escalão do futebol turco. Na sua história, o clube que foi fundado há três décadas, realiza a sua melhor prestação de sempre na Liga Europa, com a passagem à fase a eliminar na presente época.

No plantel do Basaksehir fazem parte três jogadores que passarem pela liga portuguesa, Miguel Vieira (FC Paços de Ferreira), Carlos Ponck (CD Aves) e Junior Caiçara (Gil Vicente FC). No entanto, destaque para os jogadores muito experientes como Robinho, Gael Clichy, Demba Ba, Arda Turan, ou o médio Mehmet Topal.

A equipa treinada por Okan Buruk, joga habitualmente em 4-3-3. No meio-campo, destaque para Mehmet Topal e Kahveci, dois jogadores com qualidade de passe, que dão critério e equilíbrio à equipa turca. No ataque, atuam nas alas Edin Višća e Eljero Elia, no apoio ao francês Enzo Crivelli, que soma dez golos apontados em todas as competições.

O Basaksehir é uma equipa com qualidade no seu processo ofensivo, um coletivo que impõe agressividade e é forte no ataque à profundidade. No entanto, no processo defensivo tem sentido algumas dificuldades, o que poderá ser explorado pela equipa do Sporting.

Os leões contam com Bruno Fernandes para seguirem em frente
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O Sporting irá receber o Basaksehir, na primeira-mão no Estádio José Alvalade, sendo fundamental vencer sem sofrer golos. No sorteio, os leões evitaram equipas como o AFC Ajax ou o FC Inter de Milão, entre outras. No entanto, esta equipa turca já surpreendeu a Europa com as suas prestações na fase de grupos.

O Sporting tem qualidade e talento suficiente para eliminar os turcos do Basaksehir, mas tem de o provar no decorrer dos dois jogos. O objetivo na Liga Europa tem de ser chegar o mais longe possível e para já, atingir os oitavos-de-final.

Foto de Capa: Carlos Silva / Bola na Rede

Revisto por: Jorge Neves

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Sá apresenta programa para liderar o Sporting

Bruno Sá apresentou esta quinta-feira o seu programa eleitoral. O candidato à liderança do Sporting anunciou medias a vários prazos.

Fernando Tavares sobre alegado caso de racismo no Benfica x Real Madrid: «O Benfica não reage com ruído. Reage com princípios»

Fernando Tavares assumiu que a situação entre Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior terá que ser analisada com bastante rigor.

SAD do FC Porto apresenta resultado positivo no primeiro semestre de 2025/26

O FC Porto informou esta quarta-feira que a sua SAD conseguiu um resultado positivo de 1,9 milhões de euros.

Evangelos Marinakis revela: «Rejeitámos 30 milhões de euros por André Luiz e Clayton Silva»

Evangelos Marinakis revelou que rejeitou propostas por André Luiz e Clayton Silva. Os dois jogadores rumaram ao Olympiacos.

PUB

Mais Artigos Populares

Podcast Papo de Bola #101 – A acusação de racismo de Vinícius Júnior contra Prestianni

O "Papo de Bola" desta semana traz uma análise do que se passa com o avançado brasileiro Vinicius Júnior em casos de racismo que, consequentemente, sofre no mundo do futebol.

José Mourinho: Instituição anti-racismo acusa o técnico de «manipulação psicológica» a Vinícius Júnior

A instituição Kick It Out deixou críticas às declarações de José Mourinho, reprovando a forma como «não reconheceu a denúncia».

Mikael Silvestre deixa a garantia: «Estamos a tentar encontrar formas de sancionar jogadores que estão a falar enquanto tapam a boca»

Mikael Silvestre garantiu que a FIFA está em busca de formas de castigar jogadores que falem com a boca tapada.