Ser Sporting: Esta época e a próxima

    Neste ano, ao fim de 26 jornadas, temos 54 pontos, com 16 vitórias, seis empates e quatro derrotas. No ano passado, por esta altura, tínhamos 62 pontos – mais oito pontos -, com 19 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Estes seis empates foram:

    • Vitória de Guimarães – 3-3 fora e 1-1 em casa
    • Nacional – 0-0 fora
    • Chaves – 2-2 fora
    • Maritimo – 2-2 fora
    • Tondela – 1-1 em casa

    Trata-se de jogos em que não podemos aceitar quer na teoria quer na prática – sabendo perfeitamente que os jogos fora têm tendência a ser mais complicados – perder estes pontos. Foram 12 pontos desperdiçados. Mais as derrotas na Luz, Dragão, em casa com o Braga e por 3-1 no Rio Ave – mais 12 pontos desperdiçados. Mais interessante que estes números é sentir ou saber que a própria equipa desistiu, que faltou atitude.

    Eu recuso-me a aceitar que, ao final de 26 jornadas, o Sporting já esteja em pré-época. Não consigo aceitar isso. É certo e sabido que é importante começar a preparar a nova época, e como é que isso se faz? Começando já por ganhar nesta. Com vitórias e com os objectivos concluídos nesta época, a próxima será sempre mais fácil. Precisamos de estar com presença assídua nas competições europeias.

    Estamos em terceiro lugar; na próxima época, antes de irmos ao playoff da Liga dos Campeões, ainda temos de jogar a terceira pré-eliminatória, complicando mais o acesso à fase de grupos. Será errado pensar que a época do Sporting este ano já terminou? Sim, é! FC Porto e SL Benfica já demonstraram não estarem tão fortes como noutras fases da época. São dez pontos a separar o primeiro do terceiro lugar, com 24 pontos ainda por jogar. O Porto tem adversários teoricamente mais complicados:

    • Benfica
    • Braga
    • Chaves
    • Marítimo

    Todos estes jogos são fora e com adversários e campos sempre complicados, onde o FC Porto pode perder pontos. Já o SL Benfica tem como jogos mais complicados:

    • Porto
    • Sporting
    • Rio Ave
    • Boavista

    Para além destes jogos fora de casa, ainda recebem o Vitória de Guimarães e o Marítimo em casa. Portanto será errado pensar que podemos ainda chegar pelo menos ao segundo lugar? Não! A equipa não pode desistir.

    Temos 24 pontos; temos de ter atitude e ambicionar sempre mais. É bom ficar em segundo lugar? Não, mas não é melhor ficar em segundo lugar que em terceiro? Temos de pensar no agora e no futuro. Queremos ser campeões, é um facto, mas desistir quando está mais complicado e não ter atitude? Não! Porque somos e seremos sempre o Sporting Clube de Portugal.

    Se queremos continuar a ser tão grandes como os maiores da Europa, temos de fazer sempre por isso. Cada vez mais e melhor! Falta de motivação? A maior motivação que todos os jogadores e dirigentes têm de ter é o facto de servirem e vestirem orgulhosamente, dia após dia, a grande e única camisola e o símbolo do Sporting Clube de Portugal.

    Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tiago Silva
    Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.