Publicidade

Só os números não falam por si, mas…

Pedro Miguel Silva · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

sporting cp cabeçalho 2

Hoje, decidi falar de números… Esta época, e até ao momento, os leões realizaram 31 partidas oficiais (6 na Liga dos Campeões, 18 na Liga Portuguesa, 4 na Taça de Portugal e 3 na Taça da Liga). No total, obteve 16 vitórias, 5 empates e 10 derrotas (46 golos marcados e 30 sofridos).

Significa que a percentagem de vitórias é de 51% (as derrotas correspondem a 32%, o que representa cerca de um terço dos jogos realizados) e a média de golos marcados por jogo é de cerca de 1,5 golos e, em média, tem cerca de 1 golo sofrido por jogo.

E estes são os números dos reforços do Sporting (por ordem de minutos jogados):

1. Bas Dost – 27 jogos; 2230 minutos, 17 golos marcados

2. Joel Campbell – 24 jogos; 1172 minutos, 3 golos marcados

3. Alan Ruiz – 14 jogos; 827 minutos, 1 golo marcado

4. Beto – 8 jogos; 720 minutos, 5 golos sofridos

5. Elias – 16 jogos; 679 minutos, 2 golos marcados

6. Douglas – 8 jogos; 675 minutos

7. Markovic – 14 jogos; 610 minutos, 2 golos marcados

8. André – 15 jogos; 530 minutos, 3 golos marcados

9. Castaignos – 11 jogos; 405 minutos

10. Petrovic – 3 jogos; 138 minutos

11. Meli – 2 jogos; 16 minutos

Estes são os números que são apresentados pelos reforços, e que salvo uma ou outra excepção, pegaram de estaca na equipa. Estes valores representam um pouco mais de 60% do total de golos marcados pela equipa.

Numa altura em que se tentam encontrar respostas para os problemas da equipa (sim, existem muitos factores externos que têm influenciado grandemente os resultados), estes números deixam muito a pensar no desempenho do grupo.

Os três campeões europeus que não descansaram no verão passado apresentam os seguintes valores:

1. William Carvalho – 29 jogos; 2490 minutos, 1 golo marcado

2. Rui Patrício – 23 jogos; 2070 minutos, 25 golos sofridos

3. Adrien Silva – 25 jogos; 1967 minutos, 3 golos marcados

"Precisamos dos melhores, focados." E a jogar mais... muito mais Fonte: Sporting CP
“Precisamos dos melhores, focados.” E a jogar mais… muito mais
Fonte: Sporting CP

E o melhor jogador da CONCACAF de 2016, estes resultados:

Bryan Ruiz – 27 jogos; 1767 minutos, 2 golos marcados

Não querendo tirar conclusões precipitadas, parece-me que, e tendo sido um ano onde as contratações (quase todas) falharam, o Sporting Clube de Portugal está demasiado dependente delas, sendo que a maioria dos golos marcados foi por parte delas.

Os melhores da equipa estão cansados (não pararam no Verão) e têm contribuído pouco para a obtenção de resultados. E se apesar de ser importante esperar dos reforços grandes resultados, nunca se deve esperar que eles tenham um papel tão fundamental nos objetivos da equipa.

O nosso presidente (que comete muitos erros) falou e bem: “o plantel sofrerá um emagrecimento neste mercado de inverno (…) precisamos dos melhores, focados.” E iria mais longe, precisamos dos melhores a fazer mais. Mas sim, não são estes números os únicos explicativos de uma crise… mas antes de olharmos para fora, temos de olhar para dentro e aprender com os erros.

Bruno de Carvalho já tem pouca margem de manobra e terá de ser rápido e certeiro nas decisões, para evitar um maior descontentamento nas hostes leoninas.

Foto de capa: www.numero10.pt

 

Pedro Miguel Silva

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.