sporting cp cabeçalho 2

Bem, agora é definitivo. Continuamos em primeiro na tabela classificativa, não é verdade? Não é verdade só para a FPF, que, ao que parece, conseguiu colocar o Sporting em segundo lugar, mesmo com mais pontos que a equipa que estava colocada em primeiro. Bom, mas isso são fait divers a que não vale a pena dar importância. Estão na linha de tudo o que tem acontecido e tem sido dito sobre o Sporting. Já não temos de nos admirar com isso.

Mas a verdade é que o Sporting, e a sua campanha deste ano no campeonato Português, deve estar a tornar-se um caso sério a ponto de começar a incomodar alguns que têm andado semana após semana a tentar menorizar o mérito do nosso clube.

E como concluí isso? Simples.

Quando vi que até alguns altos dirigentes de clubes rivais, que sempre tentam manter a pose de superioridade perante tudo o que não seja a sua cor, começam a vangloriar-se com as conquistas passadas. (As dos últimos anos não devem contar, porque foram ganhas com um treinador que foi apagado dos registos da história do seu clube – admito que os títulos também o tenham sido).

Anúncio Publicitário

Quando eles começam com a história: “Ah, mas nós é que ganhámos títulos a rodos, naquela época em que”… Começa-me a parecer que se começa a esmorecer aquela fé inabalável que se verificava há poucos dias atrás, em que ganhavam (esmagando e humilhando) a quem quer que lhes aparecesse pelo caminho.

 A fpf tem de ter mais cuidado com os bugs informáticos Fonte: Facebook Vamos a Alvalade
A FPF tem de ter mais cuidado com os bugs informáticos
Fonte: Facebook Vamos a Alvalade

Reparei também que uma conta de Facebook afecta a um dos nossos rivais, daqueles que uma vez ou outra se lembram de mandar umas meias verdades, só para ganhar likes e visualizações, na falta de uma vitória do seu clube, decidiu esperar que acabasse um jogo de hóquei (onde manifestamente têm melhor equipa, não há volta a dar) para vir dizer que o Sporting não publica os resultados que se expressam em derrotas. Mais uma meia verdade, porque o Sporting tem publicado resultados menos bons, o que pode não ter acontecido neste último caso de uma forma tão célere como esse senhor desejaria, mas ainda assim publicou. Este senhor vive e sonha com o Sporting.

Penso que terá sido mais uma estratégia para desviar as atenções dos seus seguidores da derrota conseguida no dia anterior. Não sei. A verdade é que só ele saberá porque gosta tanto de inventar inverdades daquela forma. Acho que há uma doença para esse tipo de comportamento (devo dizer que não sigo nenhum destes senhores no Facebook ou em qualquer outra rede social. O problema é que tenho quem insista em vir-me mostrar estas coisas, que eu dispenso).

(Abro aqui um parêntesis para dizer que me refiro a estes dois casos, de rivais, porque os mesmos se referem ao nosso clube de forma pejorativa – poderiam vangloriar-se das suas conquistas sem nos meter ao barulho, digo eu)

Dito isto, devo dizer também que não entendo por que razão esses rivais se começam a sentir tão em baixo, até porque ainda há muitos jogos para jogar, e o Sporting ainda tem confrontos com os rivais directos na luta pelo título.

E por isso, como não entrei em euforias quando estávamos a sete pontos, e não entrei em depressão quando ficámos em igualdade pontual, também agora não ficarei eufórico. Fico, sim, feliz por mais uma vitória, que pode restabelecer os índices de confiança dos jogadores (para ajudar, as transferências já terminaram nos principais mercados). Festejo como quem quer ver a sua equipa ganhar todos os jogos, simplesmente isso. Se, no fim, as contas nos permitirem estar em primeiro, aí, sim, ficarei eufórico, porque só aí teremos garantido alguma coisa.

Sporting insiste em manter os seus socios e adeptos constantemente informados, seja nas vitórias ou nas derrotas Fonte: Sporting CP
Sporting insiste em manter os seus sócios e adeptos constantemente informados, seja nas vitórias ou nas derrotas
Fonte: Sporting CP

Podem dizer-me que é falta de fé, mas por vezes não basta ser a melhor equipa para se ganhar campeonatos. E não, agora não estou a falar de jogadas de bastidores, que também podem interferir. Estou a falar do simples facto de por vezes a bola não entrar, ou de um guarda-redes estar em dia inspirado, encontrar uma equipa que tenha mais sorte ou seja mais eficaz em lances capitais, ou porque pode haver uma fase de muitas lesões em jogadores importantes, etc., etc., etc..

É humanamente impossível prever e controlar tudo o que pode interferir com o rendimento de uma equipa de futebol. Pode-se tentar menorizar os impactos dessas interferências, e tentar precaver algumas situações previsíveis, mas nunca será possível ter total controlo.

Se fosse possível, não seria futebol; seria adivinhação, astrologia, o que quiserem. E por não ser possível é que o futebol tem piada, tem emoção, paixão, e outras coisas mais acabadas em “ão”, ou não.

Assim, espero continuar a ver o Sporting jogar bem, com personalidade e entrega, para que esteja sempre mais perto de ganhar que os outros. É só isso que lhes peço. E nós cá estaremos para festejar as vitórias, e apoiar nas derrotas (espero ver poucas).

Façam com que nos vangloriemos das vitórias do presente. As do passado estão guardadas no nosso museu, nas nossas memórias, fazem parte da nossa história, mas são só isso. Vamos então continuar a juntar capítulos a essa história com as vitórias de hoje.

Porque o adepto sportinguista é o melhor adepto do mundo, disso tenho a certeza. Não digo isto porque ganhámos uma votação no site da Eurosport, mas porque para um adepto do Sporting não faria sentido dizer outra coisa, e porque efectivamente vivemos intensamente o clube, seja nas vitórias ou não.

Somos os melhores adeptos com ou sem concursos da Eurosport Fonte: Sporting CP
Somos os melhores adeptos, com ou sem concursos da Eurosport
Fonte: Sporting CP

Relativamente à qualidade dos adeptos, veio alguém dizer, há uns dias, que os melhores adeptos são os que enchem estádios. Ora isto só vem reforçar como somos sem dúvida os melhores, ou não fôssemos nós a encher estádios mesmo em tempos de menos conquistas. Seja onde for, estamos lá…

Já agora, ainda quanto à votação no site da Eurosport, não vou valorizar o resultado por nos classificar como os melhores adeptos da Europa (até porque a votação foi feita por Sportinguistas), mas por demonstrar o tipo de mobilização que este clube gera na sua massa adepta. E já agora, na minha opinião, não somos os melhores adeptos da Europa; somos os melhores adeptos do Mundo e do próprio Universo. Para mim, como Sportinguista, não poderia ser de outra forma.

Porque o Sporting Clube de Portugal (e não Sporting Lisbon) é o melhor clube do Universo e mais além.

Artigo anteriorMessi, Neymar e o emplastro
Próximo artigoJogadores que Admiro #52 – Paul Scholes
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.