Sem erros de arbitragem, o líder seria outro

    Lances que prejudicaram o Sporting:

    – 1ª jornada:

    – golo do Tondela triplamente ilegal (a falta é mal assinalada, o jogador que marca está fora-de-jogo e o golo é com a mão), e por milagre não resultou em menos 2 pontos para o Sporting:

    1 tondela mao melhor

    – 2ª jornada:

    – penálti que dá o empate no Sporting-Paços de Ferreira mal assinalado – Cícero vê que não chega à bola e atira-se; neste artigo defende-se que o suposto penálti sobre Bruno Moreira no P. Ferreira-Benfica não existe mas, pelo mesmo critério, este também não…:

    2 paços penalti inventado

    – consequentemente, o cartão vermelho a João Pereira é mal mostrado

    – 3ª jornada:

    – penálti de Adrien no Académica-Sporting mal assinalado (o resultado estava em 2-0 para o Sporting e o penálti relançou uma partida que estava “morta” desde cedo):

    3 academica penalti inventado

    – 4ª jornada:

    – golo sofrido no Rio Ave-Sporting tem origem num fora-de-jogo (embora seja difícil de tirar, a verdade é que com recurso às tecnologias tinha-se conseguido ver. O Sporting estava a ganhar 2-0; uma vez mais, um jogo praticamente sentenciado é reanimado com um golo ilegal, com mais de 20 minutos para jogar):

    4 rio ave offside

    – 5ª jornada:

    – penálti não assinalado no Sporting-Nacional sobre Bryan Ruiz (resultado em 0-0) – 1º penálti por assinalar:

    5 nacional penalti perdoado

    – penálti não assinalado por mão na bola (resultado em 0-0, já depois de, e conforme já se disse, um jogador do Nacional ser mal expulso) – 2º penálti por assinalar:

    5 nacional mao

    – penálti não assinalado sobre Gelson Martins (resultado em 0-0) – 3º penálti por assinalar:

    5 nacional obstruçao area

    – este jogo só não significou menos 2 pontos para o Sporting porque os leões marcariam no fim

    – 9ª jornada:

    – penálti não assinalado por mão na bola de Mano (5 minutos depois, o Sporting beneficia, como já se disse, de um penálti mal assinalado, marca e acaba por vencer 1-0) – 4º penálti por assinalar:

    9 estoril mao

    – 13ª jornada:

    – no lance que origina o penálti do Moreirense, o atacante está fora-de-jogo (resultado em 3-0 com cerca de 15 minutos para jogar, partida praticamente resolvida):

    13 moreirense penalti offside

    – 17ª jornada:

    – penálti não assinalado no Sporting-Braga (resultado em 1-2 para o Braga; a expulsão perdoada a João Mário só viria depois, como já se disse) – 5º penálti por assinalar:

    17 braga mao

    18ª jornada:

    – falta não assinalada sobre Jefferson imediatamente antes da jogada do penálti do Tondela:

    18 tondela falta

    – penálti do Tondela mal assinalado, embora se admita que o lance é difícil. Contudo, a verdade é que uma das repetições (curiosamente a menos difundida) mostra que o jogador do Tondela tropeça em si próprio, e que o lance teria sido bem ajuizado caso houvesse recurso ao vídeo-árbitro – como o Sporting defende, mas o Benfica não:

    18 tondela patricio limpo

    – consequentemente, a expulsão de Rui Patrício também é mal ajuizada, ficando o Sporting injustamente a jogar com 10 durante mais de uma hora

    – 20ª jornada:

    – penálti não assinalado no Sporting-Académica sobre Mané – 6º penálti por assinalar:

    20 academica penalti sobre mane

    – o primeiro golo da Académica podia ter sido anulado, como já se disse, por haver um bloqueio a Adrien:

    academica golo bloqueio

    – no segundo golo há um fora-de-jogo escandaloso. Além disso, o árbitro desautoriza o auxiliar, que era o único que tinha ângulo para ver o lance:

    20 academica golo em fora de jogo

    – tanto a dualidade de critérios como a intimidação do árbitro ao banco do Sporting ficam na história (expulsou Jorge Jesus, Nelson e só não fez o mesmo com o médico porque é proibido expulsá-lo). Este Sporting-Académica foi um dos maiores roubos do futebol português e os leões só ganharam porque nunca desistiram e chegaram para derrotar a Académica e os erros de arbitragem

    -22ª jornada:

    – golo mal anulado no Nacional-Sporting (resultado em 1-0, podia ter sido importante embora os leões tenham depois conseguido golear):

    22 nacional golo mal anulado

    -23ª jornada:

    – jogador do Boavista com expulsão perdoada por agressão; o árbitro apitou falta, mas nem amarelo foi!:

    23 boavista expulsao perdoada

    – típica arbitragem de má-fé que contraria quem defende que só lances evidentes como penáltis ou golos mal validados é que interessam. Mais uma vez a dualidade de critérios foi evidente no critério de faltas e cartões, embora o golo do Sporting pouco antes do intervalo tenha estragado os planos

    – 25ª jornada: (os gifs dos lances já foram mostrados na parte do texto consagrada aos benefícios ao Benfica)

    – penálti não assinalado de Lindelof (resultado em 1-0 para o Benfica) – 7º penálti por assinalar. Uma vez mais, não se considera aqui que o golo anulado a Slimani no Bessa fosse legal. Mas este foi o mesmo árbitro que anulou esse lance (Artur Soares Dias) e, desta vez, resolveu não apitar nada;

    – expulsão perdoada a Renato Sanches com cerca de 10 minutos para jogar

    – 27ª jornada:

    – golo do Arouca em fora-de-jogo (resultado em 5-0, partida já resolvida):

    27 arouca offside

      *FIM DOS LANCES*

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João V. Sousa
    João V. Sousahttp://www.bolanarede.pt
    O João Sousa anseia pelo dia em que os sportinguistas materializem o orgulho que têm no ecletismo do clube numa afluência massiva às modalidades. Porque, segundo ele, elas são uma parte importantíssima da identidade do clube. Deseja ardentemente a construção de um pavilhão e defende a aposta nos futebolistas da casa, enquadrados por 2 ou 3 jogadores de nível internacional que permitam lutar por títulos. Bate-se por um Sporting sério, organizado e vencedor.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.