Siniša Mihajlović é o novo treinador do Sporting Clube de Portugal. É uma tarefa quase hercúlea analisar esta decisão de Bruno de Carvalho. Não vamos, por isso, debater se a decisão foi acertada ou não. Em vez disso, vamos sim traçar aquilo que Siniša Mihajlović foi enquanto jogador e aquilo que é enquanto treinador.

Nascido a 20 de fevereiro de 1969, na cidade de Vukovar (Croácia, antiga Jugoslávia), Mihajlović começou a sua carreira na Sérvia (primeiro no Vojvodina e depois no Estrela Vermelha). Ainda no Estrela Vermelha, no ano de 1999, o médio sérvio conquistou o título mais importante da sua carreira: na final da Taça dos Campeões Europeus, o Estrela Vermelha bateu o Marselha após grandes penalidades; o médio era conhecido por ser exímio nas bolas paradas e assumiu bater (e acabou por marcar) uma das grandes penalidades.

Rapidamente deu nas vistas e no ano de 1992 rumou ao campeonato italiano, mais propriamente à AS Roma. 61 jogos depois (duas épocas), Mihajlović ingressou na equipa da Sampodoria. Depois da “Samp”, acabou por cruzar nos caminhos da Lazio, onde passou seis anos e onde marcou 32 golos em 162 partidas.

Siniša Mihajlović é a aposta de Bruno de Carvalho
Fonte: Torino FC

Já em jeito de conclusão de carreira, pendurou as botas depois de dois anos ao serviço do Inter de Milão. Na seleção, o exímio batedor de livres realizou 63 jogos, participou no Mundial de 1998 e no Europeu de 2000. Quanto a polémicas, Mihajlović também sempre gostou de se evidenciar: outrora fora acusado de racismo e a declaração “não sou racista, mas sou da opinião de que as mulheres não devem falar de futebol” em nada abona a seu favor no que diz respeito à sua reputação.

Anúncio Publicitário

Contudo, a carreira de Mihajlović enquanto treinador ainda não deu assim grandes frutos. Com carreira sempre em Itália (Bologna, Catania, Fiorentina, Sampodoria, Milan e Torino) e com uma passagem pela seleção da Sérvia, o sérvio ainda não conquistou qualquer título e ainda tem muito a provar. Com uma taxa de vitórias a rondar os 50%, a matéria para comentar a sua carreira enquanto treinador é escassa e deixa-se aqui a interrogação: é Siniša Mihajlović treinador para o Sporting Clube de Portugal?

Foto de Capa: Torino FC

artigo revisto por: Ana Ferreira